7 maneiras essenciais de proteger sua impressora

Avatar de Redação
08/10/2020 às 14:24 | Atualizado há 4 anos
7 maneiras essenciais de proteger sua impressora 1

Você provavelmente não pensa sobre a segurança da impressora da mesma forma que considera a segurança do seu computador ou roteador. No entanto, é aconselhável manter sua impressora protegida como outros dispositivos em sua rede.

Vejamos algumas maneiras de proteger sua impressora doméstica para reduzir os riscos de segurança. Como cada impressora é diferente, cobriremos etapas genéricas e usaremos exemplos sempre que possível.

1. Mantenha o firmware da impressora atualizado

Como qualquer outro dispositivo de computação, as atualizações são uma forma vital de proteger sua impressora. Embora as impressoras geralmente não recebam patches com a mesma frequência que os dispositivos, ainda vale a pena checá-los de vez em quando.

Se a sua impressora tiver um visor interativo, você provavelmente poderá usá-lo para verificar se há atualizações. Por exemplo, em um modelo HP OfficeJet, você pode ir para Configuração> Atualização da impressora para verificar as atualizações mais recentes. Isso também permite que você escolha instalar novas atualizações automaticamente, o que deve ser feito por conveniência.

Você também pode usar o software para PC da impressora para verificar se há atualizações. Na mesma impressora HP, você pode abrir o HP Smart, clicar em sua impressora e ir para Configurações avançadas> Atualização da impressora para verificar no seu PC.

A instalação de atualizações remove vulnerabilidades em versões mais antigas que podem ser exploradas contra você.

2. Não conecte sua impressora à rede

É mais conveniente colocar a impressora na rede doméstica, tornando-a acessível a outros dispositivos, como telefones e laptops. No entanto, como a maioria das decisões de segurança, essa maior conveniência acarreta menos segurança.

Se alguém invadisse sua impressora em sua rede, eles poderiam usar isso para invadir mais profundamente sua infraestrutura. Muitos hacks de segurança acontecem no elo mais fraco da rede e, se sua impressora atender a esse requisito, você não deve expô-la à rede.

Em vez disso, conecte sua impressora ao computador com o qual você a usa com mais frequência usando um cabo USB e imprima todos os seus documentos por meio dele. Dessa forma, sua impressora não ficará exposta à rede. Se isso não for viável, conecte sua impressora à rede de convidados do roteador para que fique isolada de dispositivos mais sensíveis.

3. Acesso remoto protegido por senha

Muitas impressoras modernas conectadas em rede, incluindo nosso exemplo HP OfficeJet, permitem que você gerencie sua impressora remotamente por meio de uma interface da web. Embora útil, isso não é algo que você gostaria que qualquer pessoa fizesse.

Para ver se a sua impressora oferece suporte a esse recurso, digite o endereço IP no navegador ou abra o aplicativo associado. Por padrão, isso não requer uma senha, então você deve habilitar uma. Para o Embedded Web Server da HP, você encontrará esta opção em Configurações> Segurança> Configurações de senha.

Agora, mesmo que alguém em sua rede descubra o endereço IP de sua impressora, não poderá fazer nenhuma alteração nele.

4. Restrinja quem pode imprimir de seu computador

Se você tiver muitos usuários em seu computador e não quiser que todos tenham permissão para imprimir ou gerenciar o dispositivo, você pode usar uma opção do Windows para permitir que apenas alguns usuários acessem sua impressora.

Para configurar isso, vá para Configurações> Impressoras e scanners. Clique na sua impressora na lista e escolha Gerir. Na tela resultante, clique em Propriedades da impressora para abrir mais opções para ele.

Agora, mude para o Segurança guia no Propriedades janela. Você verá uma lista de usuários e grupos em seu computador, na qual você pode clicar para ver suas permissões atuais com a impressora. Se você quiser evitar que um grupo ou usuário execute uma ação, selecione-os e marque o Negar caixa para qualquer campo que você deseja evitar.

Observe que isso se aplica apenas a usuários em seu PC. Se a impressora estiver na sua rede, as pessoas ainda podem imprimir de outros dispositivos sem restrição.

5. Lembre-se também da segurança física da impressora

Muitas opções de segurança da impressora, como exigir um PIN para imprimir um trabalho, estão disponíveis apenas em modelos de nível empresarial. Apesar disso, você ainda deve considerar a segurança física da impressora em sua própria casa.

Na maioria dos casos, você não precisa se preocupar muito com a privacidade física de seus documentos. Contanto que sua casa seja segura, sua impressora interna também está.

No entanto, se você mora em um espaço compartilhado, como um dormitório, evite imprimir qualquer coisa confidencial, a menos que esteja pronto para retirá-la imediatamente. Você nunca sabe quem poderia encontrar o que você imprimiu e roubá-lo antes de você chegar lá.

A mesma regra se aplica quando você imprime algo apenas para seus olhos. Não é uma boa ideia, digamos, imprimir remotamente informações protegidas enquanto você está de férias. Na chance de alguém invadir sua casa ou algo semelhante, deixar informações críticas na impressora seria um problema. Em geral, imprima apenas quando estiver pronto para pegá-lo imediatamente.

6. Proteja sua impressora em rede

Se você decidir colocar sua impressora na rede, reserve alguns minutos para verificar se a rede doméstica está segura. Isso reduzirá a chance de um invasor usar sua impressora (ou qualquer outro dispositivo) de forma mal-intencionada.

No mínimo, você deve exigir uma senha forte para se conectar à sua rede e alterar a senha padrão para fazer login no roteador. Isso torna muito mais difícil o acesso de pessoas indesejadas à sua rede.

Dê uma olhada em nossas dicas essenciais de segurança do roteador para mais itens que você deve revisar.

7. Considere a segurança avançada da impressora

Levar em consideração as dicas acima deve ser suficiente para proteger sua impressora na maioria dos casos. Mas se quiser ir mais longe, você pode usar algumas ferramentas avançadas para maior segurança da impressora.

Um deles é usar um firewall no computador ou roteador para restringir as solicitações de impressão em rede. Se você não desabilitou totalmente esse recurso, mas ainda deseja bloquear alguns usos dele, um firewall pode ajudá-lo a restringir a funcionalidade.

RELACIONADOS: 5 razões pelas quais você deve usar um firewall

Da mesma forma, você pode gerenciar várias portas de rede no painel de configuração do roteador. Como há várias portas usadas para várias facetas de impressão (como o Bonjour da Apple) que você pode não precisar, desligá-las impede que usuários mal-intencionados as acessem também.

Onde gerenciar as portas depende do modelo do seu roteador; consulte nossa discussão sobre encaminhamento de porta para obter mais informações sobre isso, que também o ajudará a encontrar o menu correto.

Mantendo sua impressora segura

Agora você conhece as ferramentas à sua disposição para proteger sua impressora doméstica. Embora não seja um parâmetro de segurança tão vital quanto o seu roteador, manter sua impressora segura ainda é inteligente e não é difícil de fazer.

Caso você não tenha algumas das opções acima em seu modelo, pode ser hora de atualizar para uma nova impressora.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ