A GM anunciou ontem (07) seu novo Cruze Premier, sendo o “primeiro” carro do Brasil a vir com um modem 4G embutido que compartilha a internet por Wi-Fi. Além disso, novo sistema multimídia MyLink compartilha conteúdo por bluetooth para até dois celulares de passageiros.
Leiam também | Ford Territory: SUV chega recheada de tecnologia no Brasil em 2020; mas ainda sem preço
Embora a empresa já tenha lançado um carro com Wi-Fi embutido, no caso a série limitada Agile WiFi, que vinha de fábrica com um roteador de internet sem fio; a empresa diz que o Cruze Premier possui um sistema de amplificação que torna o sinal mais forte e rápido, com intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamentos.
“Isto acontece pelo fato de a antena do veículo ser dotada de sistema de amplificação. O posicionamento dela sobre o teto também contribui para reduzir a perda de sinal proveniente de áreas de “sombra”, como é chamado fenômenos que atrapalham a conexão – e quanto maior a velocidade de deslocamento, maior é a percepção da estabilidade de sinal que se tem a bordo do Chevrolet com Wi-Fi”, explica Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM.
Leia também:
No caso do Cruze Premier, o sistema de internet Wi-Fi é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo assim melhor funcionamento, melhor nível de segurança e acesso no futuro a serviços conectados na tela do painel, como aplicativos que já existem hoje para smartphones.
Conexão 4G do Cruze funciona somente com a Claro
Embora seja um recurso muito interessante, um fato a se considerar, é que o chip 4G é da operadora Claro e soldado na placa. Isso significa que não há possibilidade de trocar de operadora.
Leiam também | Novo Claro Flex chega a ser melhor que o TIM Beta
O valor inicial será R$ 29,90 pelo plano de 2 GB com navegação mais música. Haverá, ainda, planos de 5, 10 e 20 GB, a preços ainda não revelados.
O novo sistema MyLink, possui tela de 8 polegadas com resolução maior que a versão anterior. Segundo a montadora, ele está mais rápido no processamento e traz novas funcionalidades. Dessas, incluem as navegação conectada, manual do proprietário digitalizado e ícone para agendamento online de revisão.
O novo MyLink permite ainda o pareamento via bluetooth simultâneo até dois celulares, traz mais uma entrada USB no console dianteiro, carregamento wireless compatível com maior gama de celulares e introduz o sistema para reconhecimento do motorista – o carro identifica qual de suas chaves eletrônicas está no comando e automaticamente ajusta o conteúdo da tela para as preferencias memorizadas de cada usuário (aplicativos, estações de rádio, etc).
Tudo isso mantendo a compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay de projeção de smartphones.
Apesar dos serviços poderem ser independentes, o Wi-Fi utiliza-se da estrutura do sistema OnStar, outro item exclusivo do Cruze em seu segmento. A Claro é a operadora provedora do sinal para o Wi-Fi dos veículos Chevrolet, através da tecnologia de telemática OnStar.
Os novos modelos – Cruze e Cruze Sport6 – chegam às concessionárias a partir de setembro. Os preços das versões LT e Premier ainda não foram revelados.
Com informações: QuatroRodas