Como funciona a negociação de petróleo – guia do iniciante

Avatar de Redação
28/05/2024 às 09:09 | Atualizado há 2 meses
negociacao petroleo

A negociação de petróleo envolve a compra e venda de vários ativos com base em uma das commodities mais amplamente utilizadas no mundo. A maior parte da negociação de petróleo é na forma de CFDs de petróleo, incluindo dinheiro e futuros. Isso significa que você não está comprando o ativo subjacente (por exemplo, um barril físico de petróleo). Ao invés disso, você está meramente especulando se o preço do petróleo aumentará ou diminuirá no mercado aberto.

Como funciona o mercado petrolífero?

O West Texas Intermediate e o Brent Crude Oil são os dois principais componentes do mercado petrolífero, e cada um deles tem um preço diferente. Os preços do petróleo podem variar, uma vez que é um recurso limitado, sujeito a considerações de oferta e demanda. E isto pode levar a situações de negociação imprevisíveis que os traders frequentemente favorecem.

Você pode negociar vários produtos petrolíferos, tais como petróleo spot e CFDs do mercado futuro de petróleo, dentro das categorias WTI ou Brent. Diferentes plataformas de negociação, tais como o https://bitcoinera-br.com/, permitem que o trader diversifique sua carteira de negociação. O trader deve compreender as qualidades e riscos distintivos de cada produto porque cada um tem suas peculiaridades.

Como trader de petróleo, é fundamental compreender a dinâmica de mercado subjacente e desenvolver uma estratégia de negociação que considere todos os fatores-chave do mercado, tais como risco, oferta e demanda, notícias econômicas e políticas, análise fundamental e análise técnica.

Fatores que influenciam os preços do petróleo

O preço do petróleo é afetado por uma ampla gama de fatores. Manter-se atualizado com as notícias econômicas e tendências do mercado é fundamental para entender melhor como elas afetam os custos.

Situação econômica

Existe menos demanda por petróleo quando a economia está em dificuldades, o que diminui o preço. A demanda de petróleo se recupera e os preços sobem à medida que a economia cresce.

O vigor do dólar americano

Como o petróleo é indexado e negociado em dólares americanos, o valor do dólar americano influencia significativamente os preços do petróleo. Um dólar fortalecido pode fazer com que os preços diminuam, enquanto um dólar fraco faz com que eles aumentem.

Especulação comercial

Como o mercado futuro determina os preços do petróleo, a especulação sobre os próximos eventos pode ter impacto nos preços. Assim, os traders devem estar cientes das notícias que influenciam os preços.

Novas fontes de energia

O aumento da produção de fontes alternativas de energia como a solar e eólica pode reduzir a dependência do petróleo, baixando os preços.

Produção global de petróleo

A OPEP e os produtores primários, incluindo os Estados Unidos, Canadá e China, influenciam significativamente o preço e o fornecimento de petróleo. Como resultado, os preços do petróleo sobem quando a produção é limitada e caem quando a produção aumenta.

Choque externo

Desastres naturais, conflitos armados e agitação geopolítica podem todos afetar os preços do petróleo. A compra em pânico frequentemente aumenta os custos quando a produção ou a oferta diminui devido a um evento “choque” inesperado.

Quais os benefícios que a negociação de petróleo oferece?

A negociação de CFDs de petróleo oferece aos traders vários benefícios que tornam este mercado uma excelente alternativa. Aqui estão alguns benefícios:

Liquidez

Os futuros do petróleo têm uma liquidez significativa, permitindo aos investidores liquidar suas posições rápida e facilmente.

Margem pequena

Iniciar uma conta de negociação de futuros requer apenas um depósito de margem igual a 2% do valor total do contrato.

Capacidade para hedge

Os investimentos em petróleo podem funcionar como uma ferramenta de cobertura para equilibrar os riscos.

Diversidade das participações

O petróleo dá aos investidores uma outra maneira de diversificar suas carteiras de investimentos.

Prevenção da inflação

Mesmo em períodos de forte inflação, o valor e o preço do petróleo podem permanecer estáveis.

Alavancagem

Você pode utilizar uma alavancagem flexível para aumentar sua exposição ao trading e negociar mais.

Conclusão

A negociação de petróleo é um investimento lucrativo quando feito corretamente. Ainda assim, com os níveis de volatilidade dos preços do petróleo, é possível obter enormes perdas. É, portanto, essencial estar atento quando se entrega a qualquer negociação.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ