11 dicas para manter sua conta Venmo segura e protegida

Avatar de Redação
26/10/2020 às 19:43 | Atualizado há 4 anos
Outros destaques

Nada é mais importante do que manter suas contas financeiras seguras. O serviço de pagamento móvel do PayPal, Venmo, foi criticado por seus problemas de segurança no passado. Afinal, sua alimentação pública padrão de transações não se coaduna com a maioria dos usuários.

Então, o Venmo é seguro? Embora o serviço tenha suas falhas, há muitas coisas que você pode fazer para proteger sua conta Venmo e manter suas informações financeiras privadas.

1. Use um gerador de senha

A primeira e mais óbvia linha de segurança no Venmo é usar uma senha forte. Você pode gerar senhas complexas usando um gerenciador de senhas útil, como 1Password ou LastPass.

Essas ferramentas gratuitas não têm apenas geradores de senha integrados, mas também permitem que você escolha o nível de complexidade de sua senha. Melhor ainda, eles até armazenam suas senhas para que você não precise memorizá-las. Quando você precisa, o gerenciador de senhas automaticamente insere a senha para você.

2. Desative as configurações públicas padrão

O feed do Venmo é dividido em três guias: suas transações, transações de seus amigos e transações públicas. Dependendo de suas configurações de privacidade, seus pagamentos Venmo enviados e recebidos podem aparecer em todos os feeds.

Na guia de transações apenas para seus amigos, você pode ver uma lista contínua das transações recentes de seus amigos. E se o seu número de telefone, endereço de e-mail ou qualquer outra informação de contato que você usa no Venmo estiver na lista de contatos de outra pessoa, eles verão todas as suas transações no Venmo também.

Se você está curioso sobre o feed público, é exatamente o que parece. Qualquer pessoa que usar o Venmo e tiver suas configurações de privacidade desativadas aparecerá neste feed. Isso é o que faz tantas pessoas questionarem o quão seguro o Venmo realmente é.

Um número surpreendente de pessoas parece não perceber que as informações de transação no Venmo são públicas por padrão. Ao deixar suas informações de transação públicas, isso também significa que os profissionais de marketing podem manter o controle sobre seus hábitos de consumo e direcioná-lo adequadamente. Na verdade, as transações públicas são acessíveis usando a API do Venmo, o que significa que os desenvolvedores podem acessar seus dados mesmo sem usar o aplicativo.

Então, como você conserta isso? Para alterar suas configurações de privacidade, faça o seguinte:

  1. Toque no botão de menu (hambúrguer).
  2. Toque Configurações > Privacidade.
  3. Em “Configurações de privacidade padrão”, selecione Privado. Isso significa que apenas você e seu destinatário podem visualizar suas transações.

Você também pode alterar as configurações de privacidade de transações anteriores:

  1. Em “Mais”, toque Transações anteriores.
  2. Toque Alterar tudo para privado.

De acordo com Venmo, se seus amigos optarem por uma configuração mais pública para suas transações, sua configuração de privacidade substituirá sua escolha de manter seus pagamentos públicos. Ativar a configuração de privacidade é outra camada de proteção Venmo que você precisa ter.

3. Ative a autenticação de dois fatores

Por enquanto, usar a autenticação de dois fatores (2FA) sempre que disponível é uma escolha inteligente. E, claro, onde suas finanças estão em jogo, é um acéfalo.

Se você não está familiarizado com 2FA, é uma camada adicional de segurança que permite que você confirme sua identidade antes de acessar suas contas. Você pode confirmar sua identidade inserindo um código digital que é enviado a você por SMS ou usando um aplicativo de autenticação instalado em seu telefone.

Quando o Venmo foi lançado pela primeira vez, surpreendentemente não incluiu 2FA em suas opções de login. Isso mudou em 2015, e para crédito de Venmo, a configuração é habilitada por padrão em todas as contas.

Cada vez que você entrar em um dispositivo desconhecido, o Venmo solicitará que você verifique sua identidade. Venmo usa SMS 2FA, que não é o tipo mais seguro de 2FA, mas é melhor do que nada.

Com as configurações 2FA do Venmo, você pode adicionar dispositivos memorizados à sua conta, para que não precise usar 2FA em seus dispositivos toda vez que fizer login em sua conta Venmo. No entanto, essa conveniência não mantém sua conta totalmente segura.

Se Venmo já “lembra” de alguns de seus dispositivos, você pode querer apagá-los para habilitar 2FA. Para fazer isso, siga estas etapas:

  1. Vá para o botão de menu (hambúrguer).
  2. Selecione Configurações > Dispositivos lembrados.
  3. Pressione e segure os dispositivos que deseja excluir e, em seguida, toque no ícone da lixeira que aparece no canto superior direito da tela.

Na próxima vez que você tentar fazer login no Venmo em qualquer um dos dispositivos excluídos, o Venmo solicitará que você verifique sua identidade com um código enviado via SMS. Isso torna o Venmo muito mais seguro de usar.

4. Adicione um código PIN ao aplicativo

Além de 2FA, Venmo tem mais algumas configurações de segurança que você deve ativar. É importante habilitar um código PIN e / ou acesso biométrico à sua conta Venmo.

Isso significa que se alguém obtiver acesso ao seu telefone, precisará saber o seu código PIN para acessar a sua conta Venmo. E se você ativar o acesso biométrico, eles precisarão de sua impressão digital, rosto ou outro tipo de identificador exclusivo para você.

Para ativar esses recursos, faça o seguinte:

  1. Toque no botão Menu (hambúrguer).
  2. Toque Configurações > Código PIN e desbloqueio biométrico.
  3. Ativar Configurações de PINe digite um PIN de quatro dígitos.
  4. Ativar Desbloqueio biométrico (se o seu telefone suportar).

Agora, ao abrir seu aplicativo Venmo, você terá a opção de usar um identificador biométrico ou PIN de quatro dígitos para desbloquear o aplicativo.

5. Proteja seu telefone com uma tela de bloqueio

2FA não é muito útil se o seu telefone não for seguro. No entanto, você pode tomar algumas medidas para garantir que seu telefone esteja devidamente protegido. No mínimo, você deve ter um código PIN ou reconhecimento de impressão digital habilitado em seu telefone.

Existem vários métodos disponíveis para desbloquear seu telefone, desde senhas e códigos pin, até bloqueios de padrões e reconhecimento facial ou de impressão digital. Se o seu telefone tiver um leitor de impressão digital, esta é provavelmente uma das maneiras mais fáceis e seguras de desbloquear o telefone, já que você não precisa se preocupar em memorizar uma senha ou padrão complexo.

Nota: Você também deve ficar de olho nas atualizações de segurança disponíveis para o seu telefone e instalá-las quando forem disponibilizadas.

6. Não vincule à sua conta bancária

Três métodos estão disponíveis no Venmo para enviar dinheiro: seu saldo bancário, um cartão de débito ou um cartão de crédito. Embora o último custe uma taxa de 3 por cento em cada transação, também é o mais seguro.

Qualquer tipo de roubo ou fraude usando seus cartões de crédito tem maior probabilidade de ser protegido pelo seu banco — com pouca ou nenhuma responsabilidade para você.

De acordo com a FTC, você nunca será responsável por mais de $ 50 pelo uso não autorizado de cartão de crédito. Com o seu cartão de débito, dependendo da rapidez com que você o detecta e denuncia, você pode ser responsabilizado por qualquer quantia, de $ 50 a todo o saldo roubado.

Você pode modificar suas configurações de pagamento tocando no menu Venmo e selecionando Configurações> Métodos de pagamento. A partir daqui, você pode alterar sua forma de pagamento e adicionar um cartão de crédito.

Se você puder evitar o uso de um cartão de débito ou vincular sua conta bancária, isso é o melhor. Mas a maneira mais segura de usar o Venmo é transferir um saldo para sua conta Venmo — dessa forma, você pode desconectar todas as informações bancárias do serviço.

7. Ative as notificações do Venmo

Venmo oferece certos tipos de notificações que você deve habilitar. Dessa forma, você saberá de todas as transações conforme elas acontecem.

Vamos para Configurações> Notificações para ativar as notificações. Aqui, você encontrará três opções para escolher: Notificações via push, Notificações de Texto, e Notificações por Email. Notificações push ou de texto são provavelmente melhores se você quiser atualizações instantâneas sobre alterações em sua conta.

Depois de selecionar seu método de notificação preferido, o Venmo apresentará uma série de opções de notificação que você pode ativar ou desativar. Você vai querer ativar as notificações pelo menos para Dinheiro enviado, mas não há mal nenhum em ativar todas as notificações. Dessa forma, você fica ciente de qualquer atividade estranha em sua conta.

8. Não venha com estranhos

É uma boa ideia usar o Venmo apenas com amigos e familiares. Bem, na verdade está em Acordo de Usuário Venmo!

O Acordo de Usuário da Venmo diz que contas pessoais não podem ser usadas para transações comerciais. Portanto, se você enviar ou receber dinheiro de alguém por uma compra ou serviço, não há proteção ao comprador Venmo para salvá-lo.

Digamos que você pague alguém por um produto e eles não entreguem. Venmo não pode reembolsá-lo sem a permissão dessa pessoa. Na verdade, não há como cancelar um pagamento no Venmo, a menos que você inadvertidamente envie o dinheiro para alguém que não usa o Venmo.

Nota: Você deve solicitar uma conta comercial com a Venmo se planeja usá-la para transações comerciais.

9. Verifique duas vezes antes de tocar em “Pagar”

Ao enviar dinheiro, sempre verifique os nomes, números ou endereços de e-mail dos seus contatos. Fica mais fácil conforme você usa o Venmo regularmente com as mesmas pessoas, mas se for uma transação pela primeira vez, fique de olho nos detalhes.

Novamente, os pagamentos não podem ser cancelados pelo remetente, portanto, se você inadvertidamente enviar fundos para o contato errado, terá que contar com eles para devolver o dinheiro.

10. Revogar sessões de acesso e logout

Se o seu telefone for perdido ou roubado, e você o adicionou como um dispositivo confiável, você pode revogar imediatamente o acesso à sua conta nesse dispositivo. Isso significa que se alguém conseguir ultrapassar a segurança do seu telefone e você não tiver um PIN configurado no aplicativo, você pode impedi-lo de usar sua conta Venmo.

Para fazer isso, faça login em sua conta Venmo em um navegador e vá para Configurações> Segurança.

Aqui, você verá todas as sessões ativas em um navegador, bem como todos os dispositivos memorizados. Você pode sair de sessões que não reconhece e remover dispositivos de sua lista de dispositivos memorizados.

Como medida adicional, você deve alterar sua senha do Venmo se notar qualquer atividade suspeita.

11. Não deixe um grande saldo em sua conta

Pode ser conveniente deixar algum dinheiro extra na sua conta Venmo, mas não é uma ideia inteligente. Se alguém conseguir se apossar de sua conta Venmo, eles terão acesso ao dinheiro que você nunca transferiu para o seu banco. Isso torna mais fácil para um ladrão roubar seu saldo de Venmo.

Assim que você receber dinheiro de alguém, transfira-o para sua conta bancária imediatamente. E embora seja normal deixar pequenas quantias de dinheiro em sua conta da Venmo, você deve ter cuidado para não deixar centenas de dólares espalhados.

Venmo é seguro para você?

Venmo é tão seguro quanto você o faz. Deixar de tornar sua conta privada e não ajustar suas opções de segurança deixa suas informações confidenciais vulneráveis. É melhor reservar um tempo para examinar todas as suas configurações de segurança e privacidade e garantir que as opções mais seguras estejam ativadas.

Venmo não é o único aplicativo financeiro que você deve proteger. Lembre-se de verificar as configurações de segurança de seus aplicativos bancários também.

.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ