Atualização recente do Windows 10 apresenta bug inesperado no utilitário do sistema

Avatar de Redação
20/12/2020 às 20:25 | Atualizado há 3 anos
Outros destaques

Usar o utilitário de sistema com erros pode causar travamentos de tela azul e corrupção de arquivos.

recurso chkdsk do windows

Uma atualização recente do Windows 10 introduziu um bug potencialmente perigoso para o CHKDSK, um utilitário integrado de verificação de arquivos do sistema.

Embora a Microsoft ainda não tenha respondido aos relatórios de bug, o número de usuários relatando problemas com o CHKDSK aumenta.

Executar o CHKDSK pode corromper seu sistema de arquivos

A atualização do Patch Tuesday do Windows 10 de dezembro de 2020 parece ter introduzido inadvertidamente o bug CHKDSK. O problema afetará qualquer máquina com Windows 10 executando a versão mais recente do sistema operacional, 20H2.

CHKDSK é um utilitário de sistema do Windows. Você pode executar o CHKDSK a partir do Prompt de Comando para verificar se há arquivos corrompidos e dados corrompidos no sistema de arquivos. O utilitário pode corrigir problemas encontrados usando uma série de parâmetros, e a ferramenta é útil para corrigir uma série de problemas que podem afetar o Windows 10.

o Blog BornCity relatado pela primeira vez sobre o problema.

O blog explica que executar o CHKDSK com a função de reparo pode causar um erro de tela azul. A tela de travamento contém o código de parada SISTEMA DE ARQUIVOS NTFS, indicando um erro com o sistema de arquivos.

A pessoa afetada pôde observar isso em sete computadores com Windows 10 20H2. Ao analisar os discos afetados (SSDs) em um sistema em funcionamento, pode-se determinar que a unidade lógica do Windows no disco foi detectada apenas como uma partição RAW. A opção / f do chkdsk provavelmente destruiu o sistema de arquivos NTFS.

Uma análise mais aprofundada das unidades revelou erros específicos atribuídos a um arquivo chamado “9” mais um erro no atributo BITMAP da Tabela de Arquivos Mestre.

A Microsoft ainda não respondeu aos relatórios de erro, o que significa que o conselho atual sobre o bug do sistema de arquivos CHKDSK NTFS é limitado.

No momento e até que a Microsoft informe o contrário, você deve evitar o uso do CHKDSK. Se você precisar executar o CHKDSK por qualquer motivo, considere fortemente fazer um backup do sistema antes de continuar.

Relacionado: Microsoft oferece atualizações críticas no patch final terça-feira de 2020

A atualização do Windows 10 apresenta bugs

Os usuários antigos do Windows não ficarão surpresos com uma atualização do Windows que introduz bugs no sistema operacional. O Patch do Windows 10 de dezembro de 2020 não é diferente.

No entanto, o bug CHKDSK não estava sendo relatado como um problema comum. Em vez disso, os problemas pós-atualização incluíram picos de CPU ao abrir e fechar programas, erros de aplicativo ao iniciar programas em hardware AMD e as reclamações usuais sobre erros de tela azul.

Relacionado: O que há de novo na última atualização cumulativa do Windows 10?

Outro problema relacionado à atualização está afetando as máquinas virtuais VMware Workstation. UMA Postagem do Reddit detalha o problema, explicando que depois de instalar a atualização, a estação de trabalho experimentou um “BSOD instantâneo [blue screen of death] com “System_Service_Exception,” com travamentos repetidos.

Enquanto isso, evite usar o CHKDSK e fique atento para quaisquer correções do Windows 10.


.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ