Como acessar sites bloqueados na escola, em casa, trabalho ou qualquer lugar

Veja como acessar sites bloqueados facilmente usando VPNs ou até mesmo, acreditem, o Google Tradutor! Serve em muitas situações.
Avatar de Redação
23/09/2020 às 18:38 | Atualizado há 4 anos
Como acessar sites bloqueados

Não há nada mais frustrante quando você está tentando navegar na web do que quando você descobre que o site que deseja ler está bloqueado por um filtro, seja ele administrado por seu escritório, escola, ISP ou mesmo um governo. Obviamente, existem muitos motivos legítimos para configurar – e obedecer – filtros de acesso à Internet, mas mesmo o melhor filtro às vezes se engana e bloqueia o material errado.

Quer você tenha caído na falta de um filtro ansioso que sinalizou algum conteúdo que não deveria, ou apenas queira contornar um bloqueio que está funcionando como deveria, como na escola ou no trabalho, existem algumas maneiras de obter em torno de um filtro e acesse qualquer conteúdo que desejar, seja vídeos, imagens, podcasts ou páginas da web simples.

Como sempre, seja seguro e inteligente, e não toleramos nem encorajamos o uso desses métodos para acessar conteúdo ilegalmente.

Acesse sites bloqueados com o Google Translate

Sim, você leu certo. Na verdade, contornar os filtros de conteúdo é muito simples em muitas situações. Esse ‘hack’ não funcionará para todos e não funcionará para acessar sites ou vídeos com bloqueio de região.

Mas para filtros escolares e de trabalho, pode ser surpreendentemente eficaz.

Primeiro, você precisa saber o URL do site que deseja visitar. Você pode pesquisar no Google, clicar com o botão direito no link e escolher ‘copiar endereço do link’ ou similar – varia de acordo com o seu navegador.

Agora, vá para translate.google.com, cole o URL que você acabou de copiar ou digite o endereço completo do site se você souber, como www.reddit.com. Escolha um idioma, como espanhol, e deixe o inglês como o idioma para a tradução (presumindo que você fale inglês). Se você fala espanhol, defina as opções ao contrário.

Clique no link do lado direito e o site deve carregar, supondo que seu administrador de TI ainda não conheça esse truque e tenha bloqueado o Google Translate. Se sim, você pode estar sem sorte.

Agora você pode usar o site quase como normal: os links funcionam, os vídeos devem ser reproduzidos, mas você pode não conseguir baixar nenhum arquivo.

Como acessar sites bloqueados

Ignorar filtros da web usando uma VPN

Em alguns casos, você não conseguirá baixar ou instalar uma VPN, como no trabalho ou na escola. Mas se você estiver usando seu próprio dispositivo que não é restrito assim, você pode instalar um aplicativo VPN.

Este é um dos métodos mais populares e eficazes de contornar os filtros da web. Ele roteia sua conexão com a Internet por meio de um servidor online, de forma anônima, permitindo que você navegue como se estivesse usando um dispositivo diferente em um local diferente.

Ao contrário de um proxy simples (veja abaixo), ele roteia todo o seu acesso à Internet por meio dessa conexão, em vez de apenas seu navegador da web. Isso pode ser mais do que você precisa apenas para contornar um filtro da web, mas existem outros motivos para querer uma VPN.

Existem dezenas de serviços VPN que você pode usar, incluindo os gratuitos. E em alguns casos, um livre fará o trabalho perfeitamente. Mas recomendamos optar por uma VPN paga, como NordVPN que não é apenas acessível, mas também oferece o melhor serviço em geral.

Outro que podemos recomendar facilmente é Surfshark, um nome que não é tão conhecido como Nord, mas que é ainda mais acessível e tem melhorado continuamente seu serviço enquanto o usamos nos últimos anos. Para mais opções, dê uma olhada em nosso resumo dos melhores VPNs.

Normalmente, você baixa e instala um aplicativo em seu PC, Mac, telefone ou tablet, insere seu nome de usuário e senha (como parte do processo de configuração) e, em seguida, escolhe um país para parecer estar navegando. Em seguida, você pode ir para o site bloqueado como faria normalmente, que agora deve fornecer acesso.

Acesse o site bloqueado com uma VPN

Acesse sites bloqueados com um proxy

Outra maneira de contornar um filtro da web é usar um serviço de proxy. Como uma VPN, ele roteia seu tráfego por outra rede, mas, ao contrário de uma VPN, tende a funcionar apenas com aplicativos específicos (por exemplo, seu navegador da web ou aplicativo de torrent) em vez de toda a conexão. . Isso pode ser bom se você quiser apenas contornar rapidamente um filtro da web, mas para a navegação contínua, existem algumas desvantagens para um proxy.

Você pode ver nossa escolha dos melhores proxies de navegador aqui.

Os proxies são frequentemente usados ​​por pessoas que desejam acessar conteúdo bloqueado por região, como Hulu ou Netflix dos EUA, ou iPlayer se você não estiver no Reino Unido, e também oferecem anonimato extra durante a navegação. Mas eles também podem ser usados ​​para evitar filtros de conteúdo local, contornando-os, permitindo que você navegue na web livremente.

Os proxies mais fáceis de usar simplesmente são executados inteiramente por meio de uma página da web ou de uma extensão do navegador, mas isso também significa que apenas o tráfego do seu navegador será roteado pelo proxy – não de outros aplicativos ou serviços. Você também quer ter certeza de encontrar um que use criptografia HTTPS em vez de SOCKS ou HTTP – essa é a única maneira de ter seu tráfego criptografado.

Existem proxies públicos gratuitos, mas muitos têm má reputação por coletar ou vender dados de usuários, inserir anúncios em páginas da web ou remover a criptografia. Com isso em mente, não recomendamos o uso de um serviço de proxy para navegação regular – é melhor você usar uma VPN – mas se você só quiser contornar um filtro da web em algumas ocasiões específicas, um proxy gratuito é provavelmente o seu opção mais fácil.

HideMyAss é um dos proxies gratuitos mais conhecidos, e se você é um fã, eles também oferecem um serviço VPN (embora não tenhamos avaliado muito bem em nossa análise).

Caso contrário, se você encontrar outro serviço de proxy, pode usar esta ferramenta Proxy Checker online para verificar de forma econômica se é um serviço seguro ou que está manipulando seu tráfego da web.

Use o Tor para navegar na Internet anonimamente

Como acessar sites bloqueados na escola, em casa, trabalho ou qualquer lugar 3

Uma de suas outras opções é usar o Tor, também conhecido como ‘The Onion Router’, para navegar na web. Tor é o exemplo mais conhecido de uma ‘rede de anonimato’ e usa criptografia em camadas (daí o nome) e rede ponto a ponto para desviar o tráfego, permitindo que você navegue com anonimato quase total.

No entanto, há uma grande desvantagem em usar o Tor: ele é lento. Retransmitir seu tráfego ao redor do mundo algumas vezes leva tempo, o que significa que você pode esperar experimentar velocidades muito mais lentas ao navegar pelo Tor. Esse é o tipo de compensação que você pode estar disposto a fazer para aumentar a privacidade, mas não vale a pena se tudo o que você deseja é ignorar um filtro – especialmente porque as velocidades mais lentas dificultam o streaming de qualquer tipo de vídeo HD.

Também existem preocupações de que ele não seja tão 100% seguro quanto as pessoas pensavam, especialmente se o site que você está tentando navegar não usa SSL. E dependendo de quão paranóico você está se sentindo, você pode se preocupar que usar o Tor irá colocá-lo em algum tipo de vigilância do governo, dado o quão popular ele é entre dissidentes políticos e delatores.

Por outro lado, é totalmente gratuito e recomendamos o Tor em vez de qualquer um dos proxies ou VPNs gratuitos para navegação de longo prazo (embora um serviço VPN pago ainda vença – ou faça os dois!) – a segurança e privacidade adicionais são boas vale a pena a queda nas velocidades de conexão.

Use proxies abertos

Os proxies abertos são mais complicados e não recomendamos seu uso. Para registro, os servidores proxy abertos exigem que você defina as configurações de proxy do seu navegador. Como não precisam modificar as páginas da Web no transporte, eles tendem a funcionar de maneira universal. Mas é um processo complicado que pode deixá-lo vulnerável a ataques baseados na web.

Algumas empresas comerciais vendem software do lado do cliente que configura um servidor proxy aberto em seu nome e coloca sua conexão por meio de uma rede privada virtual. As mesmas advertências se aplicam – pode funcionar bem, mas você está correndo um risco.

Vença os filtros da web com o DNS público do Google

Como acessar sites bloqueados na escola, em casa, trabalho ou qualquer lugar 5

Uma forma final de contornar os filtros da web é instruir seu PC ou laptop a usar diferentes tabelas DNS. O DNS público do Google é um serviço de resolução de Sistema de Nomes de Domínio global gratuito. Cada vez que você visita um site, seu computador executa uma pesquisa de DNS, convertendo o endereço numérico dessa página da web para o site que você vê. Se a filtragem da web for aplicada ao seu sistema e rede, os nomes de domínio que pertencem a sites contaminados serão impedidos de resolver a página que você está esperando. Usar um DNS imaculado, como o do Google, contorna isso.

O DNS público do Google irá acelerar sua experiência de navegação e melhorar sua segurança. Mais importante ainda, permitirá que você veja os resultados que espera de um URL sem redirecionamento.

O Google explica como usar o DNS público do Google aqui.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ