A OpenSignal publicou seu relatório sobre a experiência das redes móveis no Brasil, analisando a disponibilidade do 4G, latência, experiência de vídeo e velocidade de download e upload. Assim como aconteceu no primeiro trimestre, a Claro conquistou as melhores posições.
Disponibilidade do 4G
O estudo informa que a disponibilidade do 4G da TIM chegou a 82,4%, saindo dos 78,6% relatados anteriormente. As concorrentes também conseguiram melhorar esse índice, muito em parte devido a ativação da rede de 700 MHz.
No entanto, é bom lembrar que disponibilidade não significa melhor cobertura, afinal, a OpenSignal relata que esse teste tem como objetivo analisar o tempo em que um celular consegue se conectar no 4G. De qualquer forma, a TIM também consegue ser a operadora que possui o maior número de municípios cobertos pelo 4G.
Experiência de vídeo
A Claro novamente lidera a experiência de vídeo, somando 56,9 pontos, seguido pela TIM (54,3) e Vivo (54,2). O estudo revela que a experiência de vídeo melhorou consideravelmente porque a disponibilidade do 4G também foi aprimorada.
A análise é feita levando em consideração fatores como o tempo de carregamento do vídeo (conhecido como buffer), travamentos durante a reprodução e o nível de resolução suportado. Isso é calculado em uma escala de 0 a 100 pontos.
Velocidades de download
Em velocidades de download, mais um “troféu” para a Claro. A operadora foi capaz de entregar uma velocidade média de 19,8 Mb/s. Em seguida, temos a Vivo (14,8 Mb/s), TIM (11,6 Mb/s) e Oi (8,6 Mb/s).
No 4G, a Claro conseguiu uma média de 27 Mb/s, enquanto que no 3G o valor foi de 4,8 Mb/s. A Vivo registrou uma média de 20,5 Mb/s em 4G e 3,8 Mb/s no 3G. Por fim, TIM e Oi somaram 14 Mb/s e 13 Mb/s no 4G e 4,2 Mb/s e 2,6 Mb/s no 3G.
Velocidades de upload
Mais uma vez a Claro está no topo do ranking, entregando uma média de 6,4 Mb/s, seguido pela Vivo (4,6 Mb/s), TIM (4,4 Mb/s) e Oi (2,9 Mb/s). No 4G, a Claro somou uma média de 8,9 Mb/s e 1,1 Mb/s no 3G.
A Vivo ficou em segundo com 6,8 Mb/s no 4G e 1 Mb/s no 3G. TIM e Oi fecham a lista com 5,5 Mb/s e 4,8 Mb/s no 4G, e 1 Mb/s e 0,5 Mb/s no 3G.
Latência
A latência, ou ping, se refere ao tempo de resposta, e quanto menor for o valor melhor para a operadora. Dessa vez, a TIM ultrapassou a rival e registrou uma média de 60,9 ms, enquanto que a Claro ficou com 62,7 ms. Vivo e Oi conseguiram 69,6 ms e 72,5 ms, respectivamente.
Uma latência baixa é super importante para chamadas em aplicativos como WhatsApp, por exemplo, além de jogos online.
Todos os dados foram coletados entre 1 de março e 29 de maio desse ano, analisando quase 1 milhão de dispositivos.
Via: OpenSignal