Como bloquear seu Wi-Fi e proteger sua casa

Atualizado há 4 anos
Como bloquear seu Wi-Fi e proteger sua casa 1

Outros destaques

Resident Evil 2
Tendências de busca no Play Store
Gemini.
chatbot IA
Como Baixar Músicas Grátis no Tubidy MP3

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As pessoas adoram roubar Wi-Fi. Eles encontram um sinal desprotegido e se conectam. Por que não? É grátis. Seu vizinho não vai se importar se você roubar um pouco de banda larga para assistir Netflix, certo?

Os criminosos também adoram o Wi-Fi desprotegido e eles têm a intenção de causar danos. Eles usam sua rede para atacar seus gadgets e roubar suas informações pessoais. Eles baixam arquivos ilegais através do seu roteador, tornando você vulnerável a uma investigação policial.

Moochers tornam sua conexão mais lenta, causando buffer e tornando mais difícil para você terminar tarefas online ou um filme. Mas os moochers não são a única causa para uma conexão pokey. Toque ou clique aqui para oito ajustes de roteador para acelerar o seu Wi-Fi.

Se o seu roteador tiver mais do que alguns anos, é hora de comprar um novo. Gosto de escolher o roteador com base no tamanho de uma casa. Toque ou clique aqui para obter os melhores roteadores do mercado agora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqui estão algumas dicas para proteger seu roteador Wi-Fi contra caronas não autorizadas.

1. Obtenha uma lista de tudo que usa sua rede

É hora de olhar para sua rede. Primeiro, você vai querer entrar no console de administração do roteador. Você fará o login no roteador, da mesma forma que faria em qualquer computador. Cada roteador tem uma maneira diferente de fazer isso, portanto, verifique o manual para obter instruções específicas.

(Se você não tem mais o seu manual, verifique o site do fabricante. Você também pode toque ou clique aqui para visitar um site fantástico com milhares de manuais para tudo o que está sob o sol, incluindo roteadores.)

Certifique-se de que seu dispositivo esteja conectado ao roteador; não importa se é por meio de uma conexão sem fio ou cabo. Abra um navegador e digite o endereço IP do roteador. O endereço IP é um conjunto de números e o padrão depende do fabricante do roteador. Os mais comuns são 192.168.1.1, 192.168.0.1 ou 192.168.2.1.

Verifique a seção Lista de clientes DHCP ou Dispositivos conectados que mostra quais gadgets estão conectados ao seu roteador. Normalmente, eles são listados por endereço IP, endereço MAC e / ou nome. Depois de pesquisar esta lista de gadgets conectados, descubra quais deles pertencem a você. Você deve reconhecer o nome do seu computador principal, e seu tablet ou smartphone deve ter o nome do fabricante ou modelo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você não conseguir entender a lista ou identificar certos dispositivos, desligue cada um deles. Você também pode desativar o Wi-Fi de cada gadget. Para fins de rastreamento, anote esses detalhes da rede ou tire uma foto rápida usando seu smartphone para que possa consultá-los mais tarde. Se você desligou tudo e ainda vê gadgets desconhecidos, sabe que tem um culpado.

Agora, há uma maneira muito mais simples: você pode usar o nome apropriado Observador de rede sem fio. Este programa gratuito fornece uma lista de gadgets conectados à sua rede Wi-Fi. Você pode ativá-lo rapidamente sempre que quiser verificá-lo ou deixá-lo aberto para monitoramento em tempo real. Fácil.

2. Bloqueie usuários não autorizados

Você pode encontrar intrusos, ou não. De qualquer maneira, você pode proteger sua conexão Wi-Fi (e seus dados) criptografando sua conexão.

Todos os roteadores do mercado oferecem várias opções de criptografia. Um tipo a evitar é “WEP”, que está desatualizado e é fácil de contornar. Em vez disso, procure qualquer criptografia que comece com “WPA2”, sendo a mais recente “WPA2-PSK AES”. A família de criptografia WPA2 deve proteger seu roteador de qualquer hacker comum.

Sua rede pode já estar criptografada, mas pessoas de fora ainda estão acessando seu Wi-Fi. Nesse caso, altere sua senha imediatamente. Você também pode redefinir o roteador para as configurações de fábrica (consulte o manual) e configurar o sinal Wi-Fi do zero.

Esta etapa significa alterar a senha padrão, habilitar a criptografia, escolher um novo SSID e desligar todos os recursos de gerenciamento remoto. Lembre-se de que, se alterar sua senha de criptografia, você também terá que atualizar a senha em todos os seus dispositivos.

3. Idéia inteligente para configurar outra rede

Amigos e familiares sempre querem usar seu wi-fi. Eles pedem educadamente, telefone na mão, porque odeiam queimar seus planos de dados quando podem usar sua conexão. Em vez de fornecer sua senha real, use a “Rede de Convidados” do seu roteador.

Este recurso permite que você compartilhe sua conexão de internet com seus convidados, mantendo-os fora da rede principal, evitando que vejam seus arquivos e serviços compartilhados. Para evitar confusão com sua rede principal, configure sua rede de convidado com um nome de rede (SSID) e senha diferentes.

Embora a rede de convidados esteja disponível para convidados, mantenha o mesmo nível de segurança de sua rede primária. Isso significa desenvolver uma senha forte e restringir o acesso aos seus arquivos e dispositivos compartilhados. Certifique-se de que o “acesso local” esteja definido como “desativado”, o que impedirá que os convidados adulterem o seu sistema.

Quer uma dica bem legal? Você não precisa fornecer sua senha. Esta é uma maneira de você compartilhar a senha de sua rede usando um código QR.

4. Desligue a capacidade de outras pessoas acessarem seu roteador

“Administração remota” é um recurso que permite fazer o login no roteador pela Internet e gerenciá-lo. Se você já ligou para o suporte técnico, pode ter experimentado algo semelhante: um técnico distante fala com você ao telefone e depois opera seu computador como se estivesse sentado ao seu lado.

A administração remota é uma ferramenta útil, especialmente quando você precisa corrigir um problema, mas deixa seu computador vulnerável a hackers. A menos que você precise, desative esse recurso. Você pode encontrar isso nas configurações do roteador, geralmente no título “Administração Remota”. Você sempre pode ligá-lo novamente, se necessário. A última coisa de que você precisa é convidar estranhos para sua rede doméstica.

Precisa de ajuda técnica para consertar uma impressora, PC lento ou problemas de áudio? Publique suas perguntas sobre tecnologia para obter respostas concretas minhas e de outros profissionais de tecnologia. Visite meu fórum de perguntas e respostas e obtenha ajuda técnica agora.

Que perguntas sobre estilo de vida digital você tem? Ligue para o programa de rádio nacional de Kim e toque ou clique aqui para encontrá-lo na sua estação de rádio local. Você pode ouvir ou assistir Show de Kim Komando no seu telefone, tablet, televisão ou computador. Ou toque ou clique aqui para os podcasts gratuitos de Kim.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.