Como ativar o modo de alto contraste no Xbox Series X

Avatar de Redação
01/12/2020 às 19:30 | Atualizado há 4 anos
Outros destaques

O modo de alto contraste pode ajudar se você tiver dificuldade para ler a tela do Xbox Series X. Veja como fazer isso funcionar.

Nos últimos anos, a Microsoft investiu muito tempo e pesquisas para tornar os jogos o mais inclusivos possível.

Imagem em destaque do modo de alto contraste Xbox Series X

De ajustes simples, como a lupa, que traz uma parte da tela em foco, à capacidade de remapear seu controlador, os esforços da Microsoft estão tornando os jogos um hobby viável para mais e mais pessoas.

Alto contraste é outra alteração simples que você pode fazer no Xbox Series X e que funciona em todo o sistema. Este artigo explicará como você pode definir o modo de alto contraste em seu Xbox Series X.

O que é o modo de alto contraste?

Existem inúmeras maneiras de tornar os jogos mais acessíveis para os usuários, mas mesmo navegar nos menus do console antes de entrar em um jogo também pode causar problemas para alguns jogadores.

Com todos os logotipos brilhantes e a quantidade de informações exibidas na tela, pode ser difícil discernir o que está à sua frente.

O modo de alto contraste usa cores em extremos opostos da escala e, ao adotar essa abordagem, torna tudo muito mais fácil de ver. Uma paleta de preto sobre branco, ou mesmo branco sobre preto, é muito mais fácil de ler do que um texto marinho contra um fundo verde, por exemplo.

Este modo visa tornar mais fácil para jogadores com deficiência visual ou daltônicos identificarem tudo nos menus do Xbox Series X. Bordas distintas ao redor de cada janela significam que tudo em seu painel, bem como o texto nos menus, é muito mais fácil de reconhecer.

Os jogadores sem problemas de visão também podem tirar proveito dessa ferramenta exclusiva, pois ela pode reduzir o cansaço visual. É semelhante aos modos escuros usados ​​em aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger ou Twitter.

Relacionado: Agora você pode ativar o modo escuro no WhatsApp

Você não está mais apenas olhando para uma tela azul, então é menos provável que sofra de fadiga ocular. Também pode ajudar a reduzir o brilho da tela em alguns casos.

Como ativar o modo de alto contraste em um Xbox Series X

Agora que você sabe exatamente para que serve o modo de alto contraste, veja como configurá-lo:

  1. Abra o Guia Xbox pressionando o Casa botão no controlador do Xbox Series X.

  2. Vá para o Perfil e Sistema menu (aquele com seu Xbox Avatar).

  3. Selecione Definições.

  4. Selecione Facilidade de acesso> Alto contraste.

A partir daqui, você poderá usar um menu suspenso para escolher entre três opções distintas: Desligado, tema escuro e tema claro. O tema escuro coloca o texto branco contra um fundo preto, enquanto o tema claro coloca o texto preto em um fundo branco.

Ele muda instantaneamente as configurações conforme você alterna entre as diferentes opções, então é fácil escolher a que é certa para você. Depois de escolher um, basta sair do menu e você verá instantaneamente os efeitos em todos os menus do Xbox Series X.

Outros recursos do modo de alto contraste

Embora o modo de alto contraste possa tornar a navegação nos menus muito mais fácil para usuários com deficiência visual, navegar pela loja ainda pode ser um desafio.

As miniaturas ainda estão em cores, portanto, podem ser difíceis de ver, e as imagens para diferentes jogos ou aplicativos em seu painel ainda aparecem em cores com um contorno ao redor delas.

Habilitar essa configuração também é um pouco limitado. O Windows aparecerá ao redor de cada aplicativo e afetará qualquer texto nos menus do Xbox Series X. No entanto, os jogos não usarão essa configuração como padrão e apenas alguns aplicativos (incluindo o Prime Video) refletirão as alterações feitas em seu console.

Se você estiver usando este modo para reduzir o cansaço visual, poderá descobrir que emparelhá-lo com um monitor de maior atualização também pode fazer a diferença. Uma taxa de atualização de 60 Hz produz muito mais percepção de azul do que uma tela de 120 Hz, então isso também ajudará com a fadiga ocular.

O modo de alto contraste está pronto para uso

Este modo é feito para jogadores com baixa visão ou daltônicos, no entanto, também é ideal para quem passa o dia olhando para uma tela e deseja reduzir o brilho da tela.

Outros dispositivos têm opções para modos de alto contraste. No entanto, esta é apenas outra maneira pela qual a Microsoft está tornando seus consoles mais acessíveis para todos os usuários.


.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ