Afinal, o que é o SmartThings da Samsung? Para que serve e como usar

O SmartThings é uma funcionalidade do ecossistema da Samsung, que não é muito conhecido
Avatar de Nalbert Gomes
Atualizado há 12 meses
smartthings samsung

Outros destaques

Atualizações do Windows 11
estatísticas de passkeys
Acesso remoto
Como Silenciar Alguém no Threads: Passo a Passo Simples
Google Lança Aplicativo Gemini para iPhone: Tudo que Você Precisa Saber

O aplicativo SmartThings, é algo totalmente desenvolvido pela Samsung, que possui como objetivo tornar as casas conectadas. Ele é gratuito, e está disponível para Android e iOS, além de ser compatível com eletrodomésticos, TVs e muito mais. Vamos conhecer mais sobre o app abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é o SmartThings?

smartthings app
(Imagem: Samsung)

Como já dito, o principal objetivo do SmartThings é tornar as coisas mais conectadas. Por meio dele, o usuário consegue controlar qualquer coisa que seja compatível. Dentre os itens, é possível controlar lâmpadas, ligar a TV ou até mesmo o ar-condicionado.

Depois de baixar o aplicativo no seu celular, poderá criar rotinas ou cenários, para que toda sua casa funcione do jeito que deseja.

Ele é uma espécie de hub de monitoramento, na palma da sua mão. Qualquer usuário consegue baixar, e fazer toda a configuração, seguindo os passos do próprio SmartThings.

O foco do app, é otimizar a maneira como você utiliza algumas coisas no dia a dia. Por exemplo, é possível configurar seu ar condicionado, para que ele fique na temperatura desejada, antes de você chegar em casa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Além disso, também é possível mudar a temperatura da sua geladeira, ajustando para uma temperatura desejada, e que não prejudique os alimentos.

Como usar o SmartThings?

smartthings
(Imagem: Samsung)

Mesmo sendo desenvolvido pela Samsung, o SmartThings não possui restrições. Ou seja, usuários de Samsung, Apple, Motorola e Xiaomi podem usar o aplicativo sem nenhum problema. O único requisito necessário, é que o sistema seja superior ao Android 6 e ao iOS 10.

Outro requisito necessário, é que o dispositivo tenha pelo menos 2 GB de memória RAM. Caso seu celular atenda a esses requisitos, conseguirá instalar o aplicativo no celular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para realizar a instalação, basta procurar o aplicativo na loja, seja ela a App Store, ou a Google Play Store. Como já dito o aplicativo é gratuito, então basta instalar ele e usar sua conta da Samsung. Caso não tenha, crie uma através do app.

Com tudo realizado, você terá que sincronizar seu celular com todos os dispositivos inteligentes. Não se preocupe, os dispositivos não precisam ser da Samsung. O SmartThings é compatível com smart TVs, lâmpadas smart, aparelhos de ar-condicionado, eletrodomésticos e tomadas inteligentes, e muito mais.

Se você está na dúvida se o aparelho que tem em casa é compatível com o SmartThings, é possível confirmar a informação no site oficial da Samsung. Nele basta selecionar a categoria do produto desejado e fazer uma busca, que pode ser pelo número de série do dispositivo.

Além disso, é importante saber que o aplicativo, oferece conexão com vários assistentes virtuais, sejam eles Alexa, Google Assistente e Bixby. Tudo isso, com o objetivo de tornar sua casa ainda mais conectada.

Por meio desta função, é possível controlar os aparelhos com comandos de voz, sem tocar no celular. Para conectar o dispositivo, será necessário conectar sua conta da Amazon ou do Google no SmartThings, e fazer as configurações do comando de voz no aplicativo do assistente.

O SmartThings é seguro?

smarthings
(Imagem: Samsung)

Focado na segurança do dispositivo, é provável que nos próximos anos, a identificação de dispositivos compatíveis seja mais fácil. Isso por que a Samsung está participando do programa US Cyber ​​Trust Mark, também conhecido como Internet of Things Labeling Initiative.

O objetivo do programa US Cyber ​​Trust Mark é criar novos rótulos que possam informar os clientes sobre questões de segurança e privacidade para dispositivos inteligentes.

Essas etiquetas aparecerão na embalagem do produto ao lado de um código QR, que, uma vez digitalizado, oferece informações adicionais.

As informações fornecidas pelo código QR incluem o tipo de dados pessoais que ele pode compartilhar, como armazena senhas e dados confidenciais, como se comunica com outros dispositivos, entre outras.

O vice-presidente executivo da Samsung, Jaeyeon Jung, disse que a empresa está comprometida em se envolver com todas as partes interessadas no desenvolvimento da iniciativa US Cyber ​​Trust Mark.

Com toda essa repercussão, a Samsung também destacou que o SmartThings não é apenas uma plataforma segura, mas também aberta e interoperável.

Desse modo, os dispositivos SmartThings devem passar por testes de segurança extensivos para garantir conexões seguras entre todos os dispositivos.

Lembrando que além dessa opção da Samsung, vale dar uma olhada nas lojas de aplicativos, pois existem outras opções em apps com o objetivo de conectar dispositivos inteligentes.

Porém, como já dito acima, é importante analisar bem as opções, visto que aplicativos assim tem acesso a muitos dados sensíveis. Priorize a sua própria segurança, antes de escolher uma opção de app.

Agora diga para nós, você já conhecia o aplicativo SmartThings? Costuma usar no seu dia a dia? Diga para nós nos comentários abaixo e compartilhe com outras pessoas.

 

Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.