5 aplicativos de espaço de trabalho que usam tabelas inteligentes para gerenciar dados

Avatar de Redação
20/12/2020 às 23:30 | Atualizado há 3 anos
Outros destaques

Tradicionalmente, a maioria das ferramentas de produtividade oferece um conjunto fixo de recursos. Por exemplo, uma lista de verificação pode fornecer datas de vencimento, anexos e porcentagens. Mas se você quisesse mais recursos, bastava esperar e torcer.

Existe uma tendência atual nas ferramentas de produtividade de usar tabelas de banco de dados em formato de planilha ou “tabelas inteligentes” para fornecer acesso aos seus dados. As tabelas inteligentes são mais funcionais do que as planilhas tradicionais e mais fáceis de usar do que as tabelas de banco de dados. As tabelas inteligentes oferecem diferentes maneiras de visualizar e gerenciar seus dados. E essas são as melhores mesas inteligentes disponíveis no momento.

1. Airtable

Airtable é a ferramenta original que deu início à tendência. Airtable revolucionou as ferramentas de produtividade ao dar a uma planilha os poderes de um banco de dados. Mas foi aí que tudo começou.

Airtable também adicionou a capacidade de alterar facilmente as visualizações de uma grade básica em estilo de planilha para um quadro kanban, calendário ou galeria. Em seguida, ele adicionou vários aplicativos que podem usar esses dados de maneiras criativas e produtivas. Airtable até deu aos usuários a capacidade de criar seus próprios aplicativos.

Para testar as águas, vamos gerar alguns dados de CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente) simulados e importá-los para a Airtable.

Olhando para dados de CRM em Airtable

Airtable oferece muitas opções para importar dados. Ao importar dados CSV (valores separados por vírgula), você tem a opção de permitir que o Airtable gere tipos de coluna automaticamente. No entanto, Airtable não reconheceu nenhum dos tipos de coluna com base nos dados que fornecemos.

Todas as colunas tornaram-se texto simples. Depois de mudar o localização do funil coluna para seleção única, poderíamos gerar um quadro kanban a partir dos dados selecionando qual coluna deve ser o cabeçalho da pilha. Isso geralmente é feito com dados de tag, como no localização do funil coluna.

2. Noção

Noção é uma ferramenta wiki pessoal para fazer anotações. Foi lançado alguns anos depois de Airtable e provavelmente foi fortemente inspirado por ele. Airtable tem tabelas inteligentes no centro de sua oferta e fornece ferramentas com base nelas. O Notion, por outro lado, usa tabelas inteligentes como um aspecto de um programa completo de anotações.

Em outras palavras, Airtable é uma ferramenta de mesa inteligente com outras ferramentas adicionadas. Mas a Notion usa tabelas inteligentes como parte de sua oferta.

Como seria um CRM no conceito?

A importação de dados CSV no Notion oferece ótimos resultados. Ele reconhece endereços de e-mail, números de telefone e dados de seleção múltipla ou marcação e gera os tipos de coluna apropriados para cada um.

Você pode adicionar um quadro de estilo kanban em três cliques. O Notion usa automaticamente os dados da tag para construir as colunas.

3. Google Tables

Área 120, A incubadora do Google, lançou uma alternativa atraente ao Airtable chamada Google Tables. Ele oferece todos os fundamentos que você esperaria de uma ferramenta de mesa inteligente.

O que é empolgante sobre o Google Tables é que ele faz parte do Google e pode funcionar com outras ferramentas do Google no futuro. Existem algumas possibilidades incríveis disponíveis quando você pensa em unir todos os serviços do Google de forma coerente.

Até que isso aconteça, você pode usar o Google Assistente e o IFTTT para realizar coisas incríveis.

Por outro lado, é do Google que estamos falando. O Google é famoso por matar seus produtos. No momento em que este livro foi escrito, o Google eliminou 219 de suas criações, como Reader, Wave e Notebook. Você pode ver a lista completa no Cemitério do Google. Portanto, por mais empolgante que essa ferramenta pareça, você ainda não deve ter muitas esperanças sobre sua vida útil a longo prazo.

Olhando para um CRM no Google Tables

O Google Tables tornou a importação de dados mais fácil. Mas não há um campo especial para números de telefone e endereços de e-mail, então eles são apenas texto. Descobri que o localização do funil campo é uma tabela de seleção múltipla. Mas ele não atribuiu cores automaticamente, embora as cores estejam disponíveis.

Mudar para a visualização kanban está a apenas dois cliques de distância. Os resultados são sólidos e funcionais.

4. Tabelas JotForm

JotForm está fazendo algo ligeiramente novo e totalmente revolucionário. Ele adicionou tabelas inteligentes a um produto existente, dando-lhe superpoderes.

JotForm existe há 14 anos, servindo formulários semelhantes ao Google Forms, mas muito mais poderosos. JotForm faz uma coisa e muito bem.

Relacionado: O melhor guia para formulários do Google que você encontrará

Ao adicionar tabelas inteligentes à sua oferta, JotForms expandiu as capacidades de sua ferramenta sem perder de vista seu propósito original.

Antes, quando alguém enviasse informações de contato por meio de um formulário, você teria acesso às informações. Mas agora, você pode usar essas informações como a base de um CRM. Por exemplo, você pode marcar dados, agendar acompanhamentos e conectar dados de contato a formulários de compra.

Como o JotForm lidaria com um CRM?

JotForm é uma ferramenta que prioriza o formulário. Embora você possa inserir manualmente os dados do cliente, parece mais natural fazer um formulário para seus clientes preencherem eles mesmos. Ou alguém de sua equipe pode preencher o formulário.

A importação de dados é semelhante a Airtable. Os tipos de campo devem ser selecionados manualmente. E embora o JotForm tenha campos de número de telefone e e-mail, essas opções não estavam disponíveis durante o processo de importação. Na importação, o JotForm também adicionou alguns campos de dados para rastrear melhor a entrada no formulário. Mas esses estão escondidos na imagem.

Depois de importados, os dados pareciam limpos e as tags de localização do funil foram coloridas automaticamente. JotForm não tem uma visão kanban. Ele tem uma visualização de cartões semelhante à visualização da galeria de Airtable, mas não classifica por colunas.

O JotForm realmente brilha, porém, com a facilidade de transformar os dados da tabela inteligente em um formulário. Bastou dois cliques para criar um formulário atraente e funcional a partir dos dados importados.

Para tornar os dados da tabela compatíveis com os dados existentes, JotForm obviamente teve que fazer algumas compensações. Apesar disso, adicionar mesas aos seus serviços foi uma jogada inteligente que seria bom ver em mais produtos no futuro.

5. Smartsheet

Folha inteligente se inclina fortemente na direção da planilha. Na verdade, se você estiver familiarizado com ferramentas como Excel e Planilhas Google, o Smartsheet deve ser rápido e fácil de usar. É possível enviar uma planilha para fazer coisas como atuar como um gráfico de Gantt ou ferramenta de agendamento. Mas isso é um exagero real e os resultados serão menos do que estelares.

O Smartsheet, por outro lado, torna o uso avançado intuitivo e fácil. O Smartsheet oferece tudo o que você espera de uma planilha. E tem muitos dos recursos que você gostaria de ver em uma mesa inteligente.

Importando dados de CRM para o Smartsheet

A importação de dados foi muito rápida e localização do funil dados foram reconhecidos como seleção única dados sem problemas. Não há tipos de coluna dedicados para números de telefone ou e-mails. Mas há um tipo de coluna da lista de contatos que simplificaria muito a criação de um CRM.

O Smartsheet tem uma visualização de cartão limpa que funciona como uma visualização kanban. E é muito fácil alternar entre ele e a visualização de tabela.

Menções Notáveis

As mesas inteligentes ainda são um conceito relativamente novo em tecnologia de produtividade. Muitas ferramentas estão aderindo ao movimento. Mas eles ainda estão encontrando seu equilíbrio.

Listas da Microsoft teria sido uma grande adição a esta lista. É mais semelhante ao Airtable e ao Google Tables. Mas ele só estava disponível para download do Windows na época de seu lançamento.

Linhas pretende evoluir a planilha, tornando-a mais parecida com o Smartsheet do que com o Airtable. Ele fornece integrações, colaborações e uma API. No momento em que este artigo foi escrito, a inscrição o coloca em uma lista de e-mails. Mas parece que vale a pena ficar de olho nesta ferramenta.

ClickUp é uma ferramenta de produtividade multifuncional que usa muitos dos recursos das tabelas inteligentes, mas na forma de listas de tarefas. ClickUp fornece colunas adicionais, links de lista e visualizações alternativas como a maioria das tabelas inteligentes. Mas ainda falta algo do que você esperaria encontrar em algo como Airtable.


SUGESTÕES PARA VOCÊ