Há diversos fatores que são responsáveis por provocar problemas com a conexão da internet. Há caso em que falhas estejam sendo provocadas por você, mas, em outros cenários, a problemática pode ser mais difícil de ser identificada.
- Saiba como navegar mais rápido nas páginas web
- Teste de velocidade de internet: você recebe o que paga?
Quer saber quais são os problemas mais comuns que podem interferir na sua conexão? Acompanhe o artigo e entenda quais são os principais problemas que provocam baixa qualidade da internet e saiba como resolver essas complicações para que nenhuma falha interfira em sua experiência com a conexão.
1. O mau posicionamento do roteador
De forma geral, o problema com a conexão da internet é resultado do mau posicionamento do roteador, ou seja, esse dispositivo não pode ser instalado em qualquer lugar.
Para que não aconteça falhas na conexão, é ideal que o dispositivo seja colocado em algum espaço:
- Alto para que a transmissão seja ampliada, consequentemente, alcançando os dispositivos que precisam se conectar na internet;
- Central em relação aos aparelhos que vão ser conectados nele.
Evite que o roteador seja colocado no chão ou que fique escondido por outros objetos, o metal e o concreto, por exemplo, podem ser responsáveis por impedir as ondas de Wi-Fi, o que resulta em problemas com a conexão.
Leia também:
Em suma, esse objeto deve ser instalado no cômodo central da residência para que não cause problemas com a conexão da internet.
2. Conexão com antena sem força
É possível ter problemas com a conexão quando o usuário possui antena fraca exercendo a atividade de propagação de internet.
Saiba que quanto mais fraca é a antena, mais lenta será a conectividade.
Contudo, isso não indica que é necessário possuir diversas antenas conectadas ao dispositivo, pois, a quantidade desse elemento não significa que a transmissão de internet será melhor.
Ou seja, é importante contar com antena que seja potente, bastando trocar aquela que está no roteador ou no ponto de acesso por outra opção mais forte.
3. Diferentes tipos de interferências
Outra questão que pode causar problemas com a conexão da internet são as interferências no local, alguns sinais influenciam na força da transmissão de sinal.
Roteadores, torre de celular, aparelhos com Bluetooth, satélites, micro-ondas e luzes de Natal são alguns exemplos comuns que influenciam a conexão com a internet.
Ainda que o Wi-Fi não esteja na mesma frequência desses aparelhos eletrônicos, o nível de ruído de rádio é responsável por provocar intercessão, sendo assim, é importante monitorar tudo aquilo que pode causar interferência.
É válido salientar que os roteadores de vizinhos também são problemáticos, já que criam sobreposições no canal.
4. Falta de atualização do firmware
Se nenhum dos problemas com a conexão da internet citados previamente são responsáveis pelas falhas de conectividade na sua casa, provavelmente é o momento de recorrer à atualização do firmware.
Esse processo é benéfico, pois possibilita muitas soluções e proporciona proteção para qualquer dispositivo.
É indispensável que a atualização seja feita com bastante cautela, já que quando é realizada por leigos, o roteador poderá ser prejudicado ainda mais.
Embora não seja eficiente em qualquer cenário, pode acabar dando muito certo e resolver os problemas com a conexão da internet.
Conseguiu entender o que pode estar promovendo falhas na sua conexão de internet? Continue acompanhando o blog para entender sobre outros assuntos!