6 coisas inteligentes para fazer com seu computador antigo

Atualizado há 4 anos
6 coisas inteligentes para fazer com seu computador antigo 1

Outros destaques

backup do X (Twitter)
webhook
produtividade no home office
Phishing
A palavra-chave com base no artigo apresentado é "busca avançada do X (Twitter)".

Poucas indústrias se movem tão rápido no desenvolvimento de tecnologia quanto a casa ou os computadores de jogos. A RAM mais rápida ou CPU mais silenciosa hoje será vendida com grandes descontos já no próximo mês. É uma besta desagradável e acompanhar as tendências pode custar caro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eventualmente, chegará o momento em que o seu computador simplesmente não conseguirá acompanhar o que é necessário. Mas se você acabar comprando um sistema totalmente novo, não vai querer jogar fora o antigo. Especialmente se ainda tiver um pouco de vida.

Antes de dirigir até o depósito de lixo, vamos dar uma olhada em algumas outras opções. Depois de transformá-lo em uma máquina de streaming ou servidor de arquivos, você ainda pode colocá-lo em bom uso.

1. Faça um servidor NAS ou um servidor de arquivos

Perfeito para um escritório doméstico, você pode transformar seu computador antigo em um servidor de arquivos ou armazenamento conectado à rede (NAS). Usando o espaço disponível no disco rígido, você pode armazenar e acessar documentos, imagens, vídeos ou qualquer outro conteúdo.

O computador antigo seria conectado à rede local como um computador tradicional, mas configurado com a função explícita de armazenamento adicional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

2. Transforme-o em uma central de mídia

Se você tiver espaço em sua sala de estar, outra opção é transformar seu computador antigo em um centro dedicado de mídia e streaming. Em vez de um monitor de computador, você conectaria o PC à sua televisão por meio de um cabo HDMI.

Para navegar no Windows, um mouse e teclado tradicionais devem resolver o problema. Mas se você quiser navegar enquanto relaxa no sofá, invista em um mouse e teclado sem fio. Para uma solução tudo-em-um, um miniteclado sem fio possui um trackpad integrado.

3. Crie um hub privado e focado na segurança

A Internet pode ser um lugar assustador e, quanto menos informações sobre você expor online, melhor. O controle da Big Tech sobre a tecnologia preocupa muitas pessoas, então por que não deixar de usar o Windows enquanto mantém seus dados protegidos?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não, não estamos falando sobre o sistema operacional de código aberto Linux, mas sim o Amnesic Incognito Live System. Caudas, para resumir. O sistema operacional gratuito foi projetado para preservar sua privacidade e anonimato. Ele permite que você navegue na Internet anonimamente e contorne a censura. E a melhor parte? Você pode executá-lo em um USB.

4. Transforme-o em um console de jogos retrô

Ansioso por alguns videogames clássicos? Você não precisa gastar centenas de dólares procurando consoles antigos Atari ou SNES – basta usar um emulador. Transforme seu computador antigo em uma máquina nostálgica multiplataforma baixando e executando software como RetroArch.

Ele permite que você execute jogos clássicos de estúdios de desenvolvimento há muito esquecidos e vem com vários ajustes e configurações de interface. Como um bônus, você pode executar discos de jogos originais (CDs) da RetroArch.

Falando em videogames, você também pode usá-lo como um servidor de jogos online. A maioria dos videogames multiplayer usa servidores fornecidos pelos desenvolvedores. Mas, ao criar seu próprio servidor, você terá controle sobre a configuração do jogo e reduzirá drasticamente a latência.

5. Reaproveite em outra sala

Você pode reaproveitar o computador antigo em uma sala diferente, como a cozinha ou a garagem. Ele pode fornecer um pouco de música de fundo enquanto você trabalha em seu hobby. E se você precisar obter instruções ou assistir a um vídeo tutorial de DIY, o computador estará lá.

O bom é que o gabinete do computador não precisa estar visível. Se for usá-lo na garagem, por exemplo, você pode colocar a maleta em um armário ou embaixo da sua bancada. Lembre-se de que ainda será necessária ventilação adequada para evitar o superaquecimento.

6. Hospedar câmeras de segurança localmente

Se você tiver várias câmeras de segurança em sua casa, pode se livrar das taxas de assinatura e gravar tudo sozinho. Um sistema de câmera comercial geralmente envia imagens de sua casa para uma empresa de segurança.

Usando seu computador antigo para hospedar as câmeras, você pode executar tudo sozinho e manter as imagens privadas. Você economizará muito dinheiro em taxas, mas precisará obter o software certo para fazê-lo funcionar.

Você também precisa ter em mente que provavelmente precisaria de uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS) para garantir que ela permaneça ligada se houver falta de energia.

Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).