Hoje em dia, possuímos uma vasta gama de opções diferentes de navegadores. Talvez por não conhecer um ou outro, você acabe ficando em um só. Se você já utiliza diariamente o Google Chrome, poderia pensar em dar uma chance para o Edge. Isso por que ele possui vários recursos que vamos ver abaixo.
- Como saber se estou com nome sujo (CPF negativado)
- Como ficar offline no WhatsApp sem desconectar a internet
5 motivos para usar o Edge em vez do Google Chrome
1. Coleções
O recurso de Coleções do Edge é perfeito para pessoas que costumam realizar muitas pesquisas, ou gostam de guardar algo para ler mais tarde.
Isso por que o objetivo desse recurso é salvar páginas, imagens, links, texto e até mesmo vídeo tudo em um só lugar. Como mostrado na imagem abaixo, você pode acessar ele, clicando no ícone que está do lado da URL.
Dentro do pop-up Coleções, é possível salvar anotações, além dos próprios links em si. Você também consegue abrir todas as páginas em abas diferentes, clicando nos três pontos dentro do pop up e escolhendo a opção correspondente.
Além disso, o navegador possui integração com o Word e Excel, então você pode abrir todo conteúdo do Edge em uma das ferramentas do pacote Office. Esse recurso, não é encontrado de maneira nativa no Google Chrome, com certeza já é uma boa razão para considerar mudar de navegador.
Leia também:
2. Visual
Talvez você não leve isso em conta, mas para algumas pessoas a personalização no navegador é bem importante. Muitos gostam do visual minimalista do Google Chrome, porém, podemos lembrar que o Edge é baseado no Chromium podendo assumir uma aparência semelhante.
As cores, imagens, formas e muito mais podem ser facilmente alteradas para seguir o gosto do usuário. Então no quesito de design, aparência e visual, não podemos falar que um sai muito na frente do outro. A base dos dois é a mesma, sendo assim é possível comparar igualmente os dois concorrentes.
3. Desempenho
Esse ponto com certeza é um que deve ser levado em conta, não importa qual seja seu dispositivo. Quanto mais abas você abre em um navegador, mais ele consume seu computador. Porém, é impressionante notar como o Google Chrome consegue fazer isso até mesmo sem muitas abas abertas.
O Microsoft Edge consegue consumir bem menos quando comparado a sua concorrente. Mesmo que você abra somente uma aba, a diferença na utilização das duas é evidente. Em análises de benchmark, o Microsoft Edge sai mais uma vez na frente, seja em sistema mais recentes ou até mesmo um pouco mais antigos.
Então não importa qual seja seu dispositivo, se você quer evitar sobreaquecimento, lentidão ou travamento, usar um navegador que consome menos pode ser algo essencial para o seu dia a dia.
4. Modo leitura
O Modo leitura é algo nativo do próprio navegador, ou seja, você não precisará instalar nenhum recurso extra para usar ele. Ele é um excelente recurso, para aquelas pessoas que constantemente fazem leituras a partir do navegador.
Um ponto interessante do Edge, é que ele identifica quando um site tem uma boa quantidade de texto e automaticamente exibe na barra de endereço um ícone. Esse ícone permite ativar de maneira simples o modo leitura. Dessa maneira, possíveis coisas que poderiam atrapalhar a leitura são ocultadas.
Se desejar, você também pode ativar o modo leitura apertando a tecla F9. Outros ajustes são feitos no modo leitura, o texto é realinhado, tamanhos e formatos são ajustados, e é possível fazer até mais.
Como já dito, todo o foco da funcionalidade é tornar a leitura confortável e agradável. Com certeza o fato do navegador em si, identificar essas situações e se adaptar ao gosto do usuário, é outro dos pontos que faz o Edge ser interessante quando comparado ao Chrome.
5. Leitura em voz alta
Esse é mais um dos recursos nativos do navegador, ou seja você não precisará correr atrás de extensões o que pode ser ruim para o desempenho dele. Talvez algumas pessoas não levam em conta esse recurso, mas ele pode ser importante no quesito de acessibilidade.
Além da acessibilidade, ele pode ser muito útil para aquelas pessoas que não querem ler grandes quantidades de texto. O usuário pode até mesmo escolher diferentes vozes para leitura, e mudar a velocidade da leitura.
Isso vai depender da utilização e do gosto de cada uma das pessoas que desejam utilizar a funcionalidade. Esse é outro dos recursos, que você só encontra no Chrome por meios alternativos.
Agora diga para nós, quais dos pontos que vimos, que você considera melhor no Edge do que no Google Chrome? Conseguiu entender tudo que vimos? Diga para nós nos comentários abaixo e compartilhe com outras pessoas.