5 maneiras inteligentes de usar Pen Drives antigos

Use um Pen Drive antigo desde uma "chave" para seu computador até um completo e seguro sistema operacional.
Avatar de André Luiz
30/10/2020 às 11:14 | Atualizado há 4 anos
5 maneiras inteligentes de usar Pen Drives antigos 1

Com o passar dos anos, os Pen Drives podem se acumular e ocupar espaço em cantos aleatórios de sua casa. O que você talvez não saiba é que essas unidades podem ser usadas muito mais do que simplesmente transferir arquivos entre computadores.

Embora as unidades USB regularmente tenham capacidades diferentes, algumas também são menos seguras do que outras e podem até vir junto com malware.

Ao mesmo tempo, os Pen Drives já foram considerados maravilhas da engenharia, pequenos dispositivos capazes de armazenar grandes quantidades de dados. Hoje, os discos rígidos são realmente enormes, limitando a necessidade de drives USB. No entanto, reunimos a lista definitiva de maneiras de usar suas unidades USB antigas que podem realmente economizar seu tempo, mantê-lo mais seguro e até mesmo tornar sua vida mais fácil.

Leiam também:

1. Bloqueie e desbloqueie o seu computador Windows

Usando um software como PREDATOR que permite que você bloqueie sua máquina Windows quando você estiver ausente. Você pode usar uma unidade USB como uma chave para desbloquear sua sessão ao retornar.

Isso é útil para trabalhar em áreas comuns. Mas você também pode usar uma ferramenta como essa para limitar o tempo dos seus filhos no computador. Basta iniciar o computador com a unidade USB conectada, abrir o PREDATOR e, sempre que remover a unidade, o computador ficará bloqueado até novo aviso.

2. Teste a memória do seu computador

Um aplicativo como memtest86 pode soar muito técnico, mas não é. É um utilitário leve que você pode instalar em uma unidade flash, inicializar seu computador com Windows e usar para executar testes na memória ou RAM do seu computador.

Esta não é apenas uma ferramenta útil para ajudá-lo a diagnosticar problemas com seu computador. Se você sobrecarregar os componentes do sistema, como a RAM, um utilitário a partir do qual você inicializa é a melhor maneira de testar a carga do hardware livre de processos do Windows.

3. Navegue na Internet com mais privacidade

Por baixar uma versão portátil especializada do Google Chrome você pode instalar o navegador diretamente na unidade flash. Uma vez na unidade, basta um clique para abrir o programa, para que você possa levar a unidade com você e executar sua própria versão do Chrome nos computadores de outras pessoas, evitando o incômodo incômodo de acidentalmente deixar você conectado ou salvar alguns de seus informação pessoal.

4. Unidade de recuperação do Windows

Hoje em dia, mais e mais computadores Windows estão sendo construídos e vendidos inteiramente sem unidades de disco de qualquer tipo. Essa era a maneira tradicional de instalar seu sistema operacional ou consertar seu computador se você conseguisse quebrá-lo.

Hoje você pode ter essa funcionalidade em uma unidade USB. A Microsoft tem uma ferramenta que permite criar drives USB de recuperação no caso de um grande problema, como uma falha de hardware, para reinstalar o Windows 10.

5. Sistema operacional portátil, totalmente privado

Você leu certo. Você só precisa de uma unidade USB de 8 GB ou maior e pode instalar, por exmeplo, o Tails: um sistema operacional portátil focado na privacidade você pode inicializar em um computador Windows, macOS ou Linux.

Com o Tails instalado em sua unidade flash, você pode temporariamente transformar seu computador em uma máquina segura ou ficar seguro usando o computador de outra pessoa. O Tails funciona de forma completamente independente de outros sistemas operacionais e não usa nenhum disco rígido, mantendo você seguro e protegido.

Mesmo agora, quando as unidades USB já ultrapassaram em grande parte o seu propósito pretendido, elas podem ser ferramentas úteis.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ