Depois da noticia do lançamento do Windows phone 8 por parte da Microsoft uma incógnita gira em torno da Nokia: todos estão preocupados com o futuro da empresa já que seus atuais smartphones com Windows phone 7 em pouco tempo ficarão “ultrapassados”. Mas parece que a finlandesa já tem seus planos traçados para o futuro. Mesmo ela já avisando que se caso o Windows phone 8 não dê certo ela já tenha um “plano B”, ao que parece ela ainda continua confiando no sucesso do sistema Windows phone. Os desenvolvedores que acessam a ferramenta on-line RDA da Nokia, foram surpreendidos esse fim de semana quando eles avistaram números de vários dispositivos ainda a serem lançados pela empresa. Tudo começou no Sábado quando apareceu um tal de Nokia Lumia 910 na lista de dispositivos descobertos via Bluetooth.
O acesso ao dispositivo remoto (RDA) é um serviço que permite aos desenvolvedores testar suas aplicações e serviços móveis remotamente em vários dispositivos da Nokia através de um navegador qualquer. Os desenvolvedores podem controlar remotamente um dispositivo, instalar e executar aplicações e até transferir arquivos, tudo remotamente.
Mas os novos aparelhos não ficaram somente no suposto Lumia 910 não, no mesmo dia um pouco mais tarde outro aparelho apareceu na ferramenta: o Lumia 1001. Devido ao salto no número, esse aparelho pode até ser um tablet que a Nokia esteja desenvolvendo com o Windows 8.
Como rapidamente a noticia se espalhou outros desenvolvedores começaram a fuçar mais na ferramenta e em pouco tempo outros novos aparelhos apareceram, entre eles um Lumia 920, Lumia 950, e o Nokia 510 e 805 que apareceu como rodando o sistema Nokia Belle, ou Symbian caso prefira.
Se esses aparelhos forem reais, provavelmente já virão rodando o Windows phone 8. O grande problema é que todos sabem como a Nokia costuma atrasar seus lançamentos em relação a concorrência e isso pode ser crucial na atual situação. A Samsung – que no print acima também tem um celular com Windows phone 8 – e a HTC já falaram que estão com aparelhos praticamente prontos para serem lançados com o Windows phone 8, esse seria o momento perfeito para a Nokia lançar um aparelho e não ficar sempre uma passada atrás como vem acontecendo nos últimos anos.