Algumas vezes na vida a gente deve consultar CPF na Receita Federal, uma vez que podemos acabar esquecendo de declarar o imposto de renda e acabar com alguma irregularidade no CPF. Dessa maneira, saber como você pode fazer isso através da plataforma da Receita Federal, pode resolver alguns problemas que você esteja enfrentando devido à irregularidade do documento.
- Como fazer consulta do benefício INSS pelo CPF
- Como tirar segunda via do CPF pela internet facilmente
Como consultar CPF na Receita Federal
A melhor forma que os cidadãos brasileiros possuem para consultar CPF na Receita Federal é através da internet, evitando filas ou horas pendurado em um telefone. Através da plataforma criada para a consulta do CPF, você pode consultar como anda a sua situação e, dessa forma, verificar os problemas pertinentes ao seu CPF.
Para pessoas comuns que tendem a pagar seus impostos com regularidade, você pode encontrar duas situações ao consultar CPF na Receita Federal, sendo elas: Regular e Pendente de Regularização. Mas, para saber como anda o seu CPF e quais as informações em que são apresentadas na consulta, primeiro precisamos aprender o processo para realizar a consulta. Sendo assim, vejamos o passo a passo abaixo através do site da Receita Federal.
- Acesse o site da Receita Federal em seu navegador ou através do link Comprovante de Situação Cadastral no CPF para ser redirecionado imediatamente para o site.
- Em seguida, na página inicial do site, entre com seu CPF e Data de Nascimento nos campos indicados na imagem para prosseguir e consultar CPF na Receita Federal. Há também o reCAPTCHA que deve ser marcado, apenas clique sobre o quadrado ao lado de “Não sou um robô” para continuar com a sua consulta.
- Clique sobre o botão “Consultar” abaixo para realizar a consulta do seu CPF.
- Na tela seguinte, você encontrará todas as informações pertinentes ao seu CPF, como: Número do CPF; Nome; Data de Nascimento; Situação Cadastral; Data da Inscrição; Digito Verificador.
Pronto! Isso é tudo o que você precisa para consultar CPF na Receita Federal. Entretanto, a informação que você mais tem importa ao consultar o CPF na plataforma da Receita é a sua situação cadastral. Dependendo de como anda a sua situação, você deve regularizar com a receita federal as suas pendências.
Existem diferentes situações em que seu CPF pode estar associado e, após aprender a como consultar o seu CPF. Você pode conferir abaixo o que deve ser feito em cada uma delas.
Situação | Significado |
---|---|
REGULAR | Quando seu CPF apresenta o estado de REGULAR, não existem pendências junto à Receita Federal e você pode realizar empréstimos e pagamentos via Pix. |
PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO | Se você acabou esquecendo de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) na data certa ou nos últimos cinco anos, você se encontrará nessa situação até que o mesmo seja regularizado. |
SUSPENSA | Nesse caso o cadastro do cidadão está incorreto ou incompleto, o que levou à suspensão do CPF e precisa de regularização nos órgãos responsáveis. |
CANCELADA | Essa é uma das situações mais graves, onde o CPF foi cancelado por alguma decisão da justiça ou devido algum problema administrativo que pode ter ocorrido com o cidadão e a Receita. |
TITULAR FALECIDO | Assim que o cidadão dono do CPF consultado falece, os dados do falecido são atualizados na plataforma e informa que o contribuinte faleceu exibindo o ano de óbito no sistema. |
NULA | Em casos de fraude no CPF, o mesmo pode ser anulado no sistema. |
Quando você terminar de consultar CPF na Receita Federal e encontrar sua situação em uma situação que exija a sua atenção, você deve entrar em contato com o órgão responsável para a regularização do mesmo. Em alguns casos, você pode resolver a sua situação contratando um contador para isso, evitando mais trabalho e dor de cabeça para si.
Os malefícios de quando você está irregular com a Receita Federal, são algumas das coisas que você pode perder que podem ser fundamentais para algumas famílias, como o recebimento previdenciário, contratação de empréstimos, emissão de códigos para pagamento de PIX, além de assumir cargos públicos.
E assim concluímos com o artigo ensinando a você como consultar CPF na Receita Federal. Para mais informações e dicas, acesse os links recomendados no começo desse artigo.