8 maneiras de carregar seu celular sem fio

Avatar de André Luiz
12/02/2024 às 14:17 | Atualizado há 5 meses
8 maneiras de carregar seu celular sem fio 1

Novas formas de carregar seu telefone sem fio estão cada vez mais presentes em objetos comuns do dia a dia. Está ficando para trás a época em que você apenas colocava o telefone em um carregador sem fio volumoso. Agora existem diversas maneiras de carregar dispositivos compatíveis com Qi, e algumas delas estão escondidas em objetos cotidianos ao seu redor.

Em um Suporte de Carro

Suportes de carro são quase onipresentes. Menos conhecidos, no entanto, são os suportes de carro capazes de carregar seu telefone. Esses acessórios úteis se parecem com suportes de carros comuns, exceto que a base onde seu telefone repousa contém bobinas de carregamento sem fio.

Há mais variação entre esse tipo de carregador do que se poderia esperar. A maioria utiliza o mesmo tipo de braços laterais que seguram seu telefone no lugar. Aqueles com maior compatibilidade de telefone implementam carregamento sem fio Qi e param por aí. Outros modelos, como o Mophie Wireless Charging Vent Mount with MagSafe, seguram seu telefone no lugar usando ímãs potentes. Tais suportes geralmente visam os iPhones, mas existem várias maneiras de usar os acessórios MagSafe com telefones Android também.

Se você está no mercado em busca de um carro novo, talvez nem precise de um suporte de carro. Muitos modelos vêm com uma base de carregamento sem fio Qi embutida, geralmente escondida em algum lugar ao redor do console central.

Na Traseira de Outro Telefone

O carregamento sem fio costuma ser uma funcionalidade reservada para telefones mais caros, e entre esses dispositivos, há um tipo menos comum de carregamento sem fio que é um luxo. Essa é a capacidade de carregar outro telefone, fones de ouvido sem fio ou outros dispositivos compatíveis com Qi na traseira do seu telefone. A funcionalidade tem vários nomes, como Wireless PowerShare da Samsung.

O carregamento reverso sem fio provavelmente não será o seu principal meio de carregamento. O processo demora, com velocidades limitadas a cerca de 5W. Isso também esgota a energia que você tem em seu telefone. Pense nisso como um benefício inesperado que é bom de ter em emergências.

Diretamente em Sua Mesa

O carregamento sem fio não é mais a novidade que já foi, mas se você quer injetar um pouco de magia na experiência, exiba o carregamento do seu telefone apenas colocando-o em sua mesa.

A Kew Labs fabrica o Carregador Sem Fio Invisível, que se fixa na parte inferior de uma mesa ou de outras superfícies não metálicas com menos de 17mm de espessura. Como o carregador fica escondido, seu telefone parece estar carregando enquanto descansa sobre a mesa.

Na sua Mesinha de Cabeceira

Uma mesa de cabeceira é um local natural para um carregador com fio ou sem fio, além de uma luminária e de uma pilha de livros incessantemente inacabados. Enfiar um carregador sem fio em sua luminária não fará nada para ajudá-lo a se manter em dia com suas leituras, mas ainda assim pode reduzir a desordem.

Mesinhas de cabeceira com carregamento sem fio têm bases planas para você colocar seu telefone. Algumas também possuem portas USB adicionais, para que você possa conectar um cabo quando precisar carregar seu telefone mais rapidamente ou alimentar vários dispositivos ao mesmo tempo. A IKEA NYMÅNE com carregamento sem fio e porta USB-C é uma dessas luminárias.

Em uma Luminária

Um carregador sem fio ocupa um espaço visível em sua mesa. Para transformá-lo em uma obra de arte, considere um carregador que também funciona como uma moldura para fotos. Para uma moldura de fotos bastante marcante, dê uma olhada na PowerPic da Twelve South.

Com um painel de vidro servindo como prateleira onde seu telefone repousa, o PowerPic já se destaca como uma escolha de design convincente mesmo sem uma foto dentro da moldura. No entanto, a capacidade de inserir qualquer foto 4 x 6 transforma isso em algo que você pode colocar em qualquer balcão, mesa ou prateleira sem parecer fora do lugar. Também não é todo dia que você pode personalizar o visual físico do seu dispositivo tecnológico.

Em muitos telefones mais recentes, o carregamento com fio se tornou rápido o suficiente para que deixar seu telefone carregando enquanto você toma banho forneça energia suficiente para durar a maior parte do dia. Carregar durante a noite pode fazer mais mal do que bem.

No entanto, há uma certa magia em não ter que alcançar cabos, e se você quer participar dessa diversão, saiba que a diferença na saúde da bateria entre o carregamento com fio e o sem fio é bastante negligenciável.

Quase todas as abordagens de carregamento sem fio têm a mesma desvantagem: você tem que deixar seu telefone descansar por um longo período de tempo. Um suporte de carregamento sem fio pelo menos permite que você assista a um vídeo enquanto seu telefone carrega, mas a maioria dos outros é melhor usada apenas quando você está ouvindo áudio ou dormindo.

Isso muda quando você tem uma bateria que adere magneticamente à parte traseira do seu telefone, como a Anker 622. Essas baterias grudam na parte de trás de um iPhone usando o MagSafe. Com uma bateria assim presa à parte de trás do seu telefone, você pode continuar a usar o seu dispositivo normalmente, seja caminhando ou sentado em uma cadeira enquanto seus polegares mexem. A bateria da Anker também vem com um suporte para que você possa apoiar seu telefone a qualquer momento.

Em um Porta-Retrato

Um carregador sem fio temático é uma maneira de trazer mais estilo à tecnologia que está sempre à vista em sua casa. O carregador sem fio de um porta-retrato é uma ótima maneira de misturar tecnologia e design, especialmente se você gostaria de disfarçar a presença do carregador em uma sala de estar ou escritório. Contudo, a nova onda de carregadores sem fio também oferece uma alternativa simplificada e prática para recarregar telefones no trabalho ou em casa.

Use a sua criatividade para encontrar maneiras inovadoras de incorporar o carregamento sem fio em seu cotidiano, seja escondendo-o em móveis, exibindo-o como uma obra de arte ou usando acessórios úteis que o tornam mais prático do que nunca.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ