O processador do computador é o principal componente para um bom desempenho da máquina, mas às vezes ele pode ser limitado no sistema funcionando como uma máquina de escrever. Neste artigo você aprenderá como ativar núcleos do processador no PC para aumentar a velocidade.
Como ativar núcleos do processador no PC
Saber como ativar núcleos do processador no PC pode aumentar o desempenho, melhorando a velocidade de aplicativos do computador que exigem um pouco mais de poder. Em computadores com Windows, você pode aumentar a quantidade de núcleos.
- Na tela inicial do seu computador, aperte a teclas “Windows+R” para abrir a janela do executar.
- Escreve na janela no campo de busca “msconfig”(sem aspas) e clique em “OK”, você pode acionar a tecla “enter” que o programa reconhecerá da mesma forma. Esse comando servirá para vermos como ativar núcleos do processador no PC.
- Uma nova janela de configurações do Windows se abrirá, cuidado a partir desse momento. Clique sobre a aba “Inicialização do Sistema” para prosseguir.
- Agora em inicialização do sistema, clique sobre o botão “Opções avançadas” como indicado na imagem a baixo.
- Desmarque a caixinha como de “Número de processadores”, clique sobre a seta virada para baixo abaixo de “Número de processadores” e selecione a quantidade de núcleos que gostaria de ativar. Clique em OK na mesma janela para confirmar sua nova configuração.
- Voltando a janela anterior, clique sobre “Aplicar” e reinicie seu computador.
Pronto, isso é tudo o que você deve fazer para saber como ativar núcleos do processador no PC. Se você gostaria de ver se os núcleos realmente estão funcionando no Windows, você pode utilizar uma ferramenta do próprio sistema operacional para isso.
Como visualizar se os núcleos estão ativados no PC
Após aprender como ativar núcleos do processador no PC, você deve ver como visualizar se os núcleos foram realmente ativados como configurado. Felizmente, o sisteme operacional Windows 10 possui uma ferramenta que permite que você visualize os núcleos e como eles estão funcionando.
- Na tela inicial do seu computador, aperte a tecla do “Windows” ou clique sobre a lupa de pesquisa do Windows 10, digite “Monitor de recursos”.
- Selecione a primeira opção no resultado de pesquisas ou, aperte a tecla “enter” em seu teclado para acessar o aplicativo de monitorar os recursos do seu PC.
- Uma janela com inúmeras funções do seu computador surgirá, clique apenas em “CPU” para termos uma visão mais clara dos núcleos que estão sendo utilizados em seu computador. Esse passo deve ser realizado depois de aprender como ativar núcleos do processador no PC.
- Na nova aba você verá todos os processos sendo executados no seu processador e, em quais eles estão sendo executados.
- Mais ao lado direito da janela do aplicativo “Monitor de Recursos” você verá um gráfico que também é um indicativo de quantos núcleos estão em funcionamento nesse momento. Após algum tempo eles serão atualizados de acordo com sua utilização no sistema.
E assim você já sabe como visualizar se os núcleos estão ativados no PC. Vale lembrar que o núcleo número 1 sempre será identificado como CPU 0, o que significa que se você tiver um processador de 4 núcleos você os verá da seguinte forma; CPU 0, CPU1, CPU2 e CPU3.
Leia também:
- Apple M1 Ultra é o suprassumo em processadores
- Nvidia anuncia RTX 3080 com 12 GB de VRAM
- CPUs de 12ª geração Intel quer desbancar o Apple M1
O Windows oferece essa possibilidade de como ativar núcleos do processador no PC, mesmo que o mesmo já faça o trabalho automaticamente. Veja como melhorar ainda mais o desempenho da sua maquina, acessando os links recomendados no começo desse artigo.