A Internet pode ser uma ótima maneira de fazer as coisas – especialmente quando você está enfrentando uma pandemia. Você pode usá-lo para fazer compras, trabalhar, conectar-se com amigos ou família ou qualquer outra tarefa que deseja conquistar. Mas o que a internet dá, ela também tira. Informações falsas disfarçadas de fatos são comuns na web e estão apenas se tornando mais prevalentes.
De acordo com uma pesquisa recente, mais de 80% das pessoas entrevistadas classificaram a desinformação sobre o governo como um grande problema. Ainda mais preocupante? De acordo com uma pesquisa do Pew Research Center, cerca de 23% dos usuários adultos de mídia social nos EUA dizem que mudaram de opinião sobre uma questão política ou social por causa de algo que viram nas redes sociais no ano passado.
Informações falsas postadas em mídias sociais e sites de notícias podem tornar difícil descobrir em que acreditar. A maioria das pessoas também não consegue identificar notícias falsas. Felizmente, você pode eliminar as informações ruins se focar nas imagens usadas com notícias falsas. Veja como.
Usando imagens para chegar à verdade
Se você quiser não se apaixonar por notícias falsas ou golpes, pode se concentrar em um fator: imagens. É comum que golpistas usem imagens falsas ou editadas em postagens ou notícias falsas para fazer com que as informações pareçam legítimas. Mas se você conseguir descobrir as fotos falsas, poderá localizar informações falsas. Essa tática funciona para qualquer pessoa que queira reconhecer uma campanha de fraude ou desinformação.
Para eliminar as imagens falsas e editadas, você deve:
1. Passe a foto sombreada por meio do Imagens do Google
Você usou a pesquisa reversa de imagens no Imagens do Google? Essa é uma maneira fácil de descobrir onde a foto está sendo usada, para que serve e de onde veio.
Esta ferramenta pesquisa na internet usando uma imagem em vez de palavras. Quando você executa uma foto no Imagens do Google, ela pesquisa e encontra outras imagens semelhantes para que você possa determinar de onde ela veio. Ele também exibirá versões modificadas e corrigidas. Isso o ajudará a discernir se as informações que estão sendo informadas são corretas ou falsas.
Existem três maneiras diferentes de executar uma pesquisa de imagens do Google, e a ferramenta funciona em qualquer navegador:
1. Você pode arrastar a imagem para o campo de pesquisa do Imagens do Google.
2. Você pode copiar o URL da imagem e colá-lo no mecanismo de pesquisa.
3. Você pode clicar com o botão direito em qualquer imagem no Chrome e clicar em “Pesquisar imagem no Google”.
Para executar uma pesquisa reversa de imagens em seu telefone:
- No seu telefone ou tablet, abra o aplicativo do Google ou Chrome.
- Vamos para Imagens do google.
- Procure a imagem que deseja usar e toque nela.
- Para pesquisar com a imagem:
- Toque e segure a imagem e toque em Pesquise esta imagem no Google.
- Ou, se você pesquisar em inglês, no canto superior direito, toque em Pesquisar esta imagem visualmente.
2. Vá para TinEye.com
TinEye.com é outra opção de pesquisa reversa de imagens. Funciona de forma semelhante ao Imagens do Google. Você pode pesquisar por imagem ou realizar uma pesquisa reversa de imagens com o TinEye. A foto será verificada no índice interno, que contém mais de 44,7 bilhões de imagens.
Para usar o TinEye, você também pode arrastar e soltar imagens e começar sua pesquisa. Você também pode copiar e colar uma imagem da área de transferência em seu dispositivo, fazer upload da imagem ou pesquisar pelo URL ou adicioná-la ao Chrome.
3. Solte o URL de uma imagem em ImgOps.com
ImgOps.com é outra boa opção para pesquisar por imagem. Tudo o que você precisa fazer é colar uma imagem na barra de pesquisa do site ou arrastar e soltar um arquivo na página para pesquisar imagens semelhantes em vários sites diferentes. Assim que a imagem for carregada ou o link adicionado, você verá um menu no lado direito da tela que pode usar para clicar e pesquisar no Google, Bing, TinEye, Reddit etc.
4. Analise os dados da imagem com o visualizador EXIF
Outra forma de pesquisar imagens é usar o visualizador EXIF. Esta ferramenta simples permite que você abra uma imagem JPG de seu computador ou um URL e, em seguida, visualize seus dados EXIF. Essas são as informações armazenadas em arquivos de imagem. Ele contém dados como GPS, que permite ver de onde foi tirado, ou até mesmo a contagem do obturador de certas câmeras.
Existem várias opções que você pode usar para visualizar dados EXIF. A melhor maneira é adicione uma extensão do visualizador EXIF ao seu navegador como esta para o Chrome.
5. Adicione uma extensão ao seu navegador
Uma maneira fácil de identificar imagens falsas é adicionar uma extensão ao seu navegador que faça o trabalho por você. SurfSafe é uma ótima opção se você estiver usando o Chrome. O único propósito dessa extensão é ajudar a eliminar notícias falsas, e isso inclui imagens falsas também. Depois de adicioná-lo ao seu navegador, você pode simplesmente passar o mouse sobre uma imagem e o SurfSafe irá classificá-la como segura, com aviso ou insegura.
O desmistificador de notícias falsas da InVID & WeVerify é outra escolha sólida. Esta extensão permite que você obtenha informações contextuais sobre vídeos de mídia social rapidamente, realize pesquisas reversas de imagens e oferece uma tonelada de outras ferramentas para identificar notícias falsas.
6. Denuncie postagens falsas e enganosas sempre que as vir
Se você encontrar imagens falsas ou postagens enganosas com as ferramentas acima, deve relatá-las à plataforma em que estão hospedadas. Seja o Facebook ou um site de notícias confiável, reserve um tempo para apontar que essas informações estão incorretas. Isso ajudará a evitar que outros caiam nas armadilhas que estão sendo armadas na web.
As imagens falsas trazem informações falsas, o que pode causar sérios problemas ao público em geral. É importante ser capaz de discernir o fato da ficção desde o início e com frequência.
Toque ou clique aqui para saber mais sobre o problema das notícias falsas nas redes sociais.