5 maneiras de usar a tecnologia para proteger sua audição

Avatar de Redação
19/12/2020 às 19:00 | Atualizado há 4 anos
Outros destaques

A audição humana tem seus limites, especialmente em ambientes ruidosos. Embora a tecnologia, como música alta e máquinas, muitas vezes cause perda de audição, também pode ajudar a evitá-la.

Um bom primeiro passo para ter ouvidos mais saudáveis ​​é aprender como certos sons os afetam. Em seguida, você pode explorar a tecnologia, de fones de ouvido a apps, que protege seus ouvidos e ajuda você a se concentrar no bem-estar deles.

Isso permite que você continue trabalhando e aproveitando seus hobbies sem prejudicar sua audição. Explicaremos tudo o que você precisa saber.

1. Conheça seus sons e decibéis

Dois fatores afetam mais seus ouvidos: volume e tom. O primeiro é medido em decibéis (dB) e o segundo em Hertz (Hz). A causa mais comum de perda auditiva é a exposição a decibéis elevados por longos períodos de tempo.

Para ser mais preciso, como Audição Saudável explica, sons mais altos do que 85dB podem danificar gradualmente seus tímpanos e outras partes do seu ouvido. Sons a 120dB, o equivalente a um show de rock, podem ser duráveis ​​para algumas pessoas, mas na verdade são muito arriscados.

Qualquer coisa de 140dB e acima quase garante perda auditiva instantânea e dolorosa, se não surdez. Tenha cuidado com sua exposição a esses sons.

Aqui estão algumas dicas gerais a seguir:

  • Evite aumentar o volume acima de 60%, quer esteja ouvindo música ou jogando videogame.

  • Opte por fones de ouvido em vez de fones de ouvido.

  • Invista em bons tampões de ouvido.

  • Faça pausas frequentes para descansar os ouvidos.

  • Evite ou proteja-se em ambientes com ruídos altos e recorrentes.

2. Obtenha fones de ouvido com cancelamento de ruído

Fones de ouvido com recursos de cancelamento de ruído fazem uma grande diferença. Eles cobrem os ouvidos e impedem a entrada de ruídos externos. Como resultado, você obtém melhor qualidade de som e tem menos necessidade de aumentar o volume.

Infelizmente, escolher o par de fones de ouvido certo para suas circunstâncias pode ser um pouco complicado. Você precisa deles para trabalhar ou para relaxar? Alguns dos melhores fones de ouvido para dormir e relaxar, por exemplo, incluem máscaras para os olhos inteiras com tecnologia de áudio embutida.

Sua principal decisão, entretanto, é escolher um produto com bom cancelamento de ruído passivo e ativo. Vamos dar uma olhada nesses termos e em alguns outros que você pode encontrar.

Fones de ouvido passivos com cancelamento de ruído

O design físico dos fones de ouvido afeta sua capacidade básica de bloquear sons indesejados. Seu preenchimento e como eles ficam sobre seus ouvidos podem contar para esse chamado cancelamento de ruído passivo.

Portanto, a primeira coisa a procurar em novos fones de ouvido é um bom design acústico.

Fones de ouvido com cancelamento de ruído ativo

Além das qualidades passivas dos fones de ouvido, você deve procurar recursos extras que impedem ativamente o ruído externo de interferir no que você está ouvindo.

Isso geralmente envolve microfones embutidos nos fones de ouvido que captam o ruído ambiente. Os microfones cancelam esse ruído invertendo a fase e reproduzindo-o ao mesmo tempo.

Combinar tecnologia passiva e ativa produz cancelamento total. Fique atento a esse termo também ao navegar pelos produtos.

3. Escolha os fones de ouvido com cuidado

Lembre-se também das regras de cancelamento de ruído ao olhar para os fones de ouvido. Eles se aplicam aos fones de ouvido tanto quanto aos fones de ouvido, apenas por meio de um design diferente. Ao mesmo tempo, considere os tipos de botões disponíveis e como eles são seguros para sua audição.

Auriculares

Um design intra-auricular aproxima o áudio do tímpano, atingindo-o diretamente com as ondas sonoras. Isso torna os volumes altos muito mais perigosos para a sua audição.

Se você escolher esse produto, quanto melhores os recursos de cancelamento de ruído que ele tiver, melhor será sua segurança e prazer. Mesmo assim, tente manter o volume em no máximo 60%.

Botões de orelha

Os botões na orelha são geralmente mais saudáveis, pois cobrem apenas o canal auditivo, em vez de entrar nele. Por outro lado, eles são muito menos eficazes do que fones de ouvido em termos de envolver seus ouvidos e oferecer cancelamento passivo de ruído.

Mesmo os botões com as alças mais resistentes tendem a se soltar e se mover, o que afeta a qualidade do som. No entanto, eles podem ser uma opção melhor do que os botões intra-auriculares, desde que você busque marcas e produtos confiáveis ​​com características amigáveis ​​ao ouvido.

4. Verifique as opções de plugue de ouvido

Se você se encontrar em um ambiente muito barulhento e não puder sair por um tempo, os protetores de ouvido são a melhor maneira de proteger sua audição. Existem muitas opções de espuma ou plástico de alta qualidade, projetadas para caber confortavelmente em seu ouvido sem bloquear completamente a música de concerto ou conversas.

A nova tecnologia, no entanto, está revolucionando os tampões de ouvido. Considerando o quão barulhento o mundo pode ficar, não é nenhuma surpresa que existam produtos como os tampões de ouvido Loop. Com esses protetores de ouvido, os ruídos do ambiente entram em um ressonador redondo em cada plug, o que ajuda a filtrar e neutralizar as ondas sonoras antes que cheguem ao ouvido.

5. Use Apps para uma audição saudável

O smartphone realmente pode ajudar a proteger seus ouvidos, principalmente por mantê-lo informado e alerta para ruídos altos. Aqui estão alguns aplicativos móveis que podem ser interessantes, mas fique à vontade para explorar sua loja de aplicativos para obter mais opções.

Medidor de Som

Galeria de imagens (2 imagens)

Este aplicativo Android é um sensor de decibéis. Tudo o que você faz é apontar o microfone para o que deseja verificar. O medidor de som mostrará o quão alto está.

Infelizmente, há um limite para os decibéis que ele pode reconhecer facilmente, ou seja, 90dB ou menos. Pode não ser capaz de processar nada mais alto. No entanto, Sound Meter é um aplicativo útil para se ter por perto.

Por exemplo, pode alertá-lo para sons do dia-a-dia mais altos do que você pensava. Afinal, estar mais ciente do nível de decibéis do ambiente o ajuda a se proteger melhor.

Baixar: Medidor de Som (Compras gratuitas no aplicativo disponíveis)

Teste auditivo

Como o nome sugere, seu smartphone pode conter um Teste de Audição pessoal. Ele usa o mesmo decibel e escala de frequência que os médicos usam para medir o quão bem seus ouvidos funcionam para captar frequências diferentes.

Você precisa de um conjunto confiável de fones de ouvido para usá-lo. Conecte-os ao seu dispositivo e siga as instruções do aplicativo. No final do teste, você obterá resultados detalhados para analisar e até mesmo imprimir.

Embora não seja exatamente o mesmo que visitar um médico de verdade, não é uma maneira ruim de verificar rapidamente o estado de sua audição. No mínimo, se obter resultados consistentemente ruins, você sabe que é hora de um teste adequado.

Baixar: Teste auditivo (Livre)

Multi Timer StopWatch

Galeria de imagens (2 imagens)

Não subestime o valor de um bom cronômetro, especialmente porque existem tantos aplicativos de cronômetro impressionantes apenas para Android. Se você tende a perder a noção do tempo, um aplicativo como esse pode salvar sua vida.

O Multi Timer StopWatch, por exemplo, pode ajudar a gerenciar melhor o seu dia, bem como rastrear sua exposição a configurações e atividades barulhentas. Ele também permite controlar temporizadores com gestos manuais, entre outros recursos úteis.

Vários temporizadores são especialmente úteis. Defina um para 60 minutos para lembrá-lo de fazer uma pausa no trabalho ou no jogo. Tenha outro cronômetro ao lado dele para calcular a quantidade total de tempo que você gasta a cada dia com música ou outro áudio em seus ouvidos.

Baixar: Multi Timer StopWatch (Compras gratuitas no aplicativo disponíveis)

Cuide da sua audição com a tecnologia

Mesmo que a tecnologia seja a principal fonte de sons em sua vida, você ainda pode se entregar a ela, apenas de uma forma mais saudável. Saiba quais equipamentos de áudio são bons para você, bem como que outras soluções para problemas de ruído que a indústria de tecnologia oferece, de tampões de ouvido a aplicativos móveis.

Acima de tudo, respeite os limites de sua audição e esteja alerta para o mundo barulhento ao seu redor. Seus ouvidos e seu bem-estar geral agradecerão por isso.


.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ