Nossos melhores amigos hoje tornaram-se os pequenos dispositivos que carregamos o tempo todo em nosso bolso, os celulares. A necessidade do uso desses dispositivos é fato, mas tornar isso um vício ou não conseguir parar o vício em celular pode ser ainda mais prejudicial à sua saúde mental e física.
- Como desativar o modo de segurança do celular [Android e iPhone]
- Como usar LED do celular para notificações [Android e iPhone]
Dicas que podem te ajudar a parar o vício em celular
1. Desative as notificações
Uma das principais distrações com celular são as notificações de mensagens que aparecem o tempo todo no topo do celular. Essas notificações podem ser o principal foco que te impedem de parar o vício em celular, sempre mandando notificações para te manter o tempo todo conectado.
Você pode facilmente contornar isso em seu dispositivo, na seção de notificações. A opção varia de celular para celular, mas geralmente é encontrada uma seção exclusiva para “Notificações”.
Escolha as aplicações que gostaria de impedir as notificações, deixando aquelas que forem mais essenciais para você ativada. Recomendamos que deixe apenas o seu telefone ou app de mensagens caso tenha alguma emergência e você tenha que ser contactado, mas deixe desativado caso não julgue necessário.
- Dicas de Segurança para Usar Aparelhos Eletrônicos em Casa
- 6 Dicas Essenciais para Jogar Online com Segurança
- 8 apps para praticar inglês com IA no Android e iPhone
2. Remova aplicativos desnecessários
Se você tem tentado parar o vício em celular por que precisa focar em seus estudos, talvez seja hora de desinstalar aplicações que estejam atrapalhando o seu desenvolvimento. Aplicativos de redes sociais e mensagens instantâneas, estão constantemente te “entupindo” de informações e vídeos atrás de vídeos que só manipulam a sua dopamina.
Pode parecer impossível se livrar delas, mas dificultar o seu acesso ao desinstalar as aplicações irão só beneficiá-lo. Ao desinstalar tais aplicações você sempre poderá voltar atrás, mas não que isso seja extremamente necessário.
3. Utilize o modo hora de dormir
Outro problema que o vício em celular pode acarretar é perder a hora de ir dormir e sempre acordar arrependido por não ter feito o que você prometeu a si mesmo. Felizmente, os celulares vêm com um modo de ativar a “Hora de dormir”, que auxiliam o usuário a saber quando parar de utilizar o celular.
Você mesmo pode programar o sistema para criar uma notificação e deixar a tela em preto e branco durante todo o período definido.
A ferramenta pode ser localizada no despertador de seu dispositivo móvel.
4. Pare de utilizar o celular e outros eletrônicos 2 horas antes de se deitar
Se a dica anterior não fora suficiente para parar o vício em celular e conseguir ter uma boa noite de sono, talvez seja hora de fazer um “detox” de eletrônicos de pelo menos 2 horas, que segundo o Dr. Paulo Muzy pode te beneficiar em se desconectar e evitar o contato com a luz azul que prejudica o seu sono.
Além disso, evite mandar mensagens para pessoas que você sabe que não te responderão de imediato, justamente para tornar o processo de desconexão muito mais fácil. Assistir TV também faz parte do “detox”, aproveite esse tempo para ler um bom livro ou fazer outra atividade que não envolva aparelhos eletrônicos.
5. Defina limites para utilizar os aplicativos
Parar o vício em celular é um processo difícil quando se está em um estágio bem avançado, mas existem outras soluções para você. Na grande maioria dos dispositivos móveis com Android, há um recurso que possibilita um aviso de limite do tempo de uso por aplicativo.
Esse recurso está disponível em quase todos os apps, mas em aplicativos de redes sociais é certeza que ele estará presente.
Você pode localizar a opção através das configurações do aplicativo, acessando Configurações > Aplicativos > “Rede social ou app que desejar”.
6. Utilize o modo de controle parental
Quando se é pai de uma criança ou adolescente, nem sempre é possível controlar o que ele vai ver na internet ou quanto tempo de uso cada um deles deve ter ao utilizar o celular. Mas, existe uma alternativa muito interessante para aqueles pais preocupados em ajudar seus filhos a parar o vício em celular.
Nós escrevemos um artigo sobre O que é o Google Family e como usar e que mostrará todos os passos necessários para você conseguir ter um controle maior do conteúdo acessado por seu filho.
7. Troque seu vício por uma atividade física
Na grande maioria das vezes, as pessoas que possuíam algum tipo de vício não conseguem ficar longe por muito tempo. Alguns relatos mostraram que substituir um vício por outro pode fazer com que a pessoa largue velhos hábitos prejudiciais pelo novo hábito.
O vício em celular está diretamente relacionado com a liberação de dopamina que é o hormônio responsável pela satisfação, que também é muito viciante. Um outro hormônio que é viciante, mas possui um benefício maior é a “endorfina”, liberado ao praticar exercícios físicos regulares.
Quando se tem uma constância no treinamento seu corpo passa a liberar mais endorfina, dando prazer a cada exercício realizado. Entretanto, quando a liberação de dopamina já está em um estágio bem avançado, você pode não sentir tanto prazer nos exercícios no início, mas seguir as dicas anteriores podem te ajudar a controlar.
8. Procure ajuda médica
Quando todos as dicas anteriores não foram o suficiente para parar o vício em celular, talvez seja hora de aceitar que você precisa de ajuda médica.
Psicólogos e Psiquiatras podem chegar na raiz do problema e te ajudar a parar o vício em celular, mas lembre-se sempre que o processo não é do dia para a noite, você sempre terá de se esforçar para chegar no melhor resultado.
Com informações: CNN.