Ontem foi o aguardado dia do lançamento do iOS 7, novo sistema da Apple para rodar no iPhone, iPad e iPod. Além disso a empresa também anunciou o novo Mac OS X. Segundo a empresa, o iOS 7 traz melhorias de usabilidade, muitas delas já eram encontradas em outros sistemas e os usuários sentiam falta no sistema da Apple.
O novo iOS 7 trouxe muitas novidades em relação a ele mesmo conforme veremos, mas elas em sua grande maioria são funções que os outros sistemas já possuem. Isso não é ruim e não se trata de cópia como muitos dizem, mas se trata de oferecer algo que os concorrentes já possuem além de funções próprias. Porém, mais uma vez a Apple decepcionou aqueles que possuem mente aberta e esperavam algo realmente novo, revolucionário, parece que essa qualidade foi para o túmulo junto com Jobs.
Vamos considerar uma a uma algumas das principais características:
Novo visual super inteligente e finalmente uma multitarefa real
O iOS trouxe uma “nova identidade” ao sistema com ícones redesenhados e cores mais suaves, ela também abusou da transparência. Há novos papeis de parede animados mas que são bem discretos e em certo ponto até se confundem um pouco com os ícones, eu particularmente não acho isso muito legal. Não sou fã boy de nenhuma empresa. Mas quem conhece a interface MIUI, uma ROM customizada para Android, percebeu que o iOS 7 parece que foi totalmente inspirada nela, são tão parecidas que até parece que a Apple emprestou a interface dos chineses criadores da MIUI.
Leia também:
O iOS 7 trouxe muitos efeitos visuais vindo do Android, Windows Phone e até mesmo do Symbian Belle e MeeGo que parece que emprestaram os ícones para a Apple. Sim, embora tenha ficado bonitos (mas nem tudo) não tem como negar que os design da Apple se “inspiraram” bastante na concorrência.
Até a tela de desbloqueio mudou, agora ela é desbloqueada na vertical. Mas basta olhar um pouco para essa tela para notar a incrível semelhança com a tela de desbloqueio do Android JB, desde o relógio até o papel de parede com bolhas a Apple copiou.
Mas deixando de lado o visual, afinal gosto é gosto, a Apple fez um belo trabalho de tecnologia, pois não é uma simples interface e sim uma complexo sistema que se adapta ao ambiente externo.
Para começar a interface é responsiva. Por exemplo, o iOS 7 usa o acelerômetro para adaptar a tela por meio de paralaxe, atingindo “novos tipos de profundidade”. Usando também o sensor de luminosidade o iOS consegue ajustar os ícones e plano de fundo para melhorar a legibilidade, já que como os ícones são bem planos, dependendo da luz eles podem se confundir com o fundo, nesse momento o iOS ajusta automaticamente a profundidade deles! sensacional não acham? O mesmo acontece com a cor do texto e a linha do painel que muda de cor de acordo com a luminosidade externa.
O sistema de multitarefas também modificou, para melhor. Ele agora permite que os aplicativos permaneçam rodando e se atualizando com mais frequência e, segundo a Apple, isso não alterou em nada o consumo de bateria. Para isso, o iOS 7 mantém o controle quando você usa um aplicativo específico (todos os dias, apenas na parte da manhã e à noite) e permite que o aplicativo se atualizem durante esse período. Ele também usa “atualizações oportunas” ou forçadas de acordo com a ação. Por exemplo, quando o aparelho sai do stand by, ele automaticamente atualiza as aplicações em segundo plano. Outra sacada interessante da multitarefa é que quando o sinal 3G está bom ele atualiza vários apps ao mesmo tempo, em caso contrário ou ele não atualiza nada ou escolhe os aplicativos.
Só para constar, a tela de multitarefa também é muito parecida com a do Windows Phone.
Siri mais inteligente e melhorias nas notificações
O famoso assistente do iOS agora conta com uma voz feminina e outra masculina. A interface também ficou mais polida e inspirada no Google Now. Vários meios continuam a alimentar as respostas do Siri (Twitter, Wikipedia e Bing, e obviamente o Google). Ele também é capaz de controlar o seu aparelho como aumentando o brilho, ligando o bluetooth e outras tarefas. Gostou? saiba que ele só fala inglês, alemão e francês por enquanto.
Outra excelente mudança é a nova central de notificações. Ela foi totalmente remodelada e ganhou muitas novas funções (avisos de aniversários, tempo, eventos do calendário, ações e muito mais. Ela também aparece agora na tela de bloqueio do aparelho. Outro detalhe é que se você tem mais de um iDevice, não se preocupe, lendo ou eliminando uma notificação ela não aparecerá nos outros aparelhos.
Outra novidade é que ela ganhou atalhos para configurações, assim como no Android. Basta puxar para baixo as notificações que você irá encontrar controles para o brilho de tela, music player, AirPlay e outos atalhos.
Novo app para câmera e nova galeria, ficou bem Instagram
O aplicativo da câmera ganhou também um novo visual. Ela também trás novos modos como, por exemplo, tirar fotos 1 x 1. Além disso também ganhou vários filtros e também molduras além da opção de foto em panorama. Será que Apple quer tirar os usuários do Instagram?
Atualização do Safari e da App Store
O navegador Safari para iOS ganhou uma atualização e agora possui uma nova interface 3D na hora de mudar até 8 abas abertas, se parece bastante com o Chrome para Android.
O novo Safari é integrado ao anunciado iCloud Keychain, isso significa uma sincronização de senhas e informações com seu Mac além dos dados do navegador de todos os iDevices, inclusive o histórico.
A App Store passará a sugerir novos aplicativos baseado em sua localização, assim como já acontece com o Windows Phone.
Facetime só com voz, AirDrop e iTunes Radio e app de tempo
Correndo atrás da concorrência, a Apple também atualizou seus próprios aplicativos. Uma delas foi o Facetime que agora está com as funções que o Google Hangout colocou recentemente no Android. Assim como o concorrente, o Facetime agora não se limita apenas em chamadas de vídeo, ele também consegue realizar chamada apenas com voz, basicamente uma chamada Voip.
Para quem reclama que a Apple não utiliza o NFC, ela oferece o AirDrop que é uma alternativa de compartilhamento entre aparelhos Apple, apenas deixando os aparelhos próximos. Ele utiliza uma conexão WiFi para realizar o compartilhamento.
Finalmente o Music Player foi modificado e agora oferece o aguardado serviço chamado iTunes Radio que suporta streaming de música gratuita apenas nos EUA. Ele também estará disponível em outros aparelhos como Macs, PCs e na Apple TV.
Para fechar, um novo serviço de tempo baseado no Yahoo! mostra uma tela com temperaturas de várias cidades com bonitas animações e detalhadas informações sobre o tempo do dia atual e um dia depois. Lembra bastante o Widget AccuWeather utilizado nos aparelhos da Samsung e o Themeforest utilizado nos modelos da LG.
Com quem o iOS 7 será compatível?
O iOS 7 chegará para a maioria dos aparelhos, porém obviamente nem todos as novas funções serão compatíveis com todos, como sempre a atualização será “capada” para alguns aparelhos. Veja a lista abaixo:
AirDrop (que exige uma conta no iCloud): iPhone 5, iPad 4, iPad mini, iPod touch (5º geração)
Siri: iPhone 4S, iPhone 5, iPad (Retina ou mais novo), iPad mini, iPod touch (5º geração)
Panorama: iPhone 4S, iPhone 5, iPod touch (5º geração)
Formatos de vídeo e quadrado, e arrastar para capturar: iPhone 4 e mais recentes, iPad 3 e mais recentes, iPad mini, iPod touch (5º geração)
Filtros na câmera: iPhone 5, iPod touch (5º geração)
Filtros nas fotos: iPhone 4 e seguintes, iPad 3 e seguintes
iTunes Radio: todos os dispositivos compatíveis com o iOS 7.]
Sinceramente a Apple me decepcionou. Mais uma vez não trouxe nada realmente significativamente novo. A maioria das funções já existiam em outros sistemas. A tela ficou com o visual feio em minha opinião, embora tenha ganhado funções e ficado mais inteligente para compensar o visual. A tela principal continua exatamente igual, sem Widgets ou algo mais dinâmico.
Parece que a Apple cada vez fica presa no passado. Quem gosta das mudanças são os xiitas amantes da empresa que não olham para nada além do que a empresa mostra. Só resta agora esperar para saber se o novo iPhone pelo menos trará um hardware ou novidades que ninguém tenha.