Se você está preocupado com malwares para celular Android, faz sentido instalar um aplicativo antivírus em seu smartphone. Existem muitos aplicativos de segurança bons para escolher, gratuitos e pagos, que geralmente não requerem muita configuração. Ou você pode optar por usar o próprio recurso Play Protect do Google para manter seu dispositivo seguro.
Infelizmente, o aumento das infecções por malware do Android sugere que nenhuma das opções é completamente confiável por si só. Explicaremos as verificações de segurança que você deve fazer para garantir que seu telefone esteja devidamente protegido.
1. Teste a proteção antimalware do seu telefone
O recurso mais importante em um aplicativo de segurança Android é, obviamente, sua capacidade de detectar e colocar em quarentena ameaças potenciais antes que possam causar qualquer dano.
Você pode testar a proteção do seu telefone com uma ferramenta gratuita chamada Teste F-Secure AV. Ele usa um arquivo de teste anti-malware desenvolvido pela EICAR (Instituto Europeu de Pesquisa de Antivírus de Computador) para avaliar o quão bem seu aplicativo de segurança está funcionando. O arquivo EICAR foi projetado para ser identificado como um vírus, mas é totalmente inofensivo.
Leia também:
Instale e tente abrir o aplicativo F-Secure AV Test na Google Play Store. Se o seu aplicativo de segurança oferece proteção em tempo real, ele deve imediatamente entrar em ação e bloquear o teste AV. Do contrário, execute uma verificação manualmente e o código malicioso (falso) deve ser detectado.
Se você não vir nenhum aviso, seu aplicativo de segurança (ou Google Play Protect) não conseguiu detectar a ameaça potencial. Você deve considerar mudar para uma proteção mais eficaz.
2. Verifique as configurações do seu telefone
Ativar recursos inseguros do Android ou desativar os seguros pode comprometer a segurança e a privacidade do seu telefone de maneiras que você nem imagina.
Você pode identificar e corrigir essas vulnerabilidades instalando um aplicativo gratuito chamado SAFE Me. Criado pela empresa de segurança cibernética Lucideus para promover a conscientização sobre ameaças online, ele verifica seu dispositivo para fornecer uma pontuação de “Confiança” com base nas configurações atuais.
Para um detalhamento de suas descobertas, toque no ícone central na linha de opções na parte inferior da tela do aplicativo.
No Dispositivo guia, SAFE Me coloca marcas de verificação verdes ao lado das opções que você ativou ou desativou corretamente para segurança ideal. Por exemplo, você deve ter Bloqueio de tela e Criptografia de dispositivo ligado, mas não Serviços de localização ou Mostrar senhas.
Da mesma forma, no Conexão guia, você receberá cruzes vermelhas se tiver Depuração USB, Bluetooth, ou NFC ligado. Tocar em uma entrada fornece mais informações sobre esse risco e permite abrir as configurações do sistema para corrigir a vulnerabilidade.
Você precisa se inscrever e verificar seu endereço de e-mail antes de usar o aplicativo, o que é um pouco complicado. No entanto, isso permite que o SAFE Me verifique se seus detalhes foram expostos na dark web (toque no ícone de navegação anônima para descobrir).
O aplicativo também inclui 100 cursos gratuitos sobre tópicos como uso de senhas, golpes de chamada, sequestro de SIM e muito mais. Cada um deles consiste em uma vídeo-aula seguida por um breve questionário para ajudá-lo a melhorar seus conhecimentos sobre segurança.
3. Certifique-se de que as permissões do seu aplicativo sejam seguras
O Android oferece um gerenciador de permissões integrado que ajuda a impedir que aplicativos não autorizados acessem seus dados. Você pode encontrar isso no Android 6 e posterior acessando Configurações> Aplicativos e notificações> Avançado> Gerenciador de permissões (ou Permissões de aplicativos em alguns telefones).
Embora útil, esse gerenciador de permissões é bastante básico, sem mencionar que está escondido. Para uma visão geral mais clara das permissões do seu aplicativo, para que você possa identificar os riscos potenciais, instale App Permission Dashboard.
Este aplicativo gratuito usa uma tabela simples para destacar quais permissões foram concedidas a cada um de seus aplicativos. Esses incluem: Ler registro de chamadas, Gravar audio, Ler contatos, Câmera, Acessar boa localização, e Enviar SMS. Toque no nome de um aplicativo para abrir suas configurações e desative todas as permissões indesejadas ou desinstale o aplicativo.
Como alternativa, você pode listar as informações por permissão ou por aplicativo e escolher se deseja incluir aplicativos pré-instalados. O App Permission Dashboard também permite exportar seus dados como uma planilha, para manter um registro permanente de suas permissões.
4. Verifique se há falhas de segurança em seus aplicativos Android
As configurações padrão inalteradas em aplicativos que você usa todos os dias podem fazer com que seus dados sejam vazados ou roubados. Uma maneira de encontrar e corrigir falhas em aplicativos Android é usando Jumbo.
Além disso disponível para iOS, essa ferramenta verifica aplicativos e serviços populares, incluindo Google, Facebook, Amazon, YouTube e Twitter, em busca de problemas de privacidade e segurança.
Quando você instala o Jumbo, o aplicativo pede seu endereço de e-mail para determinar se ele foi comprometido por alguma violação de dados. Nesse caso, ele informará os serviços afetados, para que você possa alterar suas senhas imediatamente.
Depois de responder a algumas perguntas sobre seu conhecimento de privacidade e segurança, será perguntado se você deseja pagar pelo Jumbo.
Recomendamos escolher seu plano gratuito inicialmente, para garantir que o aplicativo seja adequado para você. A assinatura custa $ 2,99 por mês para Jumbo Plus ou $ 8,99 para Jumbo Pro e permite proteger mais aplicativos e desbloquear recursos avançados, como bloqueio de rastreador no aplicativo.
Pule as opções somente pagas e conecte os serviços que você deseja verificar. Você precisará fazer login em cada um, mas é seguro fazer (consulte Política de privacidade do Jumbo)
O Jumbo então verificará suas contas, recomendará as alterações que você precisa fazer e permitirá que você toque para aplicá-las. Você pode escanear outros aplicativos conforme necessário.
5. Verifique o que está sendo executado em segundo plano
Os processos ocultos executados em segundo plano no seu telefone Android são principalmente preocupantes porque consomem a vida útil da bateria e a RAM. Mas, como foi visto com o notório malware Joker, eles também podem ameaçar a segurança do seu dispositivo e até custar-lhe dinheiro.
Existem dezenas de aplicativos de gerenciamento de tarefas que permitem que você visualize e “elimine” processos em segundo plano que seu aplicativo de segurança perde, mas o melhor é realmente integrado ao Android. Para usá-lo, primeiro você precisa habilitar Opções de desenvolvedor.
- Abrir Configurações> Sobre o telefone e toque Número de construção sete vezes. Você verá uma mensagem informando que as opções do desenvolvedor foram desbloqueadas.
- Vamos para Sistema> Avançado> Opções do desenvolvedor.
- Toque Serviços em execução ou Processos para descobrir o que está sendo executado em segundo plano.
- Selecione um processo que pareça suspeito e toque em Pare para encerrar seus serviços.
Alguns processos indesejados continuarão reiniciando automaticamente. Se isso acontecer, você pode decidir se deseja manter ou desinstalar o aplicativo relevante.
Aperfeiçoe sua proteção Android
Geralmente, você pode confiar que seu aplicativo de segurança Android fará o trabalho. No entanto, não há problema em verificar se sua proteção está funcionando corretamente e identificar todas as ameaças e vulnerabilidades potenciais.
Existem várias outras configurações do Android que você pode ajustar para garantir que seu telefone seja mantido completamente seguro e privado. Verifique e altere-os agora, antes que seja tarde demais.