Como consertar uma webcam que não está funcionando

Avatar de Redação
06/10/2020 às 17:24 | Atualizado há 4 anos
Como consertar uma webcam que não está funcionando

Durante a pandemia do coronavírus, uma boa webcam nunca foi tão importante. Durante meses, a videochamada foi a opção mais segura para as pessoas baterem um papo com a família, amigos e colegas de trabalho.

Os laptops persistiram com webcams de 720p de baixa qualidade por muitos anos, mas isso parece estar mudando. A resolução Full HD (1080p) está se tornando o novo padrão e ter uma câmera frontal sólida é uma prioridade para muitos consumidores.

No entanto, isso é de pouca utilidade se sua câmera parar de funcionar completamente e ter que confiar apenas na voz pode não ser o mais eficaz. Esteja sua webcam embutida ou conectada externamente, aqui estão 8 coisas que você pode experimentar ao usar um PC com Windows.

1) Teste a webcam com outro dispositivo

Se você tiver uma webcam externa, este deve ser seu primeiro porto de escala. Conectá-lo a outro computador (de preferência um formato semelhante ao do seu dispositivo principal) é uma maneira fácil de descobrir se a culpa é do dispositivo ou da webcam. Passe por todo o processo de configuração e até teste em uma videochamada se você pode chegar tão longe, o que provará que não há nada de errado com o hardware da webcam.

2) Certifique-se de que o dispositivo correto esteja ativado

Mesmo que você tenha acabado de conectar uma webcam, os computadores têm o hábito engraçado de não selecionar os dispositivos de entrada corretos. Alguns dispositivos também tendem a ficar confusos quando uma webcam interna e uma externa estão disponíveis. Verifique as configurações do aplicativo que você está usando para garantir que está definido para a webcam desejada.

3) Verifique as configurações da webcam

Existem algumas configurações que podem estar impedindo a sua webcam de funcionar corretamente. Veja como verificá-los e alterá-los, se necessário:

  1. Vá para Configurações> Privacidade e selecione “Câmera” no painel esquerdo
  2. Certifique-se de que tanto “Acesso à câmera para este dispositivo” e “Permitir que aplicativos acessem esta câmera” estejam ativados
  3. Role para baixo até onde diz “Escolha quais aplicativos da Microsoft Store podem acessar sua câmera” e verifique se o software que você está usando está ligado. Pode ser simplesmente o aplicativo “Câmera” na captura de tela abaixo, mas também aplicativos como Zoom, Microsoft Teams e até mesmo software complementar para a própria webcam
    Como consertar uma webcam que não está funcionando 3

4) Atualize os drivers da webcam

Alguns dispositivos param de funcionar corretamente se os drivers estiverem desatualizados. Veja como atualizá-los, seja sua webcam integrada ou externa:

  1. Clique com o botão direito no ícone do menu Iniciar no canto inferior esquerdo da tela e escolha “Gerenciador de Dispositivos”
    Como consertar uma webcam que não está funcionando 5
  2. Clique duas vezes em “Câmeras” na janela que aparece e localize o dispositivo relevante (algumas webcams externas também podem estar listadas em “Controladores de som, vídeo e jogos” ou “Dispositivos de imagem”.
  3. Clique com o botão direito e verifique as opções que aparecem. Se você vir a opção “Ativar dispositivo”, clique nela, mas se ela disser “Desativar dispositivo”, você não precisa fazer nada
    Como consertar uma webcam que não está funcionando 7
  4. No mesmo menu do botão direito, selecione “Atualizar driver”
  5. Escolha “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”
    Como consertar uma webcam que não está funcionando 9
  6. Após alguns segundos de pesquisa, o Windows solicitará que você baixe todas as atualizações disponíveis. Se você vir uma mensagem dizendo “Os melhores drivers para o seu dispositivo já estão instalados”, nenhuma atenção adicional é necessária

5) Verifique a conexão do dispositivo (com ou sem fio)

Uma conexão menos segura pode facilmente impedir que um dispositivo externo funcione conforme o esperado. Para conexões com fio, isso não é particularmente avançado: sacuda o cabo para ver se seu PC o reconhece ou simplesmente retire-o da porta USB e reconecte.

Uma webcam sem fio geralmente se conecta via Bluetooth, portanto, vale a pena acessar o menu de configurações para verificar se ela consegue se conectar ao seu computador. Se você não vir nada, tente desligar o PC e a webcam e ligá-los novamente, reiniciando o processo de emparelhamento mais uma vez.

6) Verifique a (s) porta (s) USB

Se você conectou uma webcam externa à porta USB, a própria porta pode estar causando o problema. Insira outro dispositivo e veja se o computador o reconhece. Você também pode tentar conectar a webcam por outra porta USB, se o seu dispositivo tiver uma.

Caso contrário, limpar o interior da porta com uma lata de ar comprimido pode ajudar a situação. Se isso ainda não resolver o problema, o dinheiro gasto com ar comprimido não será desperdiçado, pois é uma ferramenta eficaz para limpar seu laptop.

7) Verifique com o fabricante

Freqüentemente, o fabricante da sua webcam ou dispositivo possui informações específicas de configuração / solução de problemas. Verifique o manual do usuário que os acompanha ou consulte o site oficial para obter mais orientações.

Depois de colocar a webcam novamente em funcionamento, veja como ficar melhor em uma chamada de vídeo.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ