Wombo: app gratuito cria deepfakes de qualquer pessoa

Veja como o app Wombo consegue criar deepfake gratuitas de qualquer pessoa, incluindo artistas e até seus amigos
Avatar de Redação
18/03/2021 às 15:21 | Atualizado há 3 anos
Wombo: app gratuito cria deepfakes de qualquer pessoa 1

Se você sempre quis ver a Mona Lisa cantar “I Will Survive”, você está com sorte. Graças à magia da inteligência artificial, agora você pode transformar qualquer foto em um videoclipe musical usando uma Deepfake. O aplicativo Wombo é capaz de criar clipes usando o rosto de qualquer pessoa cantando “Don’t Cha” do The Pussycat Dolls, “Never Gonna Give You Up” e outros hits pop.

Esta ferramenta divertida permite criar vídeos digitais de quem você gosta sincronizando músicas famosas. Nas últimas duas semanas, sua popularidade explodiu com mais de 2,2 milhões de downloads e 15 milhões de deepfakes cantantes criadas. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o novo aplicativo divertido. O nome dele é Wombo e já foi até matéria no programa da Ana Maria Braga na Rede Globo.

Cante com as estrelas em Wombo.ai

O CEO da Wombo.ai Ben-Zion Benkhin trabalha rapidamente. Ele teve a ideia em agosto de 2020, contratando sete pessoas para criar um aplicativo beta. Poucos meses depois, ele disparou para o estrelato. Provavelmente devido à facilidade de uso.

A tecnologia por trás do aplicativo também é supereficaz. Ao escolher uma música da biblioteca do Wombo.ai, você também está escolhendo um conjunto pré-gravado de movimentos. Nos bastidores, o estúdio contratou performers para cantar cada música e os técnicos gravaram os movimentos faciais, oculares e labiais.

O aplicativo então aplica esses movimentos a qualquer modelo que o usuário escolher. Por exemplo, se você quiser que Danny Devito cante “Don’t Cha” do The Pussycat Dolls, o aplicativo mapeia seu rosto e o combina com os movimentos pré-gravados do artista. Legal né?

Até agora, você só pode fazer vídeos com 15 canções de meme famosas, incluindo o clássico de Rick Astley, “Never Gonna Give You Up”. Claro, se você não for um bom cantor, também pode enviar uma selfie para se compartilhar cantando uma dessas músicas.

Isso reflete uma tendência crescente de uso da tecnologia deepfake para fins engraçados. No entanto, essa tecnologia também representa um grande risco de segurança. A pesquisa mostra que os cibercriminosos têm ainda mais acesso à perigosa tecnologia deepfake, que se tornou tão avançada que é quase impossível identificá-la.

Para baixar o Wombo, basta clicar aqui.

É seguro?

Como sempre, você deve ter cuidado ao enviar fotos privadas para plataformas públicas. Afinal, você nunca sabe onde eles vão parar. Por exemplo, se você fez upload de fotos para a web ao longo dos anos, é provável que tenham sido jogadas nos sistemas de reconhecimento facial do FBI.

Não é incomum para os desenvolvedores treinarem algoritmos de reconhecimento facial com imagens de diferentes sites – sem avisar os proprietários das fotos, infelizmente.

Felizmente, Wombo.ai não parece manter as fotos que você carrega. Quando você carrega uma selfie, os dados faciais são enviados para a Amazon Web Services para a animação. Amplitude, uma plataforma de análise, estuda como usuários como você usam o aplicativo. A política de privacidade diz que Wombo.ai excluirá “dados de características faciais” – embora não especifique o que isso significa exatamente.

No geral, parece que este é um aplicativo seguro, mas lembre-se de ter cuidado ao enviar fotos para aplicativos de terceiros.

SUGESTÕES PARA VOCÊ