5 aplicativos para acessar sites off-line (sem internet)

Com esses 5 aplicativos, que funcionam no PC e também para o Android, você vai conseguir acessar suas páginas da internet mesmo estando off-line.
Avatar de André Luiz
23/01/2020 às 15:05 | Atualizado há 5 anos
navegar na internet offline

Esteja você viajando de avião ou planejando passar férias em algum lugar sem internet, talvez você precise acessar alguma coisa na internet; seja uma receita, um artigo que gostou ou outra coisa. Como fazer então sem estar conectado? Uma solução é acessar esses artigos mesmo sem internet, salvando eles antes, quando uma conexão estiver disponível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leiam também: [Review] Porque escolhi o Microsoft Edge Chromium e abandonei o Chrome

Existem alguns aplicativos para computador e para smartphones que fazem isso, salvam artigos para serem lidos off-line. É como se você pudesse navegar na internet estando off-line, ou quase isso.

Seja qual for o seu motivo, eu te protejo. Neste artigo, compilei os melhores aplicativos (mencionei que são gratuitos?) Para baixar, acessar e ler páginas da Web sem a Internet. Soa interessante? Leia.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abaixo, listamos 5 aplicativos que fazem exatamente isso.

1 – Pocket

pocket

O Pocket é um aplicativo popular de leitura posterior que é integrado a vários aplicativos, como o Mozilla Firefox, por exemplo. É uma combinação de interface intuitiva e recursos avançados projetados para ajudar você a salvar, organizar e ler o conteúdo da Web de maneira offline.

O aplicativo permite salvar artigos, links de vídeo e muito mais em apenas alguns cliques. Você pode explorar itens populares entre vários tópicos – um excelente recurso para encontrar e ler postagens interessantes. Além disso, seu leitor offline permite destacar texto e alterar o tamanho da fonte e a cor de fundo.

Prós

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Suporta tags para organizar os itens salvos.
  • Disponível por padrão em mais de 500 aplicativos em todas as plataformas.
  • Permite compartilhar conteúdo e seguir outros curadores.
  • Apresenta um recurso de conversão de texto em fala para ouvir conteúdo.

Contras

  • Seu plano gratuito não oferece uma experiência off-line verdadeira, ao contrário de outros.

Plataformas suportadas – Android, iOS, Windows, macOS, Web e muitos navegadores populares, incluindo Google Chrome, Safari, Firefox e Microsoft Edge.

2 – Instapaper

5 aplicativos para acessar sites off-line (sem internet) 3

O Instapaper permite salvar conteúdo ilimitado, organizá-lo usando pastas e ler ou ouvir como quiser, como o Pocket. Permite destacar e comentar o conteúdo salvo – mesmo no plano gratuito, diferentemente do Pocket. Em comparação com o Pocket, o Instapaper oferece mais opções de leitura e uma variedade de fontes.

Seu plano premium oferece mais recursos, como pesquisa de texto completo dos artigos salvos, recurso de leitura rápida, opção para adicionar notas ilimitadas e muito mais.

Prós

  • Permite descobrir conteúdo e seguir usuários, como o Pocket.
  • Mais acessível que o Pocket, mesmo tendo um conjunto semelhante de recursos premiuns.

Contras

  • Não há suporte para tags para organizar o conteúdo
  • Não há listas de reprodução de texto convertidas para voz gratuitas em dispositivos móveis, ao contrário do Pocket.

Plataformas suportadas – Android, iOS, Kindle, Web e os navegadores mais conhecidos, como Google Chrome, Apple Safari e Mozilla Firefox.

3 – Evernote Web Clipper

evernote cliper

O Evernote é uma das melhores ferramentas para fazer anotações e criar listas de tarefas. Seu Web Clipper permite salvar artigos e páginas da Web e sincronizá-los em todos os dispositivos. Você pode capturar capturas de tela em tela cheia ou recortá-las para armazenar o conteúdo certo para referência futura, tornando-o diferente das ferramentas acima.

Além disso, você pode anotar e destacar as capturas de tela para adicionar mais informações. Finalmente, você pode adicionar tags às anotações e gerenciá-las em cadernos (como pastas) para organizá-las perfeitamente. E todos esses recursos são totalmente gratuitos!

Prós

  • Permite organizar o conteúdo em cadernos (pastas), ao contrário do Pocket.
  • Apresenta ferramentas gratuitas de anotação e destaque, ao contrário das ferramentas acima.

Contras

  • Limita o acesso a apenas 2 dispositivos para um usuário gratuito.
  • Limita a sincronização de dados a apenas 60 MB / mês em seu plano gratuito.
  • Não há suporte para leitura rápida ou conversão de texto em fala, ao contrário dos aplicativos acima.

Plataformas suportadas – Android, iOS, Windows, macOS e navegadores da Web populares como Google Chrome, Apple Safari e Mozilla Firefox.

4 – SingleFile

5 aplicativos para acessar sites off-line (sem internet) 4

O SingleFile é uma extensão para o navegador Chrome, Firefox e Edge que permite salvar o conteúdo da Web como HTML. Ele substitui o recurso padrão de salvar dos navegadores, que salva uma página da web em vários arquivos, salvando a página com todos os seus elementos como um único arquivo.

O SingleFile foi projetado para salvar a página inteira, incluindo arquivos de áudio e vídeo incorporados (mas não um vídeo incorporado do YouTube). Ele possui um recurso de salvamento automático, que salva automaticamente as páginas da web de acordo com a configuração.

Depois de salvo, basta clicar no arquivo salvo por ele que ele irá abrir a página inteira, igualzinho se você estivesse online.

Prós

  • Custa absolutamente zero, sem planos pagos, ao contrário das ferramentas acima.
  • Ajuda a salvar páginas ilimitadas gratuitamente, ao contrário do Evernote Web Clipper.

Contras

  • Não há suporte para sincronizar as páginas salvas, ao contrário das ferramentas acima.
  • Não há suporte para ferramentas de anotação ou marcação, ao contrário de outras.

Plataformas suportadas – Navegadores da Web (desktop somente): Google Chrome, Edge e Mozilla Firefox.

5 – Kiwix

kiwix

O Kiwix é uma ferramenta de leitura offline que permite armazenar e navegar em um site completo sem a Internet. Oferece pacotes de conteúdo que são sites pré-pacotes, ajudando o conteúdo gratuito a se tornar mais acessível.

Você pode baixar e ler sites como: StackOverflow, TED Talks, Wikipedia e muitos outros sites. Se você é uma escola ou universidade, sua ferramenta complementar – Kiwix-Serve – pode ajudá-lo a fornecer sites offline na sua rede.

Prós

  • Gratuito e de código aberto, diferente do Pocket ou Instapaper.
  • Oferece suporte a sites verdadeiramente offline, ao contrário de algumas outras ferramentas.

Contras

  • Não há suporte para anotações, ao contrário do Instapaper ou Evernote.
  • Limita o acesso offline a vários sites, ao contrário de outros.

Plataformas suportadas – Android, iOS, Windows, macOS, Linux e os populares navegadores da Web: Google Chrome, Edge e Mozilla Firefox (e seus derivados).

É tudo sobre os aplicativos para baixar e ler (ou ouvir) páginas da Web offline. Qual é a sua ferramenta favorita? Escreva um comentário ou um tweet para @aksinghnet.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.