Além das atualizações anuais do Android (Lollipop, Marshmallow, Nougat, Android O…), o Google lança uma atualização de segurança a cada mês, que visa corrigir falhas em seu sistema. O objetivo é garantir a proteção contínua dos usuários e reagir rapidamente a problemas de segurança que possam surgir.
Como as atualizações mensais de segurança funcionam?
Para tornar o Android um sistema seguro, o Google implementou um programa mensal de atualização de segurança para todos os dispositivos em execução no Android. Este programa é implementado em três etapas:
1 – O primeiro estágio é o desenvolvimento. Depois de identificar a falha, os engenheiros do Google desenvolvem a atualização e a preparam para testes.
2 – O segundo estágio está testando. O Google envia a atualização para seus colaboradores, fabricantes de smartphones, para que eles possam testá-la em seus produtos.
3 – Após o término do teste, a atualização é distribuída aos usuários pelos fabricantes por meio de uma atualização OTA (Over-The-Air).
Leia também:
Finalmente, um aviso público indicando os patches corrigidos é distribuído no site para informar aos usuários que a atualização está disponível. Então, ainda é claro que os programas de segurança do Google dependem da boa vontade dos fabricantes para distribuirem a atualização.
Quem implementa as atualizações mensais de segurança?
Como você já viu, esse programa mensal de atualização de segurança depende da boa vontade dos fabricantes. Se eles não fizerem o esforço de oferecer as atualizações aos usuários, seus smartphones permanecerão vulneráveis.
Poucos fabricantes distribuem as atualizações para seus dispositivos todos os meses. Alguns esperam vários meses para isso.
Para ter certeza de que você receberá atualizações de segurança mensais, você deve optar por um smartphone da linha Nexus ou Pixel, pois o Google distribui a atualização diretamente para esses usuários. O Google também publicou uma lista de 42 dispositivos que irão receber as atualizações mensais regularmente, segundo acordo com os fabricantes.
- Google Pixel XL, Pixel, 6P, 5X e 9
- BlackBerry Priv
- Fujitsu F-01J
- General Mobile Plus, Plus, 4G Dual e 4G
- Gionee A1
- LG G6, V20, Stylo 2 V, GPAD 7.0 LTE
- Moto Z, Moto Z Droid
- Oppo CPH1613, CPH1605
- Samsung Galaxy S8 +, S8, S7, S7 Borda, S7 Ativo, S6 Ativo, S5 Dual SIM, C9 Pro, C7, J7, On7 Pro, J2, A8, Aba S2 9.7
- Sharp Android One S1, 507SH
- Sony Xperia XA1, Xperia X
- Vivo 1609, 1601, Y55
Quais novos recursos vêm com atualizações de segurança mensais?
As atualizações de segurança mensais não oferecem novos recursos, elas simplesmente corrigem falhas no sistema.
Porém nada impede que os fabricantes aproveitem essa atualização para enviar novas features para seus dispositivos, já que são eles que enviam. Inclusive a Samsung vem fazendo isso regularmente.