Depois de muito mistério em volta do processador A6 da Apple que equipa o iPhone 5, finalmente o pessoal do iFix dessecou o processador e nos deu detalhes de sua fabricação bem como de suas configurações. Para começar confirmando os rumores ele possui um processador ARM dual-core, 1G GM de RAM fabricado pela Elpida e uma GPU PowerVR de 3 núcleos.
Vários benchmarks já tinham mostrado que esse processador tem desempenho igual ou superior que alguns Quad-cores. Sendo ele dual-core, o que faz ele mais rápido? o projeto da Apple. Embora ele tenha sido fabricado pela Samsung, a Apple projetou o layout desse processador do zero, pois ela tinha total controle sobre o mesmo.
Para começar, quando comparado com o layout de outras GPU que utilizam o mesmo núcleo Cortex, o layout (disposição) dos núcleos do A6 parecem um pouco caseira. Geralmente, os blocos lógicos tem seu layout “automagicamente” definidos com o uso de software de computador avançado. No entanto, parece que os blocos de núcleo ARM do A6 foram colocados manualmente, como que feitos a mão. Uma disposição manual geralmente resulta em maiores velocidades de processamento, mas é muito mais demorado e dispendioso de se produzir.
O layout manual dos processadores ARM dá muito crédito ao rumor de que a Apple projetou um processador personalizado do mesmo calibre do novo Cortex-A15 , há vários anos que não surgia no mercado um chip com layout manual como esse.
Leia também: