9 dicas de como economizar bateria do seu celular

Essas dicas de como economizar bateria do celular irão ajudar você a chegar ao fim do dia sem precisar passar perto de uma tomada.
Atualizado há 5 anos
ecnomizar bateria destaque

Outros destaques

Palavra-chave: Google Street View_CAPTURES
VPN
Green Card
Arquivos corrompidos
5 Melhores Web Scrapers para Coletar Dados Eficientemente

Economizar bateria do celular é uma das maiores preocupações dos usuários. Por mais que os processadores, memórias, câmeras e etc evoluam, a bateria é a exceção e segue na contra mão, diminuindo a cada lançamento o tempo de sua duração. Porém, existem algumas dicas que podem ajudar muito a você, pelo menos, chegar ao fim do dia com um pouco de bateria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Claro, que essas dicas não fazem milagres. Enquanto as baterias de grafeno – próximo passo na evolução das baterias – não chegam, essas dicas de como economizar a bateria do seu celular irão ajudar você bastante. Vamos lá então.

1 — Reduza o brilho da tela

Reduzir o brilho da tela do celular é um dos principais modos de economizar bateria do seu celular.

A maioria das pessoas acaba por utilizar o brilho automático da tela em seus smartphones. Isso é comodo, porém consome muita energia. Embora muito inteligente, esse modo tem como foco principal o conforto da leitura. Isso significa que, muitas vezes, ele vai aumentar o brilho da tela quando você estiver em um ambiente fechado, embora talvez não tenha necessidade.

O fato é que, na maioria das situações, estar com o brilho em apenas 40 ou 50% de brilho, já seria suficiente para você conseguir ler confortavelmente qualquer coisas. Fixar, manualmente, o brilho nisso irá economizar bastante energia. Ou seja, diminua o brilho sempre que puder.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

… na maioria das situações, estar com o brilho em apenas 40 ou 50% de brilho, já seria suficiente.

Claro, o ideal na hora de otimizar a bateria seria ajustar manualmente a todo momento. Porém, temos que também economizar as baterias do nosso corpo, e ficar pensando em celular não ajudaria nisso.

2 — Conexão com a operadora (3G, 4G e 5G)

A antena responsável por conectar seu celular com a operadora é um dos componentes que mais consomem energia, maneirar nessa conexão reduzirá o tempo que você fica preso em uma tomada.

Leiam também5G: o que é como funciona a conexão do futuro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois da tela, o componente que mais gasta bateria em um celular é sua antena de rádio, sendo um grande vilão na hora de economizar bateria. Rádio aqui, não é rádio FM, se trata da conexão que seu celular faz com sua operadora. Ele fica 100% do tempo se conectar com a antena da sua operadora que, muitas vezes, está há alguns quilômetros de distância. Isso exige muita bateria, quanto mais o sinal precisa ficar forte, mais energia é gasta.

Sendo assim, não estar conectado com sua operadora seria o ideal. Claro que um celular sem conexão com operadora não faria o menor sentido, sendo assim, a palavra aqui é equilíbrio. Se pergunte:

Respondendo a essas perguntas, você pode chegar a conclusão de que pode desligar a conexão com a operadora em alguns momentos, aumento a duração de sua bateria.

Lembre-se que ficar longe das redes sociais de vez em quando é bom para saúde também.

3 — Wi-fi e Bluetooth

O Wi-Fi e o bluetooth consomem muita energia, desligar ambos ou um deles pode ser a chave para ganhar alguns minutos, ou horas de bateria do fim do dia.

Essas duas funções são responsáveis por gastar uma quantidade de bateria considerável. O ideal é mantê-las desativadas, mas caso não seja possível, use somente quando necessário e, em outras ocasiões, deixe desativado. Vale o mesmo principio da conexão com a operadora.

Particularmente falando do bluetooth, você tem algum equipamento bluetooth? Se responder não, porque deixar ligado essa função que você não usa? Lembre-se que quando ativada, além do consumo de estar ligada, ela fica constantemente procurando equipamentos ao redor, consumindo ainda mais energia.

4 — Localização

Manter a localização ligada é um dos vilões que mais consomem energia do celular. Desativar é uma boa opção na hora de otimizar a bateria do celular.

Hoje em dia, é comum utilizarmos esse serviço em diversas ocasiões, mas tome cuidado para que ela não fique ativada em segundo plano, pois isso faz com que a bateria se esgote mais rápido. Portanto, evite ligá-la quando não estiver precisando.

Analise bem quando você precisa disso. Se você fica sempre no mesmo lugar, durante o dia todo, por qual motivo você precisa manter sua localização ligada? Pense bem.

5 – Sincronização automática

ecnomizar bateria

Estamos ligados a vários recursos simultâneos, por isso, cada vez que você executa uma ação que afeta esses recursos, o celular sofre atualizações. Essa função, apesar de ser essencial e facilitar a vida do usuário, acaba por consumir bastante bateria.

Por isso, para você economizar, ative esse recurso em momentos específicos, de preferência quando não estiver com dificuldade para manter seu smartphone carregado.

Além disso, uma ferramenta importante para navegar com tranquilidade na internet e desfrutar de todos os recursos de forma segura é a utilização de um antivírus para Android ou iOS, que mantenha seu dispositivo protegido contra qualquer ameaça que pode infectar o sistema e consumir ainda mais a duração da sua bateria.

Mulher com celular na mão

6 — Modo avião

O modo avião é para aqueles momentos que você pode estar totalmente desconectado da internet e de receber ligações. Use e abuse, é o melhor modo de economizar energia.

O modo avião é o suprassumo modo de economia. Ele desconecta tudo o que falamos acima: sua conexão com a operadora, internet, seu Wi-Fi, localização e Bluetooth.

Você só estará gastando sua tela. Ou seja, é um ótimo modo para praticar sua leitura! E, se mesmo assim, você querer ler algumas páginas na internet, já ensinamos como acessar páginas da internet estando offline (clique aqui).

7 — Ative o modo economia de energia

O modo de economia de energia é diferente em cada smartphone, mas a função é a mesma: otimizar todo o smartphone ao ponto que consuma o mínimo de energia possível, continuando usável.

Vai chegar o momento que você já aplicou todas as dicas acima e sua bateria chegou a 15 ou 10%, o que fazer se você estiver longe da tomada? Ative o modo economia de energia. Cada marca de celular possui um modo de economia, com diferentes graus. Mas, basicamente, ele irá: colocar a tela no brilho mínimo, desligar as conexões (algumas marcas não fazem isso), desativar localização e sincronização e ainda irão diminuir os recursos gráficos do celular.

Mas, você não precisa esperar ele entrar automaticamente. Você pode ativar quando bem entende, ajudando assim seus planos de economizar bateria do seu smartphone.

8 — Aplicativos em segundo plano prejudicam a economia de bateria

ecnomizar bateria redes sociais

Alguns aplicativos consomem muita energia em segundo plano, já que ficam o tempo todo ativos. Fechar ou não usar é uma boa tática.

Os grandes vilões são os de redes sociais como o Facebook, Twitter e semelhantes. De vez em quando, aperte o botão de multitarefa e feche eles.

Se usa pouco, o que você pode fazer é acessar eles na versão web, diretamente do navegador do celular. Isso irá ajudar muito na hora de diminuir o consumo de energia do seu celular.

9 — Modo noturno (somente em telas AMOLED)

O Modo noturno é moda. Embora em telas IPS não ajudam nem atrapalham na bateria, nas telas de AMOLED chegam a reduzir em até 30% o consumo da bateria! Use ele!

Se você não entende muito bem o porque, aqui temos um artigo super técnico que explica tudo a respeito.

Então essas são as nossas 7 dicas de como economizar energia do seu celular, gostaram? Vocês tem algum que não esteja descrita acima? Deixem nos comentários!

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.