Comprar um novo smartphone é sempre uma alegria e a vontade é deixar o aparelho sempre da forma que tirou da caixa, como o primeiro dia, mas sabemos que diversos imprevistos podem ocorrer.
Infelizmente muitas vezes surge aquele arranhão que não sabemos de onde veio , ou então por causa de uma queda, acabamos amassando ou até mesmo rachando a tela do smartphone, sem contar o fato dos travamentos que surgem com o tempo.
Nesse texto vamos dar algumas dicas para você conservar seu smartphone como se fosse novo
Sempre utilize capa e película
Por mais que isso pareça óbvia, é extremamente importante a utilização de capa e película no seu smartphone. Com isso você garante que possíveis quedas e até mesmo arranhões não surjam, pelo menos não com facilidade.
O lado negativo da utilização desse tipo de acessório, que faz muitas pessoas preferirem deixar sem, é o fato de perder boa parte do design, mas nada pior que uma tela rachada.
É importante dizer que é importante ficar de olho na fabricante tanto da capa, quanto da película, para que a proteção seja real.
Mantenha seu aparelho limpo
Esse tópico não implica diretamente no desempenho do aparelho e sim na estética.
Fazer uma limpeza periódica é de extrema importância para conservar seu smartphone de possíveis manchas que surgem após um tempo de uso.
Uma simples passada de pano, tomando cuidado para não molhar o aparelho, retira boa parte das sujeiras que aparecem.
Fazendo essa limpeza periódica, você consegue conservar seu smartphone como novo por mais tempo e até mesmo facilita em uma venda futura.
Deixe longe das quinas
Mesmo que seu smartphone esteja utilizando capa e película protetora, é importante tomar o cuidado de não deixar seu aparelho exposto em locais com possível queda.
Claro que em alguns casos o smartphone cair da sua mão e você não terá controle sobre isso, entretanto é importante sempre ficar de olho onde vai deixar seu aparelho.
O recomendado é deixar longe das quinas de mesas, longe de copos que esteja com bebidas e até mesmo longe do acesso de crianças pequenas, isso não vai impedir que seu smartphone sofra algum acidente, mas vai evitar muitos.
Faça formatações periodicamente
Saindo da parte de hardware e indo para o software, que é de extrema importância, mesmo ficando de lado por alguns usuários, além da limpeza externa que deve ser feito no smartphone, é importante fazer uma limpeza no sistema.
A melhor maneira de limpar o sistema é a formatação, ou o chamado “hard reset”, que por mais que seja um trabalho demorado, retira boa parte dos resíduos que os aplicativos acabam deixando durante a utilização.
A formatação pede um pouco mais de trabalho e tempo, já que além dos minutos que demora para o smartphone concluir e retornar ao modo que veio de fábrica, o usuário deverá reinstalar todos os programas que tinha em seu aparelho, mas o resultado será satisfatória e irá garantir uma melhor velocidade.
O recomendado é que essa formatação seja feito, pelo menos, a cada 6 meses e antes de resetar é importante salvar todas suas fotos e arquivos que tenham em seu smartphone (o backup é a forma mais simples).
Tome cuidado com os sites que costuma acessar
Principalmente se você utiliza o sistema Android, deve tomar muito cuidado com os sites que acessa, pois infelizmente existem diversos malwares que além de deixarem o usuário e seus dados (como contas bancárias) expostos, fazem o aparelho perder velocidade.
O recomendado é ficar de olho em cada link que for entrar, tomando cuidado com propagandas estranhas e com postagens feitas por amigos.
Um antivírus pode auxiliar na segurança, mas o recomendado é realmente para apenas em um. Deixar instalado diversos antivírus faz com que seu aparelho trave e fique desprotegido, pois um aplicativo acaba atrapalhando o outro.
Se nada der certo…
Caso mesmo seguindo essas dicas, seu aparelho tenha se encontrado com o chão e sofrido algum acidente ou esteja com muitos travamentos, o recomendado é procurar uma assistência técnica especializada.
O serviço pode ser que fique caro, dependendo do problema e do seu smartphone, mas o motivo é o fato do profissional ter feito um curso para exercer aquele trabalho, então se não quiser recorrer a um, você terá que possuir conhecimento técnico em manutenção de smartphone e estar disposto a arriscar seu gadget, já que em uma assistência, é dado uma pequena garantia.