10 programas grátis para Windows que você precisa baixar

Conheça esses 10 programas grátis para Windows que possuem diversas funções e são inteiramente gratuitos!
Avatar de Bruno Rodrigues
18/10/2022 às 11:00 | Atualizado há 2 anos
10 programas grátis para Windows que você precisa baixar

Existem diversos aplicativos para Windows que são totalmente gratuitos, onde apenas alguns deles precisam de doações para continuar ativos. Sendo assim, separamos uma lista de 10 programas grátis para Windows que você precisa conhecer e que possuem tanta qualidade quanto os softwares pagos.

10 Programas grátis para Windows

Ainda que seja um sistema operacional pago, o Windows possui diversas ferramentas e aplicativos compatíveis, distribuídos gratuitamente. Esses programas grátis para Windows são conhecidos como opensource, ou código aberto. São programas de computador Windows que não possuem um foco financeiro, mas optam por essa estrutura de modo que outros possam contribuir com o projeto, renovando o código ou consertando bugs.

Mas isso não significa que apenas aplicativos desse gênero são gratuitos, mas existem diversos outros apps que podem ser adquiridos gratuitamente no Windows. Com isso, resolvemos reunir todos os 10 melhores programas grátis para Windows que você deve conhecer.

1. GIMP

Gimp - 10 programas grátis para Windows que você precisa baixar
Imagem/Reprodução: Gimp

Alguma vez em sua vida você já teve a necessidade de utilizar o programa do Photoshop em seu computador, mas quando o baixou através da página oficial do produto, se deparou com um período de avaliação. Bem, nesse caso, não há como fugir, mas podemos utilizar uma alternativa gratuita e estamos falando do GIMP, programa de edição de imagens opensource.

O Gimp é um programa de código aberto para edição e criação de imagens, assim como o seu concorrente, o Photoshop e, em menor escala, para desenho vetorial. O software possui diversos recursos de acessibilidade para novos usuários, além da possibilidade de deixá-lo semelhante ao concorrente com algumas opções de ajustes de janelas.

Uma última curiosidade sobre esse programa grátis para Windows, é que ele foi criado para a plataforma Linux para servir como uma alternativa do Photoshop, justamente porque o mesmo não tinha suporte a distribuições baseadas em Linux.

2. Windows Defender

Windows Defender - 10 programas grátis para Windows que você precisa baixar
Imagem/Reprodução: Windows Defender

Quando não se tem muita certeza sobre o que você está fazendo no computador, a escolha de um bom software de segurança contra vírus é essencial. Bem, estamos falando de ninguém mais ninguém menos que o Windows Defender, um dos programas grátis para Windows que você pode baixar gratuitamente.

O software vem instalado por padrão em todos os novos dispositivos com sistema operacional Windows, mas se por algum motivo você o removeu de seu computador, poderá encontrá-lo através da página do Microsoft Store.

3. Google Drive

Se o seu computador está amarrotado de coisas no HD, talvez seja hora de você fazer uma limpeza. A melhor forma de limpar o seu computador sem perder os arquivos é através de serviços em nuvem, e o Google Drive é a melhor opção para esse fim. Com 15GB para armazenamento gratuito, você poderá utilizar o serviço para guardar todos os seus arquivos mais importantes na plataforma.

4. Google Chrome

Quando se está atrás de programas grátis para Windows, a última coisa que você espera é encontrar um navegador numa lista como essa. Ainda assim, não poderíamos deixar nossa lista incompleta sem mencionar que o Google Chrome é o melhor navegador gratuito que você pode baixar gratuitamente. Afinal, diversos navegadores hoje em dia possuem o seu código-fonte como inspiração.

5. Winrar 

Winrar  - 10 programas grátis para Windows que você precisa baixar
Imagem/Reprodução: Winrar

Ao baixar arquivos na Internet, você encontrará arquivos no formato “.rar” ou “.zip” ou outro formatod de arquivo compactado. Quando você tem um aplicativo como o Winrar, lidar com esses arquivos quando eles aparecem pode ser fácil usando um utilitário gratuito de compactação de arquivos.

6. VLC

VLC - 10 programas grátis para Windows que você precisa baixar
Imagem/Reprodução: VLC

Existem programas grátis para Windows voltados a multimídia com diferentes capacidades e limitações que estão disponíveis na internet afora. Ainda assim, se você procura um software para assistir seus vídeos e músicas mais completos disponíveis gratuitamente, você tem de baixar o VLC.

7. LibreOffice

Em um passado longínquo, os softwares de edição de texto e criação de planilhas eram inteiramente pagos. E, quando disponíveis através de uma compra única, você poderia os utilizar sempre que quiser, sem se preocupar com novas cobranças. Para a felicidade de muitos, existe o Linux e, com o Linux, programas grátis.

Foi assim que o LibreOffice chegou, como uma alternativa ao pacote office da Microsoft para distros Linux. Entretanto, com a popularidade do programa, a sua portabilidade para o sistema da Microsoft também foi liberada gratuitamente.

8. Notepad++

Você pode até tentar utilizar o bloco de notas do Windows para editar alguns parâmetros de aplicativos do sistema operacional, mas ele nunca será tão bom quanto o Notepad++. Esse é um dos programas grátis para Windows que você não pode perder, um excelente editor de texto gratuito e compatível com diversas linguagens de programação, além de oferecer um suporte básico para estruturas de código.

9. FileZilla

FileZilla - 10 programas grátis para Windows que você precisa baixar
Imagem/Reprodução: FileZilla

Se você estava a procura de um dos melhores programas grátis para Windows que compartilha arquivos entre si, você deve definitivamente experimentar o FileZilla. Com ele, você pode enviar arquivos sem fio a qualquer dispositivo da sua residência, bastando apenas utilizar o seu roteador para esse fim.

10. Rufus

Gostaria de montar uma imagem do sistema através do seu pendrive? Sem problemas, você pode utilizar o aplicativo do Rufus, também criação de usuários do Linux. Com esse app, você pode formar o seu pendrive e discos de armazenamento em outros formatos não permitidos pelo Windows, além de conseguir criar dispositivos de instalação de sistemas operacionais a partir de um pendrive com ele.

E assim concluímos com nossa lista de Programas grátis para Windows. Para mais informações e dicas, acesse os links recomendados no começo desse artigo.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ