Caixa de entrada bagunçada? Conheça 10 recursos do Gmail para organizar tudo

Conheçam os recursos do Gmail que ajudarão a você organizar sua caixa de entrada e aumentar sua produtividade diária e lucros.
Atualizado há 5 anos
10 dicas gmail

Outros destaques

Ofertas de software de impostos
Jogos grátis
Assistente digital
Reuniões online
chamadas de spam

Você passou apenas dois dias fora do trabalho, mas quando voltou, a caixa de e-mails listava dezenas de mensagens não lidas, enviadas por clientes, fornecedores ou parceiros? Confira, abaixo, uma lista de recursos do Gmail para ajudar os usuários a manter uma caixa de entrada de e-mail organizada e eficiente. Com essas 10 dicas para o Gmail, você nunca mais ficará com sua caixa de entrada bagunçada!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leiam também:

  1. Marcadores e filtros automatizados: para deixar que o Gmail organize sua caixa de entrada, arquivando automaticamente os e-mails recebidos, crie filtros para excluir, marcar com estrela e encaminhar seus e-mails ou manter determinados tipos de mensagens fora do marcador “Spam”;
  2. Marcadores personalizados: aplique marcadores para as mensagens recebidas, como “Trabalho”, “Família”, “Clientes”, entre outros. É possível, inclusive, criar um filtro para marcar e remover automaticamente mensagens da sua caixa de entrada e visualizá-las em um momento mais conveniente.
  3. Priorize e-mails importantes: o grande número de mensagens está te sobrecarregando? Use a Caixa Prioritária para priorizar as mensagens importantes, separando-as automaticamente. O recurso divide sua caixa em três seções: “Importantes e não lidas”, “Com estrela” e “Todas as demais”, além de prever e-mails mais importantes para você. Ainda é possível destacar os e-mails relevantes. Com o tempo, o sistema aprenderá o que é mais importante para você.
  4. Monitorar tarefas importantes em uma lista: Organize-se e priorize seus trabalhos com o Tarefas no Gmail. Assim, é possível converter e-mails em atividades em apenas um clique, criar datas de conclusão que aparecem de forma automática no Google Agenda e marcar como concluídas o que terminar.
  5. Utilizar respostas prontas: Precisa enviar as mesmas mensagens com frequência? Economize tempo com as respostas automáticas do Gmail, criando uma mensagem padronizada para cada ocasião. Agora, quando enviar e-mails com conteúdo idêntico, poderá usar modelos padrão.
  6. Ignore conversas de e-mail irrelevantes: Uma conversa não tem mais a ver com você e está lotando sua caixa? Ignore-a, arquivando automaticamente as futuras respostas, da sequência de mensagens. Caso precise delas no futuro, será fácil encontrá-las ou deixar de ignorá-las.
  7. Descubra quando alguém leu sua mensagem: Quando estiver enviando um e-mail muito muito importante, configure um confirmação de leitura para ter certeza que a pessoa leu sua mensagem. Além disso, quando ela abrir a mensagem, você receberá uma notificação.
  8. Utilize os atalhos do teclado: O Gmail tem uma série de atalhos para teclados que podem ajudá-lo a fazer mais com menos cliques. Por exemplo, é possível escrever, enviar e categorizar e-mails, inserir links nos textos, formatá-los, entre muitas outras ações. Para isso, basta fazer uma simples habilitação nas configurações do Gmail.
  9. Use endereços de e-mail diferentes para tarefas específicas: Sabia que é possível fazer isso sem criar novas contas? Se você não quiser criar contas para tarefas específicas, basta adicionar um sinal de adição (+) e qualquer palavra antes de @ no endereço atual. Você terá uma quantidade infinita de e-mails que poderá usar para diferentes finalidades.
  10. Cancelar o envio de mensagens: Cometeu algum deslize no seu e-mail, esqueceu de adicionar um destinatário ou simplesmente deseja complementar informações? Você tem até 30 segundos para cancelar uma mensagem que acabou de enviar. Basta ativar o recurso “Cancelar envio” do Gmail.

Leia também:

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.