Os meios de comunicação estão cada dia mais avançados. Interagimos por meio de inúmeros aplicativos que nos ajudam a se conectar com amigos, familiares e colegas de trabalho.
Porém, quanto mais a tecnologia avança, maiores são os riscos. Usuários mal intencionados se especializam em invadir smartphones com o objetivo de roubar dados pessoais importantes das vítimas.
A maioria das pessoas não sabe como alguém pode levar vantagem invadindo celulares, mas no mundo on-line esses dados valem muito. Endereços, documentos, dados bancários e até histórico de navegação: todas essas informações podem ser vendidas em mercados ilegais on-line.
Não existe uma fórmula exata que mantenha seu aparelho 100% fora de perigo, mas, neste post daremos 4 dicas que ajudam a impedir uma invasão e evitar perdas. Veja a seguir!
1. Defina um código de bloqueio no seu aparelho
Pode ser algo simples, mas que tem muita importância na hora de deixar seu celular seguro.
Leia também:
Assim como logins em desktop, as senhas criadas para smartphone devem ser complexas: de preferência com números, letras e símbolos para dificultar a ação de invasores.
Se possível, tente colocar mais de uma etapa no bloqueio de seu aparelho e não compartilhe sua senha com qualquer pessoa.
2. Instale um antivírus no smartphone
Os software de antivírus ainda são um dos maiores aliados contra ataques de hackers e cibercriminosos.
Mantenha seu aparelho protegido com um antivírus adequado e faça varreduras regularmente. Dê preferência pela opção mais completa que abrange e protege todos os seus aparelhos além do celular.
3. Tenha cuidado com redes de Wi-Fi públicas
Redes Wi-Fi públicas estão em todos os lugares, mas escondem um grande perigo: elas não possuem proteção contra invasões.
Acessar informações confidenciais enquanto usa essas redes não é seguro e você corre o risco de ter seus dados roubados. Sempre tenha cautela quando conectar seu aparelho nessas redes.
4. Verifique a origem dos aplicativos
Mesmo baixando aplicativos diretamente da Google Play ou Apple Store você pode ter seu aparelho invadido. Existem muitos casos de programas e apps piratas circulando pelas lojas de aplicativos e usuários acabam baixando sem verificar antes.
Pesquise sempre a origem dos aplicativos e baixe somente os originais. Vale também ficar atento às permissões que os aplicativos solicitam para rodar e confira se as funções solicitadas são correspondentes às tarefas que o aplicativo desempenha.
Evite também “jailbreak” – processo que burla as restrições do celular e permite a instalação de apps não originais. O sistema operacional, quando modificado para receber alterações não permitidas pelo fabricante, abre muitas brechas para invasões e deixa seu smartphone vulnerável.
Gostou das dicas? Conhece mais formas de manter seu smartphone longe de hackers? Compartilhe com a gente nos comentários!
Imagens: Pexels (Adrianna Calvo) | Pixabay (geralt)