Atualmente, os celulares são parte indispensável da rotina de qualquer pessoa. Portanto, eles costumam ser utilizados com muita frequência devido às exigências de conectividade da vida moderna. Assim, a utilidade desses aparelhos deixou de ser somente a comunicação e eles passaram a funcionar também como facilitadores de uma série de questões, como o pagamento de contas.
Dessa forma, ter atenção aos cuidados com o celular se tornou algo indispensável para prolongar a sua vida útil, evitando avarias ao aparelho, danos ao hardware e conservando o seu desempenho pelo máximo possível de tempo.
Portanto, ao longo desse artigo serão dadas algumas dicas de como conservar o seu smartphone por mais tempo, evitando que uma troca se faça necessária pouco tempo após a compra.
Cuidados importantes com um celular novo
O momento correto de começar a ter os devidos cuidados com um aparelho celular é logo depois da compra. Dessa maneira, o usuário poderá garantir que ele permanecerá funcionando exatamente da mesma forma que quando saiu da fábrica.
Logo, existem cuidados importantes com um celular novo que vão desde a preservação da sua aparência à conservação da sua bateria. Eles serão expostos a seguir para que você saiba exatamente o que fazer para preservar o seu aparelho.
Leia também:
1 – Use películas
As películas são usadas para a proteção da tela. Portanto, elas asseguram a resistência desse componente e garantem que a sua aparência permaneça como nova, evitando arranhões e marcas de uso.
Além disso, em caso de quedas, as películas podem evitar que a tela trinque e precise ser trocada eventualmente. Outro ponto que torna o seu uso importante é a capacidade de preservar a função touch funcionando de forma correta.
2 – Use acessórios oficiais
Os acessórios piratas são consideravelmente mais baratos. Entretanto, eles oferecem uma série de riscos para o celular e podem comprometer a sua vida útil, chegando a danificá-lo de maneira irreparável.
Portanto, é importante optar por carregadores, fones de ouvido e cartões de memória oficiais ou feitos por fabricantes confiáveis. Assim, você estará evitando colocar o seu celular novo em contato com componentes feitos a partir de materiais de baixa qualidade e incompatíveis com ele.
3 – Mantenha o aparelho longe de temperaturas extremas
As temperaturas extremas, sejam elas altas ou baixas, podem prejudicar o seu celular novo de forma considerável. Nesse sentido, os danos afetarão diretamente a estrutura interna do aparelho, especialmente a bateria.
Dessa forma, para evitar danos dessa natureza procure deixar o seu celular longe do sol ou mesmo em locais abafados e frios. Vale ressaltar que o ideal é que os aparelhos sejam mantidos em temperaturas entre 15°C e 30°C.
4 – Mantenha o aparelho limpo
Poeira, pelos de animais de estimação, entre outros, podem acabar prejudicando o seu celular. Portanto, é necessário ter alguns cuidados com a limpeza e realizá-la de forma frequente. Uma forma de conseguir fazer isso na parte externa é usar lenços umedecidos com álcool em gel ou mesmo puros.
Vale ressaltar que a água deve ser evitada pela possibilidade de danos à estrutura do celular. Caso seja necessária uma limpeza interna, o recomendado é procurar por um profissional.
Este texto foi útil? Leia mais a respeito dos cuidados com celulares, entre outros temas desse universo, no nosso blog.