Hoje em dia é normal conversamos com pessoas em outro idioma em mensageiros como o WhatsApp, mas é muito ruim ficar digitando uma palavra em outro idioma e o teclado ficar corrigindo para alguma coisa parecida em português. Por isso, é essencial usar múltiplos idiomas no teclados no celular. Nesse artigo, iremos ensinar como usar vários idiomas no Teclado do Google, o Gboard.
Para usar esse recurso, primeiro você precisa instalar o Gboard. Existem outros aplicativos que oferecem esses recursos, mas o Gboard é a opção mais conhecida e popular. Basta encontrar o teclado do Google na Play Store, clicar em Instalar.
Passo a passo de como instalar outro idioma no Gboad
- Abra o Gboar, na linha de cima das letras, clique nos “3 pontinhos”
- Agora, clique no ícone em forma de engrenagem e depois clique em Idiomas;
- Na tela que irá se abrir, clique em Adicionar teclado, bem abaixo da tela;
- Agora, basta escolher o idioma;
- Na próxima tela, escolha o formato (Qwerty). Deixe marcada a opção “Digitação multilíngue”;
- Clique em pronto.
Repita esse processo para quantos idiomas você desejar adicionar ao seu teclado.
Alternando entre idiomas
Ele funcionará com digitação multilíngue, o que significa que irá reconhecer automaticamente qual língua você está digitando. Porém, quando se trata de palavras/idiomas muito parecidos, o teclado pode se confundir. Nesse caso, se preferir, é possível deixar somente um.
Para alterar, na parte inferior esquerda do teclado, toque e segure o pequeno ícone do Globo.
Você verá uma lista dos idiomas atualmente no seu teclado. Selecione o idioma que você deseja usar e o teclado exibirá esse idioma no layout que você selecionou.
Para voltar ao português, pressione e mantenha pressionado o ícone do globo novamente e escolha português na sua lista de idiomas do teclado.
Conclusão
O Gboard oferece muitas opções de escolha e flexibilidade quando se trata de digitar em vários idiomas. Mas depende de você garantir que seu público possa entender o que você escreveu, especialmente enquanto escreve sobre algo específico da cultura para um público estrangeiro. É aí que o uso de imagens, gifs e emojis pode ajudá-lo a transmitir o contexto de suas palavras de uma maneira que a linguagem nunca conseguiu.