10 trabalhos que você nunca soube que eram realizados pela IA

Avatar de Redação
25/12/2020 às 01:50 | Atualizado há 3 anos
Outros destaques

A Inteligência Artificial (IA) aumenta em uma taxa mais rápida do que qualquer um previu. Esses programas sofisticados usam algoritmos complexos para interagir com seu ambiente e aprender com suas experiências.

Mas nem tudo se resume a foguetes e andróides superpoderosos. Teoricamente, as aplicações para IAs são infinitas. Esses programas não se limitam mais à ficção científica.

Muitas indústrias não tecnológicas tiram proveito da tecnologia de IA para revolucionar a experiência humana. Na verdade, muitas pessoas encontram IA na vida cotidiana, mesmo sem saber.

De fast food a galerias de arte sofisticadas, aqui estão os 10 lugares onde você pode encontrar programas de IA.

1. Escrita

A criação de conteúdo é muito complicada e requer uma boa quantidade de habilidade. Formar frases e histórias complexas a partir de pools de informações tradicionalmente precisava de um toque humano.

Embora a criação de relatórios profissionais seja relativamente simples, a escrita criativa é uma arte difícil de dominar. Você deve estar familiarizado com as postagens virais em que os usuários “alimentam” scripts de filmes com programas de aprendizado de máquina para criar scripts de filmes falsos, cheios de erros hilários.

Com o tempo e a experiência, os programadores criaram programas mais sofisticados que são difíceis de diferenciar dos escritores humanos. Esses programas geram artigos, scripts e até romances complexos!

Embora eles ainda não sejam perfeitos, podemos não estar muito longe de dar as boas-vindas aos nossos primeiros autores digitais.

2. Serviço de varejo

As lojas online estão na moda e exigem gerenciamento 24 horas por dia. Antigamente, esses serviços 24 horas exigiam representantes humanos de prontidão para responder a consultas (muitas vezes mundanas).

Relacionado: Mitos Comuns Sobre Inteligência Artificial Que Não São Verdadeiros

A IA permite que os fornecedores de varejo reduzam seus recursos humanos para oferecer sistemas automatizados para lidar com questões simples. O atendimento ao cliente de IA é muito mais sofisticado do que chatbots básicos. Alguns desses programas podem até usar plataformas de telecomunicações.

Com tecnologias como o Google Duplex, com IAs que parecem humanos, muitas vezes é difícil diferenciar entre um ser humano e um programa.

3. Decisões do Tribunal

10 trabalhos que você nunca soube que eram realizados pela IA 1

Não se preocupe; não há discussão sobre robôs mandando pessoas para a prisão. Em vez disso, um grupo de pesquisadores projetou um aplicativo para ajudar os juízes a tomar decisões informadas sobre fiança.

o software preditivo ajuda os juízes a decidir se devem prender um suspeito de crime ou oferecer-lhes fiança.

Este programa pode ajudar a tomar decisões eficazes com base apenas nos dados. Em outras palavras, ele fornece previsões bastante precisas enquanto reduz as influências externas, como o preconceito racial.

4. Segurança do Banco

AIs ajudam na atividade criminosa antes que os criminosos cheguem ao tribunal. Muitos bancos implementaram software de segurança de IA para ajudar com fraudes.

AIs monitoram as atividades da conta em tempo real e detectam compras suspeitas de maneira mais eficaz do que programas não-AI ou trabalhadores humanos.

5. O Mercado de Ações

A IA ajuda muito com os assuntos financeiros. Vários aplicativos preditivos diferentes ajudam na negociação de ações.

Esses programas podem prever mercados com precisão e automatizar a negociação de forma a otimizar os retornos.

6. Bem-estar animal

10 trabalhos que você nunca soube que eram realizados pela IA 2

Mas nem tudo é sobre pessoas. Os programas de IA permitem que as organizações de bem-estar animal rastreiem a vida selvagem por trás de uma tela de computador.

Este software é crucial para proteger muitas espécies ameaçadas de extinção. Um app monitora a localização de espécies de baleias ameaçadas de extinção usando imagens de satélite e gravações de áudio.

Capitães usam essas descobertas para direcionar seus barcos de uma forma que evite baleias e reduza as colisões. Menos acidentes são melhores para a indústria náutica e para a população de baleias.

7. Remédio

Há todo um campo emergente conhecido como medicina de IA. Este campo é uma categoria bastante ampla que envolve qualquer técnica médica que utilize IA.

Alguns pesquisadores desenvolveram programas de IA para automatizar (ou auxiliar) procedimentos cirúrgicos com segurança. Outros programas examinam grandes conjuntos de dados ou fotografias para oferecer diagnósticos precisos.

Embora muitos aplicativos de software ainda estejam em sua infância, não há dúvida de que a IA já é uma ferramenta inestimável para os médicos.

8. Educação

10 trabalhos que você nunca soube que eram realizados pela IA 3

As pessoas não são máquinas automatizadas; o que funciona para alguns não funciona para outros. Este conceito é extremamente relevante para crianças que estão aprendendo a navegar pelo mundo e seu lugar nele.

Muitos alunos que lutam em ambientes educacionais específicos prosperariam em outro. Embora seja um desafio para um único professor personalizar experiências educacionais especiais para cada aluno, o crescimento do e-learning abre portas para inúmeras crianças em todo o mundo.

A análise de IA por meio de plataformas de e-learning pode analisar dados educacionais para criar planos de aula que otimizem o desempenho de uma criança.

O uso de tais programas permite que os alunos tirem o máximo proveito de sua experiência educacional, ao mesmo tempo que ajuda os professores a administrar uma classe inteira.

9. Restaurantes

Os professores não são os únicos que se encontram com falta de pessoal. Qualquer pessoa que trabalhasse em um restaurante poderia contar histórias horríveis sobre atendimento ao cliente e multitarefa.

Por esse motivo, alguns restaurantes estão procurando otimizar a experiência do cliente (e dos funcionários) por meio de IA. Os exemplos mais modernos envolvem o uso de bots de entrega de comida para navegar em um restaurante ou café movimentado para entregar pedidos aos clientes sem enviar funcionários correndo.

Algumas cadeias maiores até desenvolveram IAs próprias. Embora muitos não associem o Taco Bell à tecnologia pioneira, a popular rede de fast-food lançou seu próprio programa de IA.

O TacoBot ajuda a otimizar a experiência do cliente enquanto traz os serviços de alimentação para o futuro.

10. Belas Artes

10 trabalhos que você nunca soube que eram realizados pela IA 4

Mas nem sempre se trata de negócios. Outro campo fascinante emergindo do crescimento da IA ​​é a arte. Além de revolucionar a tecnologia de edição de fotos, os algoritmos de aprendizado de máquina agora podem criar imagens inteiras.

Artistas de IA guiam programas de IA para criar uma ampla variedade de imagens complexas e bonitas.

É uma abordagem inovadora à tecnologia que muda a maneira como muitos pensam sobre programação. As instituições de belas artes reconheceram alguns artistas de IA e seu trabalho como um vislumbre do futuro.

Existem profissionais em todo o mundo que agora podem se referir a si próprios como artistas de IA, incluindo; Wayne McGregor, Ross Goodwin, Sofia Crespo e Mimi Onuoha.

IA no futuro

O campo da inteligência artificial avançou mais rápido do que os pesquisadores ousaram sonhar. É uma loucura pensar o quanto esses programas de computador revolucionaram nossa vida diária.

Hoje, Taco Bell e Wall Street — amanhã, quem sabe? Embora ninguém espere que a IA assuma completamente as posições humanas, podemos esperar que a IA desempenhe um papel aprimorado em diferentes setores.

Embora seja difícil saber exatamente o que o futuro da IA ​​nos reserva, podemos ter a certeza de que essa tecnologia veio para ficar.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ