O evento 365 Developer Day da Microsoft foi marcado com a apresentação do novo Microsoft Windows 10X, o qual explicamos detalhadamente como funciona e para quem será destinado. Já no final do evento, a Microsoft disponibilizou um emulador do Windows 10x para ser rodado no Windows 10. O objetivo é fazer com que os desenvolvedores se familiarizem com o novo sistema e já comecem a desenvolver para o futuro sistema da empresa.
Como baixar e instalar o emulador do Windows 10X da Microsoft?
- Inscreva-se como Windows Insider (se você ainda não é um Insider).
- Em um dispositivo Windows 10 executando a versão mais recente do Windows Insider, baixe e instale a versão mais recente do Visual Studio 2019 Preview e também a versão mais recente do SDK Insider Preview do Windows 10
- Em seguida, instale o emulador da Microsoft e depois a imagem do emulador do Windows 10X (ambos os links são da Microsoft Store).
Para poder executar o emulador, seu sistema precisa atender aos seguintes requisitos:
- Rodar o Windows 10 Pro, Enterprise ou Educação de 64 bits
- Windows Insider Preview 10.0.19555 ou posterior
- CPU Intel com pelo menos 4 núcleos que você possa dedicar ao emulador (ou várias CPUs com um total de 4 núcleos)
- 8 GB de RAM ou mais, 4 GB de RAM só para o emulador
- 15 GB de espaço livre em disco para o disco vhdx + diff, recomendado um SSD
- Placa de vídeo dedicada recomendada (DirectX 11.0 ou posterior | driver gráfico WDDM 2.4 ou posterior)
- Na BIOS, os seguintes recursos devem ser suportados e habilitados:
- Virtualização assistida por hardware
- Tradução de Endereço de Segundo Nível (SLAT)
- Prevenção de execução de dados (DEP) baseada em hardware
- Habilitado recurso Hyper-V:
- Para isso, vá no Painel de controle> Programas> Programas e recursos> Ativar ou desativar recursos do Windows> “Hyper-V” deve ser selecionado para que a instalação do emulador seja bem-sucedida.
A Microsoft diz que os processadores AMD não são suportados no momento. “A virtualização aninhada é necessária para executar o Windows 10X no emulador e o Windows ainda não suporta isso nos processadores AMD”, acrescentou a empresa.
Depois de se certificar de atender a todos os requisitos e de ter baixado e instalado tudo, você pode usar este documento para ver como usar o Microsoft Emulator para testar seus aplicativos.