As 6 melhores alternativas do Android para o AirDrop

Avatar de Redação
16/11/2020 às 16:50 | Atualizado há 4 anos
Outros destaques

Mesmo se você for um fã do Android, você tem que admitir que o AirDrop da Apple é muito útil, pois torna a transferência de arquivos entre dispositivos iOS e Macs rápida e fácil. Não há necessidade de cabos USB ou software em nuvem – você apenas procura outros dispositivos por Bluetooth ou Wi-Fi e filma os dados.

close-up de pessoa usando smartphone Android

O Google tem uma alternativa chamada Nearby Share, mas que atualmente só oferece suporte para Android e Chrome OS. Portanto, se você quiser compartilhar dados com um PC, precisará de um aplicativo separado para fazer o trabalho.

Com esses aplicativos Android, você pode enviar fotos, aplicativos, vídeos e muito mais de um dispositivo para outro com facilidade.

1. ShareMe

Este aplicativo Xiaomi é uma das alternativas mais básicas do Android para o AirDrop. Para enviar um arquivo para outro telefone, a outra pessoa também precisa ter o aplicativo instalado. Para trocar, basta ler um código QR para compartilhar dados por Bluetooth ou Wi-Fi.

A opção Webshare, entretanto, cria um hotspot ad-hoc. Em seguida, outros dispositivos, incluindo PCs, podem acessar isso para receber arquivos. É um pouco estranho, pois você precisa gerar um novo SSID e senha todas as vezes, mas funciona bem.

A maneira mais fácil de compartilhar arquivos com um PC é o Compartilhar no PC função. Supondo que seu telefone e computador estejam na mesma rede Wi-Fi, isso configura um servidor FTP, que você acessa do navegador da web de seu PC. No entanto, ele não permite que você veja miniaturas ou selecione vários arquivos de uma vez, como fazem alguns aplicativos do tipo AirDrop para Android.

Baixar: Compartilhe me (Livre)

2. Snapdrop

Tecnicamente, o Snapdrop não se encaixa nesta lista, porque não é realmente um aplicativo Android. Em vez disso, é um aplicativo da web que você acessa do navegador da web no seu dispositivo — seja um smartphone ou um PC de mesa.

Assim que você abre a página da web do Snapdrop, seu dispositivo recebe um nome. Você também verá os nomes de quaisquer outros dispositivos em sua rede com essa página aberta.

Toque ou clique nos ícones de outros usuários para abrir um navegador de arquivos. Isso permite que você selecione o que deseja enviar. Depois disso, o outro usuário tem a opção de ignorar ou baixar o arquivo.

Leia mais: Como transferir arquivos do Android para o PC

É rápido, simples e de código aberto, portanto, não há anúncios ou custos.

Visita: Snapdrop (Livre)

3. Zapya WebShare

O WebShare permite compartilhar aplicativos entre seu telefone e outro dispositivo, usando uma interface gráfica em seu navegador da web.

De lá, você pode ver fotos, reproduzir vídeos e áudio, compartilhar a tela do seu telefone e até mesmo controlar remotamente a câmera. Ser capaz de ver visualizações de arquivos antes de transferi-los é perfeito se você estiver procurando por uma imagem ou vídeo específico.

Como bônus, o WebShare também inclui um criador de GIF, uma função de captura de tela de vídeo e um limpador de armazenamento para seu telefone. Se você vê esses recursos como úteis ou apenas inchaços, depende de suas necessidades.

Infelizmente, não há como remover anúncios. Isso é uma pena, porque eles podem ficar um pouco irritantes às vezes, frequentemente aparecendo e cobrindo a maior parte da tela.

Baixar: Zapya WebShare (Livre)

4. Compartilhamento fácil

Para compartilhar arquivos de um telefone para outro usando este aplicativo, ambos devem ter o Easy Share em execução. Uma pessoa bate Compartilhar; o outro seleciona Enviar.

Usando um navegador da web, você pode acessar o servidor HTTP do Easy Share. O aplicativo fornece um endereço IP, que você digita em seu navegador. Isso permite que você acesse e navegue em tudo no seu telefone.

É semelhante ao navegador FTP do ShareMe, mas com a capacidade adicional de fazer upload de arquivos.

Easy Share não é um aplicativo particularmente poderoso, mas é fácil de usar e os anúncios são discretos. Se eles incomodam você, fazer o upgrade por uma pequena taxa removerá os anúncios.

Baixar: Compartilhamento fácil (Livre)

5. Pushbullet

O Pushbullet cria um link entre o telefone e o PC, permitindo não apenas compartilhar arquivos, mas também acessar e enviar mensagens de texto. O compartilhamento de arquivos funciona por meio de uma interface que se parece muito com um aplicativo de mensagens.

A versão gratuita funciona bem, mas limita alguns elementos, como o tamanho dos arquivos que você pode enviar e o armazenamento total que você obtém. Uma assinatura do Pushbullet Pro aumenta esses limites substancialmente, mas não é barata.

O Pushbullet também permite que você se inscreva para receber notificações, que enviarão notícias e anúncios de uma variedade de fontes.

Baixar: Pushbullet (Gratuito, assinatura disponível)

6. AirDroid

O AirDroid começou como apenas uma forma de transferir arquivos do seu telefone para um PC de mesa, mas com o tempo, cresceu para incorporar muitos outros recursos. Atualmente, inclui funcionalidade de controle remoto, gravação de tela, espelhamento de tela, opções de backup e muito mais.

Ao contrário da maioria dos aplicativos aqui, você precisa fazer login para usá-lo. AirDroid permite adicionar até dois dispositivos à sua conta. Em termos de transferência de arquivos, a versão gratuita limita o tamanho de 30 MB. Isso aumenta para 1 GB para a edição premium — uma assinatura anual, que é muito cara para o que é.

Supondo que os limites da versão gratuita funcionem para você, é uma excelente maneira de navegar pelo conteúdo do seu telefone em outro dispositivo.

Baixar: AirDroid (Gratuito, assinatura disponível)

7. Sweech

O Sweech funciona de forma muito semelhante ao WebShare e ao AirDroid. Ele cria um endereço IP, que você digita em um navegador da web em outro dispositivo para abrir a interface Sweech. A partir daí, você pode visualizar e baixar arquivos ou fazer upload de dados para o seu telefone. Isso tudo é arrastar e soltar, por isso é fácil de usar.

Você também pode enviar arquivos diretamente para outro telefone. A Sweech irá gerar um URL exclusivo para isso, bem como um código QR que outros usuários de telefone podem ler com suas câmeras. NFC e Android Beam também funcionam aqui.

A versão premium adiciona alguns recursos úteis, como proteção por senha e criptografia. Mas mesmo sem essa atualização, a Sweech não tem anúncios nem limitações sobre o quanto você pode compartilhar.

Baixar: Sueco (Versão premium gratuita disponível)

Escolhendo uma alternativa Android para o AirDrop

Talvez quando o Nearby Share for totalmente lançado para o Chrome, ele se tornará o meio padrão de compartilhamento de arquivos entre dispositivos. Até então, esses aplicativos oferecem uma variedade de maneiras de acessar os dados em seu telefone e mover arquivos de um lugar para outro sem a necessidade de conectar um cabo USB. Se você estiver fazendo um backup completo do seu telefone Android, no entanto, provavelmente será melhor usar uma conexão direta a cabo.

Aplicativos como o WebShare permitem que você visualize arquivos antes de transferi-los; outros, como ShareMe e Easy Share, oferecem uma experiência mais simplificada.

Com esses aplicativos, você pode acessar seus arquivos facilmente e organizá-los de forma eficiente, assim como faria com um gerenciador de arquivos Android normal.

Crédito da imagem: Alexas_Fotos /Pixabay


.

Fonte

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ