10 fatos fascinantes sobre o Google Doodles

Avatar de Redação
19/02/2024 às 16:38 | Atualizado há 2 meses
10 fatos fascinantes sobre o Google Doodles 1

Não é incomum visitar a página inicial do Google e descobrir que o logotipo mudou para celebrar algo, como um feriado, um evento ou uma pessoa. Conhecidas como Google Doodles, essas obras de arte coloridas tiveram origens humildes, mas até o momento mais de 5.000 foram criadas por diversos artistas.

Qual foi o primeiro Google Doodle? O que o Pac-Man tem a ver com isso? E você pode projetar o seu próprio? Vamos explorar o mundo interessante do Google Doodles.

1. O primeiro Doodle foi fora do escritório

Se você estiver tirando uma folga do trabalho, provavelmente aparecerá a notificação de ausência do escritório por e-mail. Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google, tinham outra coisa em mente quando participavam do festival Burning Man em 1998.Google

Para que todos soubessem que a dupla não estaria por perto, eles colocaram o logotipo do Burning Man atrás do segundo “O” do Google. É tão antigo que é anterior à incorporação do Google e apresenta o ponto de exclamação inspirado no Yahoo.

O que começou basicamente como uma piada criaria a arte do Google Doodle que se estende por décadas.

2. Os rabiscos variam de acordo com o país

Hoje em dia, os Doodles são um assunto internacional. Embora alguns apareçam globalmente em todas as versões do Google, outros são para países específicos para destacar feriados e cultura locais. Pode haver diferentes Doodles aparecendo em diferentes países no mesmo dia.Google

O primeiro Doodle fora dos EUA apareceu em 14 de julho de 2000 (dois anos após o primeiro Doodle) para celebrar o Dia da Bastilha na França. As festividades incluem fogos de artifício, daí a sua inclusão no Doodle.

3. Doodles ficaram animados para o Halloween

Não demorou muito para que Doodles passasse para o próximo nível: animação. Em 2000, para comemorar o Halloween, a artista Lorie Loeb projetou um GIF assustador completo com uma lanterna brilhante e uma aranha pendurada.Google

Desde então, surgiram Doodles animados mais avançados, mas os GIFs continuam a resistir.

4. Doodles podem levar horas ou anos para serem criados

Um dos Doodles mais rápidos já criados foi em novembro de 2009 para a descoberta de água na lua. A artista de Doodles, Jennifer Hom, relembra a história no Site do Google Doodles.

Ela se deparou com uma notícia sobre o evento naquela manhã; pouco antes de almoçar, ela recebeu um telefonema para que o Doodle fosse “esboçado, redigido, finalizado e publicado em todas as nossas páginas iniciais em quatro horas”.

No extremo oposto da escala está Doodle Champion Island Games, que é um jogo de RPG expansivo projetado para os Jogos Olímpicos de Verão de 2020.

Foi adiado um ano devido à pandemia de COVID-19 e contou com uma equipe de desenvolvimento considerável, incluindo a colaboração com a empresa de animação japonesa Studio 4°C. Felizmente, eles conseguiram terminar o projeto e você pode jogar Jogos da Ilha Doodle Champion em toda a sua glória.

5. Pac-Man é um Doodle jogável

Pac-Man é tão icônico quanto o Google, então que melhor maneira de apresentar o primeiro Doodle interativo do que com o próprio chomper amarelo? Para comemorar o 30º aniversário do Pac-Man em 2010, o logotipo do Google se transformou em uma versão jogável do jogo, completa com efeitos sonoros originais, lógica de jogo e até bugs!

Ele permaneceu na página inicial do Google por dois dias, mas é um dos muitos Google Doodles que você ainda pode jogar hoje.

6. Você pode navegar pelos seus rabiscos de aniversário

Esqueça de se preocupar com as manchetes dos jornais desde o dia em que você nasceu. Que tal o Google Doodle do dia? Ok, você pode ter nascido antes de 1998, mas ainda poderá ver quais Doodles apareceram no seu aniversário nos anos subsequentes.Recurso 'Encontre seu Doodle' do Google Doodles.

Basta ir até o Página inicial do Google Doodles e use o recurso “Encontre seu Doodle”. Você também pode pesquisar Doodles por estilo, cor, tópico e muito mais. Você nunca mais perderá outro Doodle.


7. Doodles existem em muitas formas de arte

Você aprendeu sobre Doodles animados e interativos, mas isso apenas arranha a superfície do que eles podem ser. O primeiro vídeo Doodle estreou em 2011 para o aniversário de Charlie Chaplin, o que abriu caminho para outros vídeos no mesmo ano em homenagem a Lucille Ball e Freddie Mercury.

2018 viu o primeiro Doodle VR/360, inspirado no pioneiro do cinema francês Georges Méliès. Em 2020, o compositor Johann Sebastian Bach foi celebrado em um Doodle alimentado por IA, que usava aprendizado de máquina para transformar sua melodia no estilo de Bach.

Nem todos os Doodles são tão avançados tecnologicamente. Outros são feitos de plantas, colchas ou café. Acontece que você pode criar o logotipo do Google com qualquer coisa!


8. É fácil enviar sua ideia de Doodle

Você tem uma ideia incrível para um Doodle que acha que o Google ignorou? Tudo o que você precisa fazer é enviar um e-mail para a equipe em doodleproposals@google.com.

Embora recebam centenas de ideias todos os dias, aparentemente leem todas elas. Apenas certifique-se de que seja algo único se você quiser ter a fama de idealização do Doodle.

9. Os alunos podem criar seus próprios rabiscos

Se você sonha com seu próprio Doodle enfeitando a página inicial do Google, você pode estar com sorte. O Google tem uma equipe interna de Doodlers, mas também encomenda trabalhos de artistas externos.

Se você é um aluno do ensino fundamental e médio, confira o Doodle para Google iniciativa. Seu Doodle não apenas será visto por milhões de pessoas, mas você ganhará bolsas de estudo, tecnologia para sua escola e muito mais. Lançado em 2005, é o concurso do Google mais antigo.


10. Doodles tem um mascote felino

A internet adora gatos, então faz sentido que o mascote do Doodles seja um felino preto chamado Momo, baseado no animal de estimação da vida real de um ex-designer do Google. Enquanto um gato preto apareceu no Halloween Doodle de 2015, a aparição de Momo na manchete veio um ano depois no jogo Magic Cat Academy.Agora, Momo é o personagem Doodle com mais aparições. Embora seja mais provável que você a veja no Halloween, ela também aparece em outro lugar, então fique atento.

SUGESTÕES PARA VOCÊ