Ícone do site Tekimobile

2 maneiras de como restaurar arquivos deletados do Windows

Como restaurar arquivos deletados do Windows [Lixeira]

Há momentos que estamos mexendo no computador que todos os nossos movimentos se tornam automáticos e, como isso, acabamos apagando algum arquivo sem a intenção. Entretanto, há como restaurar arquivos deletados do Windows direto da lixeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os arquivos que excluímos no sistema operacional com Windows não são excluídos imediatamente, sejam eles; pastas, documentos ou imagens. Existe um local onde todos esses arquivos são armazenados temporariamente em um local definido pelo sistema como padrão e, é nela que mostramos como restaurar arquivos deletados do Windows.

Como restaurar arquivos deletados do Windows

Quando apertamos a tecla “delete” em arquivos selecionados, ou, quando escolhemos a opção “Excluir” no menu suspenso do arquivo, todos eles vão para em apenas um lugar, a Lixeira. Esse é o único caminho que arquivos deletados do Windows terão quando excluídos intencionalmente ou por algum erro.

A única forma que temos de como restaurar arquivos deletados do Windows é os recuperando da lixeira antes que ela seja esvaziada. Embora isso não seja um fato, mostraremos como você pode restaurar esses arquivos da lixeira e mais!

Como restaurar arquivos deletados do Windows (Lixeira)

  1. Em seu computador, acesse a tela inicial do sistema operacional clicando com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas e selecione a opção “Mostrar a área de trabalho”.
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  2. Agora que estamos na área de trabalho do seu computador, procure pela “Lixeira” e dê um duplo clique rápido sobre ela para a abrir. Você também pode a abrir clicando com o botão direito do mouse sobre a lixeira e clicar em “Abrir” com o botão esquerdo, mas muito cuidado para não clicar em “Esvaziar a lixeira”.
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  3. Dentro da lixeira teremos acesso a todos os arquivos mais recentes excluídos no Windows, identifique qual o arquivo que você deseja saber como restaurar arquivos deletados do Windows e clique com o botão direito sobre ele.
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  4. Selecione no menu suspenso a opção de “Restaurar” para recuperar o arquivo para a pasta de origem, ou “Recortar” para recortar e colar o arquivo em uma nova pasta.
    Imagem: Bruno/Tekimobile

Pronto, isso é tudo o que você deverá fazer para saber como restaurar arquivos deletados do Windows que estão na lixeira. Caso você não tenha encontrado o arquivo deletado na lixeira, muito provavelmente ele fora excluído “definitivamente”, mas temos como o recuperar ainda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como restaurar arquivos deletados do Windows — Modo de restauração do sistema

Arquivos excluídos e, logo em seguida, esvaziados da lixeira, costumam ter uma segunda chance em restaurações do sistema. Felizmente, é possível utilizar uma ferramenta no Windows para restaurar esses arquivos excluídos da lixeira.

  1. Em seu computador com Windows 10, pressione a tecla Windows e digite “Criar ponto de restauração” e selecione o primeiro item. Você também pode selecioná-lo pressionado a tecla “enter”.
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  2. Na janela que surgiu clique sobre ao botão “Restauração do sistema…”.
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  3. Uma nova janela do modo restauração será aberta, clique em “Avançar” para prosseguir.
  4. Agora, selecione o ponto de restauração anterior a exclusão do arquivo e clique em “Avançar”.
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  5. Para concluir com sua solicitação, clique em “Concluir” para começar a restaurar o sistema.

Essa ferramenta recuperará todo arquivo e ferramenta que você deletou ou desinstalou do sistema. Talvez, será necessário que você refaça todos os seus passos tomados após a exclusão do arquivo para tornar o sistema como deveria ser.

Esperamos que esse artigo de “Como restaurar arquivos deletados do Windows” tenha te ajudado a recuperar os arquivos excluídos por engano. Para mais dicas sobre Windows, acesse os links recomendados no começo desse artigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sair da versão mobile