Como adicionar números no Adobe InDesign

Avatar de Redação
23/12/2020 às 11:31 | Atualizado há 4 anos
Como adicionar números no Adobe InDesign 1

Os números de página são uma parte essencial da maioria dos documentos com várias páginas. Eles ajudam os leitores a acompanhar seu progresso, bem como encontrar diferentes partes do documento. Esteja você criando um folheto curto ou uma revista inteira, você pode adicionar números de página no InDesign em apenas algumas etapas rápidas.

Se você fizer isso direito, o InDesign preencherá todos os números de página para você automaticamente. Ele irá até mesmo atualizá-los se você mover as páginas ou retirá-las.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como inserir números de página no InDesign.

Como adicionar números de página do InDesign manualmente

Se desejar, você pode adicionar os números das páginas manualmente, um por um, mas não o recomendamos. Isso envolveria a criação de um quadro de texto separado em cada página e a digitação do número da página atual nele.

Mesmo se você tiver esse quadro de texto integrado em suas páginas mestras, não é uma boa ideia fazer isso dessa forma. Um quadro de texto básico em sua página mestra permite que você armazene o estilo e a posição do número da página, mas não muito mais. Mais importante ainda, ele não mudaria automaticamente se você decidir reorganizar as páginas do documento.

Inserir números de página no InDesign manualmente também é trabalhoso e ineficiente. É uma ideia muito melhor usar a numeração automática de páginas.

Como usar a numeração automática de páginas do InDesign

Esteja você criando uma página mestra ou uma página normal em seu documento, você pode adicionar números a elas facilmente com alguns cliques.

Para demonstrar, vamos adicionar o número da página atual do nosso documento ao nosso título. Neste layout atual, é o número quatro.

Para adicionar o número da página atual, selecione Digite> Inserir caractere especial> Marcadores> Número da página atual. Você também pode inserir números de página do InDesign a partir do menu de contexto. Para abri-lo, clique com o botão direito no texto onde deseja que o número da página apareça e selecione Inserir caractere especial> Marcadores> Número da página atual.

O InDesign agora inseriu o número da página atual em nosso título. Isso é automático e será atualizado se você mover esta página para outra parte do documento.

Para demonstrar isso, vamos avançar algumas páginas. O quatro muda automaticamente para seis. A janela Páginas mostra o layout da página atual e como as páginas são numeradas.

Você pode usar a mesma técnica para adicionar números de página em uma posição mais tradicional na parte inferior de suas páginas. Faremos isso em nossas páginas mestras, portanto, não precisamos fazer isso repetidamente.

Nós criamos uma caixa de texto preta na parte inferior de nossas páginas mestras, para onde nossos números de página irão. Em seguida, usamos o menu de contexto para inserir o marcador de número da página atual.

Você pode copiar este quadro de texto para qualquer lugar em que deseja que ele apareça e ele se comportará da mesma maneira, inserindo automaticamente o número da página atual. Nós o copiamos para a segunda página de nosso spread Master.

Agora, se você for para qualquer outra página baseada neste mestre, os números das páginas serão preenchidos automaticamente.

Construir números de página diretamente em suas páginas mestras, dessa forma, permitirá que você os aplique rapidamente em várias páginas do documento.

Como alterar os números das páginas

Por padrão, as páginas do InDesign são numeradas de maneira linear e direta. Portanto, a primeira página do seu documento será a número um e cada número de página subsequente aumentará em um.

Embora isso faça sentido para a maioria dos documentos, há situações em que você pode querer fazer as coisas de maneira diferente.

Você pode, por exemplo, não querer que a capa ou a capa interna sejam contadas como páginas um e dois do documento. Este é certamente o caso de alguns livros, onde as capas não fazem parte da contagem de páginas. Nesses casos, a página um seria a terceira página na janela Páginas do InDesign.

Às vezes, os livros também usam um formato de numeração diferente para as seções introdutórias – numerais romanos são comuns nesses casos.

Relacionado: InDesign Vs Canva: Qual é o melhor?

Para alterar a numeração no InDesign, selecione a página que deseja que seja o número um no Páginas janela. Para demonstrar, vamos transformar a página três na página um. Clique com o botão direito na página três do Páginas janela e clique Opções de numeração e seção. Você também pode encontrar isso em Layout no menu principal.

No painel que é aberto, você tem uma variedade de configurações que pode alterar. Clique Numeração de página inicial em, e defina-o para 1. Clique Está bem.

Você verá um aviso sobre as páginas do seu documento com o mesmo número. Basicamente, isso pode causar problemas quando você tenta imprimir ou exportar seu documento. Ignore isso por enquanto e clique em Está bem.

Agora há uma nova seção no documento, a partir da terceira página. O que costumava ser a página três agora é a página um, e as páginas seguintes também foram atualizadas.

Mas a capa e a capa interna ainda são rotuladas como um e dois também. Você precisará alterar isso se quiser imprimir ou exportar seu documento.

Uma maneira de corrigir isso é usar um sistema de numeração diferente para essas páginas. Clique com o botão direito na página um e abra o Opções de numeração e seção painel novamente.

Debaixo Numeração de Página, clique Estilo, e escolha uma das opções do menu suspenso. Optamos por algarismos romanos.

As páginas desta seção agora usam algarismos romanos.

Outra maneira de contornar esse problema é dar a cada nova seção do documento um prefixo exclusivo. Para fazer isso, abra Opções de numeração e seção, e preencha o Caixa de prefixo da seção. Em nosso caso, damos à nossa nova seção o prefixo “A”.

Agora existem páginas em nosso documento chamadas A1, A2 e assim por diante. Isso os torna distintos das páginas um e dois, que não têm um prefixo.

Você também pode criar novas seções em seu documento sem alterar os números das páginas. Apenas saia Numeração automática de páginas selecionado no Painel de Numeração e Seção.

Você ainda pode usar prefixos de seção aqui também. Isso pode ser útil se você quiser imprimir ou exportar seções específicas do documento a qualquer momento.

Adicionando marcadores de seção e outros números de página com o InDesign

Ao criar uma nova seção, você descobrirá que há um Marcador de seção opção no Numeração e Seções painel. Preencha como quiser. Dividimos nosso documento em Parte Um e Parte Dois.

Agora, quando você vai para Tipo> Inserir caractere especial> Marcador> Marcador de seção, O InDesign importará qualquer texto que você definiu em Opções de numeração e seção.

Também pode haver momentos em que você deseja se referir a algo na página anterior ou na próxima. Nesse caso, você pode inserir qualquer um desses números da mesma forma que faria com o número da página atual – a partir do menu de contexto do botão direito ou do Tipo cardápio.

Melhore seus documentos do InDesign com números de página

Você pode adicionar números de página aos seus documentos do InDesign de algumas maneiras diferentes. Para documentos muito curtos, pode ser correto fazer isso manualmente, página por página.

No entanto, geralmente é melhor usar a numeração automática de páginas do InDesign. Isso não apenas preencherá todos os seus números de página para você, mas também os atualizará se você fizer alterações na ordem das páginas em seu documento.

A numeração automática de páginas é apenas uma das maneiras pelas quais o InDesign o ajuda a criar documentos. Se você estiver trabalhando com muito texto, existem alguns recursos mais avançados que você deve conhecer.

Crédito da imagem: DarkmoonArt_de /Pixabay


.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ