Como configurar um servidor de mídia Raspberry Pi: 7 maneiras

Avatar de Redação
30/11/2020 às 17:50 | Atualizado há 4 anos
Outros destaques

Um dos usos mais populares do computador Raspberry Pi de baixo custo é como centro de mídia. Embora um Modelo A ou Raspberry Pi Zero funcione, você obterá os melhores resultados com um Raspberry Pi 3 ou 4. Embora os modelos ofereçam desempenho superior, todos os modelos podem oferecer uma solução de media center compacta, acessível e de baixo consumo de energia.

raspberry-pi-media-server

Várias opções de servidor de mídia Raspberry Pi estão em oferta. Vamos orientá-lo a seguir, observando os recursos, vantagens e desvantagens de cada um.

Várias soluções de servidor de mídia estão disponíveis para Raspberry Pi. Eles variam de servidores apenas de vídeo a soluções apenas de áudio, com a maioria lidando com todos os tipos de mídia.

Reunimos as melhores soluções de servidor de mídia para Raspberry Pi:

  1. ReadyMedia

  2. Kodi

  3. Mopidy

  4. OpenMediaVault

  5. Plex Media Server

  6. Pi Music Box

  7. Emby

Mas qual aplicativo de centro de mídia você deve instalar no cartão SD do Raspberry Pi?

https://www.youtube.com/watch?v=Ns-Ew8_Qmc8

Anteriormente conhecido como MiniDLNA, o ReadyMedia requer a instalação no sistema operacional Raspberry Pi padrão. Comece montando a (s) unidade (s) de disco com os dados da mídia e, em seguida, use o comando de instalação padrão:

sudo apt install minidlna

Ao contrário dos outros exemplos aqui, alguma configuração manual é necessária, conforme descrito no vídeo.

Uma vez instalado, o ReadyMedia é compatível com DLNA / UPnP-AV, o que significa que qualquer dispositivo compatível com DLNA na mesma rede deve ser capaz de detectar seu Pi. O servidor Raspberry Pi DLNA irá então transmitir mídia para o dispositivo.

Rápido, leve e facilmente configurável, o ReadyMedia é a opção de escolher se você deseja apenas transmitir sua mídia. Para indexação de mídia, considere outras soluções.

Talvez o nome mais conhecido nesta lista, Kodi está disponível para o Raspberry Pi.

Enquanto os melhores dias de Kodi estão sem dúvida para trás, Pi tem várias compilações Kodi disponíveis, distros completas como LibreElec e OSMC. LibreElec está disponível para o Raspberry Pi 4, mas o OSMC não está disponível além do Raspberry Pi 3.

No entanto, você também pode instalar o Kodi manualmente em um sistema operacional Pi existente usando:

sudo apt install kodi

Mas espere um minuto. Os servidores de mídia baseados em Kodi não são, na verdade, mídia centros? Bem, eles são os dois, e é assim que eles aparecem nesta lista.

O fornecimento de DLNA / UPnP significa que Kodi (e seus garfos) podem ser usados ​​como um servidor de mídia.

Se você já está usando uma distribuição baseada em Kodi, não precisa de um servidor de mídia, pois já tem um. Para habilitar, abra

  1. Configurações> Serviços> UPnP
  2. Aqui, habilite Compartilhe bibliotecas de vídeo e música através de UPnP

Agora você pode transmitir conteúdo de seu sistema baseado em Kodi para outros dispositivos em sua rede.

Relacionado: Escolha o melhor Kodi para Raspberry Pi

3. Servidor de música Mopidy para Raspberry Pi

Procurando por uma solução de servidor de mídia apenas de áudio para Raspberry Pi?

Com suporte para extensões personalizadas e APIs de Python, JSON-RPC e JavaScript, o Mopidy é mais do que apenas um servidor de música. Potencialmente o servidor de música Raspberry Pi mais poderoso disponível, ele pode reproduzir faixas de

  • Uma biblioteca baseada em disco

  • Spotify

  • SoundCloud

  • Google Play Music

No vídeo que acompanha, Mopidy é instalado em um Raspberry Pi embutido em um toca-fitas retrô. Com os botões e o volume conectados ao GPIO do Pi, a reprodução de áudio é feita por meio de uma extensão Mopidy personalizada.

As tags NFC nas cassetes solicitam a reprodução de listas de reprodução específicas do Spotify. Esta é apenas uma das maneiras pelas quais o suporte de extensão do Mopidy pode aprimorar seu prazer de áudio. Saiba mais em www.mopidy.com.

Baixar: Mopidy

Admitidamente mais próximo de um NAS do que de um servidor de mídia, o OpenMediaVault é a escolha inteligente para proprietários de Pi que desejam acessar seus arquivos de mídia de qualquer dispositivo na mesma rede.

A configuração é direta, mas demorada. Você pode ter problemas iniciais ao montar qualquer unidade de disco rígido que tenha conectado ao seu Pi. No entanto, isso deve ser superado rapidamente, permitindo que você configure o sistema corretamente.

Entre os recursos do OMV estão o suporte para UPS (fonte de alimentação ininterrupta) e estatísticas para auxiliar no monitoramento do sistema. Também há suporte para sistema de arquivos EXT3 / EXT4 / XFS / JFS e RAID pode ser configurado para espelhamento de HDD.

SSH, FTP, TFTP, SMB e RSync são todos suportados para conexão direta ao seu dispositivo OMV. Normalmente, você o acessará por meio de um navegador da web, no entanto, abrindo o endereço IP.

Vários plug-ins também estão disponíveis para OMV, como um recurso de backup USB e outras ferramentas para estender a funcionalidade.

Baixar: OpenMediaVault

Se você preferir simplesmente transmitir de um desktop ou servidor de mídia dedicado para o seu Raspberry Pi, procure o Plex. Um nome popular em streaming de mídia doméstico, Plex pode ser usado para transmitir conteúdo para todos os tipos de dispositivos.

Graças à popularidade do Plex, você poderá desfrutar de mídia transmitida via Plex em uma ampla seleção de dispositivos. Aplicativos móveis estão disponíveis para Android e iOS. Enquanto isso, streamers de mídia como Apple TV, Amazon Fire TV e muitas Smart TVs também têm Clientes Plex.

Você ainda encontrará clientes para consoles atuais e de última geração, Windows, macOS, Kodi e até modelos até Raspberry Pi 3.

Observe que o Plex exige que seus arquivos sejam nomeados em um formato específico. Isso permite que o software extraia os metadados apropriados da web. Isso fornece detalhes sobre os arquivos de mídia em sua biblioteca, por exemplo, capas de álbuns ou DVDs, listas de faixas, etc.

Esta página de suporte do site Plex explica a organização e a nomenclatura dos arquivos.

Do jeito que as coisas estão, Plex deve ser sua primeira escolha de servidor de mídia. Use a versão do Plex Media Server para Raspberry Pi para obter os melhores resultados. E lembre-se, você também pode se inscrever Plex Pass para ainda mais recursos.

6. Construir um Raspberry Pi MusicBox

Descrito como o “Canivete suíço de streaming de música” do Raspberry Pi, o Pi MusicBox transmite áudio em nuvem para um alto-falante conectado. Pode ser do Spotify ou de outros serviços online, ou música local ou em rede do seu NAS. Também há suporte para TuneIn e outros serviços de rádio da web e podcasts do iTunes.

O Pi MusicBox tem suporte para áudio USB, bem como conectividade sem fio com Spotify Connect, AirTunes / AirPlay e streaming DLNA. Isso significa que a música servida por meio do Raspberry Pi pode ser reproduzida em qualquer celular, tablet ou Smart TV.

Infelizmente, o Pi MusicBox não é atualizado desde 2017. No entanto, ele é baseado no Mopidy (acima), então se você está procurando uma solução Mopidy pré-configurada, tente esta. Saiba mais sobre o software em www.pimusicbox.com.

Baixar: Pi MusicBox

Emby é uma solução de servidor de mídia com suporte para fotos, vídeos e música. Os aplicativos transmitem seus dados para tablets Android, iPhone, iPad e Windows, Android TV, Amazon Fire, Chromecast, Roku e consoles.

Os controles dos pais podem ser configurados com o Emby, tornando-o o servidor de mídia doméstico familiar perfeito para o Raspberry Pi. Emby cumpre as várias funções de servidor de fotos, servidor de vídeo e servidor de áudio Raspberry Pi.

Também há suporte para DLNA para simplificar o streaming de conteúdo de e para seu servidor.

Várias opções estão disponíveis para instalar o Emby. A solução mais simples é usar a distribuição Raspberry Pi de baixa pegada DietPi. Com isso instalado, você pode simplesmente selecionar a opção de menu Software Optimized e, em seguida, Emby Server.

Saiba mais sobre Emby em emby.media.

Relacionado: Transforme seu Raspberry Pi em um servidor de mídia com Emby.

Apresentamos sete opções para configurar o Raspberry Pi como um servidor de mídia, capaz de enviar filmes, fotos e música para dispositivos em sua casa com o toque de um botão.

A configuração de cada solução é rápida. Você deve ter um servidor de mídia Raspberry Pi instalado e funcionando em minutos, pronto para transmitir arquivos pela sua casa com facilidade. É apenas um dos grandes usos de um Raspberry Pi – seja qual for o modelo.


.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ