Como acontece com qualquer forma de arte, a fotografia pode variar de um hobby divertido a uma prática séria.
Quando se trata de postagens em mídias sociais, você provavelmente tira uma foto rápida e posta sem pensar muito. Mas há muito que você pode fazer para destacar suas próprias fotos.
Vamos além das configurações padrão da câmera. Pegue seu smartphone e nós o orientaremos por cinco recursos que talvez você ainda não esteja usando.
1. Grave vídeo em 4K
Quer gravar com a mais alta qualidade? Ligue o vídeo 4K, uma medida de resolução equivalente a cerca de 4.000 pixels em uma tela. Você pode capturar seu assunto com muito mais detalhes, o que aparece melhor em telas grandes. Além disso, se você cortar partes da filmagem durante a edição e, em seguida, ampliar o que resta, terá menos distorção do que na definição padrão.
Uma taxa de quadros de 60 quadros por segundo (fps) é mais adequada para imagens em movimento rápido, enquanto 30 fps é mais próximo do que você vê nos filmes.
Leia também:
Para ativar a gravação 4K no seu iPhone, vá para Configurações> Câmera> Gravar vídeo e selecione na lista de opções. Isso está disponível no iPhone 8 e modelos posteriores.
A maioria dos modelos Samsung produzidos após 2018 – começando com o Note 9, S9 e S9 + – oferece vídeo 4K a 60fps. Os usuários do Google Pixel só podem gravar vídeos em 4K a 30 fps. Outros usuários do Android podem gravar vídeo em 4K com o Xperia da Sony e quase todos os telefones OnePlus.
Para ligá-lo, abra as configurações da câmera.
Nota: Filmar em 4K pode ocupar muito espaço. Lembre-se de voltar às configurações de vídeo padrão quando terminar.
2. O modo Burst permite separar o melhor do resto
Você já tentou capturar uma pessoa ou objeto em movimento e não conseguia acertar? O modo burst pode ajudar. Este recurso permite que sua câmera tire fotos mais rápido do que o humanamente possível. Você obtém várias fotos a cada segundo e pode selecionar suas favoritas.
O iPhone 5S da Apple foi o primeiro smartphone da empresa a oferecer modo burst. A Samsung o adicionou começando com o Galaxy Note 3 e S3, e o Google Pixel tinha modo burst desde o início.
Em quase todos os smartphones com suporte, você pode ativar o modo burst mantendo o botão do obturador pressionado.
3. Câmera lenta é divertida com moderação
A maior parte do conteúdo normal é reproduzido a 24, 30 ou 60 fps. Ao gravar em taxas de quadros mais altas, como 240 ou 960fps, você pode reproduzi-lo na taxa de quadros normal para esticar o vídeo. Por exemplo, se você gravar um vídeo a 240 fps e reproduzi-lo a 30 fps, ele será executado oito vezes mais lento.
Tradução: seu telefone é capaz de gravar em câmera lenta e você pode fazer alguns vídeos muito legais com ele. Para usá-lo, basta deslizar pelas opções no aplicativo da câmera do seu telefone.
4. Tire fotos e muito mais com o botão de volume
Imagine o seguinte: é inverno e você quer tirar uma foto da paisagem com neve, mas está usando luvas. Você pode remover um e se expor aos elementos ou apenas usar o botão de aumentar o volume. Isso também ajuda com estabilidade e foco.
O recurso é padrão na maioria dos telefones iOS e Android. Você pode alterar a funcionalidade do botão de volume para tirar fotos burst, zoom e muito mais nas configurações da câmera.
5. Filme em RAW e impressione seus seguidores
RAW é um formato de imagem que retém todas as informações quando você tira uma foto digital, como contraste, exposição e saturação. Ele também mantém todas as suas configurações, como ISO, velocidade do obturador e abertura para ver mais tarde. Tudo isso entra em jogo ao editar fotos.
Seu smartphone tira fotos JPEG por padrão, o que é adequado para o uso diário e nas redes sociais. Se você quiser tirar o máximo proveito de suas fotos, tente fotografar em RAW.
O iPhone 12 Pro da Apple e o 12 Pro Max com iOS 14.3 permitem que você tire fotos usando o formato ProRaw da Apple, que é otimizado especificamente para o iPhone. Vamos para Configurações> Câmera> Formatos então alterne Apple ProRAW. Um ícone RAW agora estará disponível ao tirar uma foto.
A maioria dos telefones principais da Samsung, LG e Google produzidos após 2016 têm esse recurso. Normalmente, você pode encontrá-lo nas configurações do aplicativo da câmera. Basta alterar o formato de .jpeg para .raw.
Assim como fotografar em 4K, as fotos RAW são arquivos muito maiores e podem encher seu armazenamento muito rapidamente. Tenha isso em mente ao brincar com as configurações da câmera.