Como aumentar memória dedicada a Video (VRAM) no Windows

A memória VRAM é bem importante no seu Windows, e aumentar ela pode melhorar seu dia a dia
Avatar de Nalbert Gomes
06/07/2023 às 18:14 | Atualizado há 7 meses
Como aumentar memória dedicada a Video (VRAM) no Windows 1

Talvez você não saiba, mas existe mais de uma maneira de aumentar a VRAM do seu Windows. Mas qual a importância de potencializar isso no seu computador? E quais são as maneiras de fazer isso? Vamos saber mais sobre tudo isso abaixo.

Como aumentar memória dedicada a Video (VRAM) no Windows

1. Através do editor de registro

  1. Conhecendo seu sistema
    menu executar windows 11

    Vá no Menu Iniciar, e clique com o botão direito do mouse. Em seguida, escolha a opção Executar.

  2. Abrindo o editor
    editor de registro windows 11

    Na caixa que será aberta, digite regedit e clique em Ok, para que seja aberto o editor em si.

  3. Fazendo mudanças
    editar registro windows 11

    Na nova janela, digite o caminho HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Intel. Mesmo que seu computador seja AMD, pode realizar esse passo sem problemas.

  4. Crie novas coisas
    criar nova chave windows 11

    Na pasta Intel, clique com o botão direito e vá em Novo e em seguida em Chave. Nomeie a nova chave como GMM.

  5. Ajustando o sistema
    valor dword windows 11

    Na nova pasta criada, crie um arquivo de tipo Valor DWORD (32 bits), com nome DedicatedSegmentSize. Clique duas vezes no arquivo, deixe a opção Decimal ativada, e coloque um número entre 0 e 512.

Com todos esses passos simples feito, reinicie seu computador, e tente verificar se melhorou a utilização do seu computador. Caso não perceba nada, aumente o valor do arquivo, mas sem passar do 512. Além desse método, veja sugestões abaixo de como melhorar ainda mais a VRAM do seu Windows.

2. Use uma GPU dedicada

placa GPU windows vram
(Imagem: Pixabay)

A melhor maneira de aumentar a RAM de vídeo dedicada em seu computador é atualizando a placa gráfica. Como as novas placas gráficas vêm com melhor memória dedicada, e com mais capacidade vale a pena considerar essa solução.

No entanto, se for muito caro ou se você possui um notebook que não aceita, consulte as próximas alternativas para aumentar a memória em seu PC com Windows.

3. Aumente a VRAM pela BIOS

bios computador windows
(Imagem: Teknologi)

A BIOS ou UEFI é o firmware embutido na placa-mãe de um computador. Em computadores modernos, o BIOS tradicional foi substituído pelo UEFI. No entanto, a recuperação do Windows permite acessar a BIOS facilmente.

Quando você fizer as seguintes alterações em seu sistema, poderá obter mais memória em seu sistema. Para aumentar a RAM de vídeo dedicada nos sistemas Windows 10 ou 11, você precisa primeiro entrar no BIOS/UEFI . Depois, siga os passos abaixo:

  1. Depois de entrar no menu do BIOS, vá para a guia Configuração ou Configuration, dependendo qual seja do seu computador.
  2. Vá para UMA Frame buffer size na parte inferior e pressione Enter.
  3. Agora, escolha o tamanho da VRAM e pressione Enter.
  4. Depois de fazer as alterações necessárias, pressione F10.
  5. Escolha Yes ou Sim para confirmar as alterações e inicializar novamente o Windows.

Depois de seguir esses passos, você terá aumentado a VRAM a partir da BIOS do seu computador. Analise e veja se o desempenho do computador vai melhorar depois disso.

4. Atualize a sua RAM

memoriam vram ram
(Imagem: Pxfuel)

Se não tiver VRAM ou se você não tiver dinheiro suficiente para atualizar a GPU, seu PC utilizará a RAM do sistema para tarefas com uso intensivo de gráficos por padrão. Aumentar o valor seguindo as etapas que vimos ocupará mais RAM e poderá afetar o desempenho geral.

Você pode liberar RAM em seu sistema Windows ou atualizar a RAM padrão para que possa ser alocada para tais tarefas. Ou seja, será uma mudança física, comprando novas peças e mudando seu computador.

Agora que aprendemos as diferentes maneiras de melhorar seu computador, vamos entender melhor do que se trata essa parte do seu computador

O que é VRAM?

VRAM é o tipo de memória RAM usado em placas de vídeo. Assim como a versão que é acessada pelo processador do PC, ela é conectada ao processador gráfico da placa e serve como espaço para guardar informações importantes da máquina.

Quando você joga um jogo no computador, toda informação que determina as texturas dos modelos e objetos que você vê na cena ficam retidas na memória VRAM. Se você está jogando em alta resolução, como em 4K, essas texturas têm um nível de qualidade grande e ocupam muito espaço.

Para a GPU, seria inviável requisitá-las do disco, mesmo havendo um SSD de alta velocidade. Por isso, faz mais sentido ter uma memória RAM por perto para que as texturas possam ser carregadas mais rapidamente e sejam exibidas na tela sem que você perceba a transição.

Ela também é usada em edição de vídeo. Ao editar, tudo que você faz são guardados na memória RAM. Quanto maior for o espaço e a velocidade da VRAM, mais ágil será o processo de edição.

Agora diga para nós, conseguiu seguir os passos que vimos? Teve dúvidas ou dificuldades? Diga para nós nos comentários abaixo.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ