10 razões para usar Ecosia em vez de outros motores de busca

Avatar de Redação
26/12/2020 às 12:25 | Atualizado há 3 anos
Outros destaques

Embora o Ecosia não seja um dos mecanismos de busca mais antigos da internet, certamente é antigo o suficiente para persistir e melhorar. Este mecanismo de busca baseado em Berlim até mesmo fez um nome para si mesmo nos últimos anos.

Claro, o Google é considerado o carro-chefe entre os navegadores da web, mas não faz tudo, nem protege sua privacidade. Pelo contrário, Ecosia oferece várias coisas que nenhum outro navegador oferece.

Pode ser hora de mudar para Ecosia, especialmente se você se preocupa com o meio ambiente. Aqui estão dez razões pelas quais você deve usar Ecosia em vez de colocar mais dinheiro na carteira do Google:

1. Ecosia planta árvores enquanto você navega na Internet

Como outros mecanismos de pesquisa, Ecosia gera receita com os cliques em anúncios que aparecem ao lado e acima dos resultados da pesquisa. Cada consulta de pesquisa também tem uma taxa fixa.

O que torna a Ecosia diferente do Google, Bing e DuckDuckGo é que a Ecosia usa 80% de sua receita para plantar árvores.

Um dos objetivos desse mecanismo de busca sem fins lucrativos é combater as mudanças climáticas. É por isso que a cada 45 pesquisas que você faz na Ecosia, eles plantam uma árvore onde as pessoas mais precisam.

Eles só trabalham com parceiros plantadores de árvores que usam várias árvores nativas da área para criar uma floresta biodiversa. A Ecosia também garante que o local seja protegido após o plantio das árvores, ao contrário de outras organizações.

Os data centers usam muita energia para enviar resultados. A pegada de carbono gerada e lançada na atmosfera é geralmente de cerca de 0,2 gramas de carbono por consulta de pesquisa.

O Internet Live Stats informou que o Google processa mais de 1,2 trilhão de buscas por ano, o que resultaria em 240 bilhões de gramas de carbono por ano.

Você pode lutar contra a crise climática reduzindo sua pegada de carbono digital com Ecosia. Eles construíram suas próprias usinas solares na Alemanha para alimentar seus servidores usando energia 100% renovável para que todas as pesquisas sejam livres de carbono.

Além disso, cada árvore plantada a partir de suas 45 consultas de pesquisa removerá 50 quilos de carbono da atmosfera durante toda a sua vida. Isso significa que cada pesquisa teria uma pegada de carbono de 1,1 kg negativo.

3. É totalmente gratuito e oferece a mesma experiência de navegação

Como outros motores de busca, o Ecosia é gratuito. Ele também funciona da mesma maneira, então você não terá dificuldade em usá-lo. Eles fizeram parceria com o motor de busca Bing da Microsoft para que você veja os mesmos resultados, imagens, notícias e mapas confiáveis.

A única diferença é que Ecosia coloca uma folha verde ou ícone de combustível fóssil ao lado de alguns dos sites nos resultados da pesquisa para ajudá-lo a tomar melhores decisões. O primeiro símbolo significa que o site ou organização é amigo do planeta, enquanto o último significaria que eles são um dos maiores poluidores do mundo.

4. Ecosia está disponível em dispositivos móveis

Galeria de imagens (2 imagens)

Essa extensão de navegador também foi criada para dispositivos móveis, à medida que mais pessoas estão migrando para um uso mais ecológico da Internet. Ecosia até se tornou uma opção de pesquisa padrão para telefones iOS.

Os usuários da Apple por si só geraram receita publicitária suficiente para plantar mais de sete milhões de árvores em 2020. Enquanto isso, a Ecosia registrou mais de cinco milhões de downloads na Google Play Store.

Possui vários recursos interessantes no aplicativo móvel, como Navegação segura, Pesquisa rápida, Adblock, Preenchimento automático, Adicionar cartões e Salvar senhas. Como outros navegadores da web para celular, ele tem guias, modo de navegação anônima, favoritos, histórico, downloads e muito mais. Os resultados também carregam mais rápido do que outros mecanismos de pesquisa para celular.

5. Ecosia é um mecanismo de pesquisa amigável à privacidade

Ao contrário do Google, que coleta seus dados e os usa de mais maneiras do que você pode imaginar, o Ecosia é um mecanismo de busca amigável à privacidade. Eles não armazenam suas pesquisas por mais de uma semana, nem criam perfis pessoais com base em seus dados.

Enquanto Ecosia usa uma ferramenta de rastreamento para coletar uma pequena quantidade de dados para otimizar seus serviços, eles não usam nenhum externo ou de terceiros. Dessa forma, eles podem impedir que outras pessoas acessem suas pesquisas e usem os dados. Mas se você não quiser ser rastreado pela Ecosia, pode usar o seu “Não rastreie” característica.

Relacionado: Mecanismos de pesquisa alternativos que valorizam a privacidade

6. Eles não venderão seus dados para anunciantes

Cada uma das suas consultas de pesquisa no Ecosia é criptografada com segurança para protegê-lo de possíveis bisbilhoteiros. Ecosia garante que ninguém entre você, eles e os serviços diretamente envolvidos possam espionar suas pesquisas.

Além disso, você pode ficar tranquilo, pois os poucos dados coletados para melhorar seus serviços não serão vendidos a nenhum anunciante.

7. Relatórios financeiros transparentes

A Ecosia sabe que a transparência é essencial para ganhar sua confiança, por isso publica seus relatórios financeiros mensais totalmente online. Como eles comprometeram 80 por cento de seu lucro para plantar árvores, eles também se certificam de ser transparentes com o orçamento.

O relatório mostra quanto eles gastam no projeto de plantio de árvores, para que você possa verificar se cumpriram a promessa. Você também pode ver quanto dinheiro Ecosia gerou com suas pesquisas e quanto eles usaram para marketing e salários de funcionários.

8. Você pode criar empregos sustentáveis

À medida que você continua a usar Ecosia e os ajuda a ter mais lucro, você também ajuda a Ecosia a apoiar mais projetos de plantio de árvores em diferentes países. Isso criaria empregos mais sustentáveis, que empregariam pessoas e as ajudaria a ganhar renda.

Em um de seus projetos de plantio de árvores em Madagascar, a Ecosia contratou 160 funcionários em tempo integral para plantar manguezais na ilha. Eles também empregaram bombeiros no Brasil para proteger fragmentos florestais existentes.

9. Ajude a proteger habitats de animais ameaçados

Com o dinheiro que a Ecosia ganha com suas consultas de pesquisa, eles podem restaurar corredores florestais em Uganda, substituir árvores que foram cortadas ilegalmente em Sumatra e conectar fragmentos florestais existentes em Madagascar.

Essas áreas são o lar de animais ameaçados de extinção, como chimpanzés, orangotangos, lêmures e muito mais. Plantar mais árvores daria suporte a esses animais e lhes forneceria abrigo e uma fonte de alimento e água.

10. Eles gamificaram a pesquisa, o que a torna divertida

Ecosia gamificou seu navegador da web adicionando um contador de pesquisa no canto superior direito de sua tela. Dessa forma, você pode rastrear seu impacto e ver quantas árvores plantou.

Esse recurso torna a navegação na Internet divertida e até provoca seus instintos de jogador para aumentar os números o máximo possível. É divertido vê-lo subir e pode até ser viciante.

Salve a Terra enquanto pesquisa na web

Como qualquer outro navegador da web, você pode pesquisar palavras-chave e frases-chave no Ecosia. Mas há mais do que apenas navegar na web, já que você pode salvar a Terra e apoiar boas causas a cada clique.

Use Ecosia e torne-o seu mecanismo de pesquisa padrão agora para que você possa contribuir para uma Terra mais verde.


.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ