5 alternativas do Chrome para navegar na web de maneiras únicas

Avatar de Redação
05/12/2020 às 06:35 | Atualizado há 4 anos
Outros destaques

O navegador da web é talvez o aplicativo mais importante em qualquer computador ou telefone hoje. Essas cinco alternativas ao Chrome fazem algumas coisas de maneira diferente e fornecem uma experiência única na web.

new-browsers-desktop-mobile-feature

O Chrome é o rei dos navegadores atualmente. Com Brave e Vivaldi fornecendo algumas ótimas alternativas para o Chrome recentemente, você pode se perguntar o que outros navegadores vão trazer para a festa. Bem, um pouco. Alguns se concentram na segurança, alguns na produtividade e outros em reduzir a desordem ou recursos exclusivos, como texto em voz. Existe algo para todos.

1 Sidekick (Windows, macOS, Linux): navegador feito para produtividade e equipes

O novo navegador Sidekick afirma ser projetado para produtividade e trabalho. Isso inclui um monte de recursos que resolvem os aborrecimentos diários para profissionais que trabalham e alguns recursos voltados para equipes para empresas.

Para reduzir as distrações, o Sidekick permite que você fixe aplicativos usados ​​regularmente em uma barra lateral. O ideal é que sejam aplicativos que você usa com frequência ao longo do dia, como Slack, Zoom ou e-mail. Há também uma busca universal dentro do navegador, que procura uma palavra-chave em aplicativos, unidades de nuvem, histórico do navegador e guias abertas.

Um dos recursos mais úteis é o suporte a várias contas. Você pode entrar no Sidekick com contas diferentes (como pessoais e profissionais) e alternar facilmente entre elas para vários aplicativos.

Para equipes, o Sidekick oferece recursos fáceis de colaboração, como o compartilhamento de favoritos, coleções de guias ou documentos. Você também pode fornecer senhas com segurança para contas compartilhadas. O Sidekick também inclui ferramentas integradas para videoconferências rápidas.

As versões pagas do Sidekick desbloqueiam recursos adicionais, mas a versão gratuita é um bom teste para uma equipe de até cinco pessoas. Mesmo de outra forma, o Sidekick pode ser um ótimo navegador para usuários individuais.

Baixar: Sidekick para janelas | Mac OS | Linux Deb | Linux RPM (Livre)

2 Avast Browser (Android, iOS): navegador seguro com VPN e Adblock

Galeria de imagens (2 imagens)

Avast é mais conhecido por seu programa antivírus gratuito. Mantendo a ideia de privacidade e segurança, a empresa lançou um novo navegador da web Avast para celular, que vem com serviços VPN gratuitos integrados e outros recursos para protegê-lo.

Por padrão, o Avast habilita o bloqueio de anúncios em todos os sites e um sistema robusto de não rastrear, sem ter que instalar nenhum complemento. Ele também usa um DNS seguro, com o padrão definido para Cloudflare, mas você pode alternar para uma das outras opções como OpenDNS, Google, Tenta ou Quad9.

Na configuração, o Avast faz algumas perguntas para configurar o navegador para ser seguro e protegido para você. Também inclui um cofre de mídia para salvar downloads de forma privada, de forma que eles não apareçam na pasta de downloads do telefone. Você também pode proteger o navegador com senha,

A VPN gratuita padrão não permite que você escolha de qual país defini-la. Se você quiser escolher o país, terá que atualizar para o Avast Pro, que desbloqueia outros recursos também, como VPN em todo o sistema.

Baixar: Avast Browser para Android | iOS (Livre)

3 – Navegador mínimo (Windows, macOS, Linux): Navegação minimalista e sem distrações

Min é um navegador de desktop com a intenção clara de reduzir distrações e aumentar o foco. No Chrome ou Firefox, as muitas guias abertas podem sobrecarregar você, enquanto as extensões batem na porta da atenção. Min remove toda a penugem para uma experiência de navegação minimalista e sem distrações.

A maior mudança que você verá é como as guias são tratadas. Você não verá as guias e a barra de endereço separadamente no Min, já que é uma sugestão de design de navegadores móveis. Como os navegadores de celular, a cor da guia também muda para corresponder ao cabeçalho do site, mascarando-o ainda mais.

As guias abertas podem ser agrupadas em grupos de tarefas, para que você não se sinta sobrecarregado por ter muitas guias. Você também pode usar o mecanismo de pesquisa padrão DuckDuckGo para pesquisar texto em todas as guias.

Como qualquer navegador moderno, o Min tem alguns recursos de privacidade e segurança na manga. Possui bloqueio de anúncios, bloqueio de rastreadores e um gerenciador de senhas embutidos. É tudo de código aberto também.

Baixar: Navegador mínimo para Área de Trabalho (Livre)

4 – Iridium (Windows, macOS, Linux): Chrome amigável à privacidade sem Google

O Google Chrome é um ótimo navegador, mas o Google não tem um grande histórico quando se trata de privacidade. Se você está preocupado com a quantidade de informações que o Google está obtendo por meio do seu navegador Chrome, mas não quer se livrar do Chrome completamente, experimente o Iridium.

O Iridium é construído em Chromium, a mesma base do Chrome. A diferença é que o Iridium elimina todas as maneiras pelas quais o Google pode obter seus dados por meio do navegador. Simplificando, é uma versão do Chrome para privacidade.

O navegador se parece e se comporta exatamente como o Chrome, com algumas diferenças. Você não pode entrar no Google, o que significa que não pode importar todos os seus favoritos e histórico dessa forma. O Iridium pode instalar extensões da Chrome Web Store, mas elas não serão atualizadas automaticamente.

Por padrão, o Iridium bloqueia rastreadores de terceiros e exclui dados como cookies após cada sessão. Ele também substitui a pesquisa do Google por Qwant por padrão, mas você pode alternar para DuckDuckGo para uma pesquisa de privacidade.

Há um monte de outras mudanças técnicas sob o capô, que você pode verificar no site da Iridium. O navegador de código aberto compartilha todos os detalhes online.

Baixar: Iridium para janelas | Mac OS | Linux Deb | Outro Linux (Livre)

5 Surfy (Android, Windows): Text-to-Speech para ouvir qualquer página da web

Galeria de imagens (2 imagens)

Surfy é um navegador da web com uma reivindicação distinta à fama: ele lê qualquer página da web por meio de conversão de texto em voz. Embora esteja disponível para Android e Windows, a versão do Windows é mais indicada para uso em tablets ou outras telas sensíveis ao toque.

A função text-to-speech depende da tecnologia embutida do seu telefone, ou você pode baixar motores de texto para voz personalizados e Surfy irá usá-los. A parte legal é que você pode começar a ler uma página e depois mudar para outra guia, enquanto o Surfy continua lendo. Você também pode pausar, retroceder e avançar rapidamente.

Surfy tem alguns outros recursos interessantes, como um dock de aplicativo para seus sites favoritos. Você também pode deslizar pelas guias, um recurso útil que muitos outros navegadores não possuem. E Surfy também pode ser bloqueado por senha.

Baixar: Surfy para Android | janelas (Livre)

Torne o Chrome melhor com extensões

Se nenhum dos navegadores nesta lista está convencendo você a abandonar o Chrome, não se preocupe. Existem outras opções. Você pode contar com ótimas extensões e temas do Chrome para personalizar o navegador do Google para sua conveniência.

Mas, idealmente, tente ir além da influência do Chrome. Existem alternativas sólidas suficientes além das mencionadas acima. Brave está cada vez mais ganhando popularidade como o melhor passo para se afastar do Chrome, então experimente.


.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ