Como corrigir Gmail não baixando anexos

Se você não está conseguindo baixar os anexos do Gmail, aprenda outras maneiras de contornar o problema
Avatar de Nalbert Gomes
14/08/2023 às 18:14 | Atualizado há 4 meses
gmail

É normal que uma vez ou outra ao usar o Gmail, você não consiga encontrar os anexos que baixou, ou por algum motivo o aplicativo não esteja mais realizando o download. Vamos aprender abaixo, mais de uma maneira para consertar esse problema, e voltar a fazer os downloads dos seus anexos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como corrigir Gmail não baixando anexos

1. Faça o processo manualmente pelo Google Drive

Uma das primeiras coisas que pode ajudar, é tentar realizar o processo todo de maneira manual. Vamos ver abaixo como fazer isso no Gmail de qualquer sistema operacional.

No Android

Utilizando o Gmail

gmail gdrive

Vá no e-mail do Gmail que você deseja fazer o download do anexo. E abra o e-mail em si, logo em seguida, toque no ícone do Google Drive para que o documento seja aberto nele.

Salvando no Drive

gmail salvar anexo drive

Por fim, escolha onde você salvará o documento, e se desejar renomeie o arquivo de sua maneira.

Realizando o download

download gdrive gmail

Agora vá no Google Drive, e toque nos três pontos que fica sob o documento. Escolha a opção de Download, e pronto, o anexo será baixado diretamente para o seu celular.

Com esses passos que vimos, você terá aprendido como baixar o anexo de maneira manual do Gmail, diretamente no seu Android. Agora, vamos aprender como realizar o processo em outro sistema operacional.

No iOS

  1. Abra o aplicativo do Gmail no seu iPhone e selecione um e-mail.
  2. Toque no anexo e clique no ícone Compartilhar na parte superior e vá em ‘Salvar em arquivos‘.
  3. Salve onde você deseja, e depois faça o download através do Google Drive no seu iPhone.

Seguindo esses passos simples, você poderá baixar seu anexo no celular e assim acessar a ele, mesmo que o Gmail esteja com problemas. Agora, vamos ver abaixo outros métodos de contornar essa situação.

2. Verifique sua conexão com a internet

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Talvez o verdadeiro motivo do anexo não estar baixando, é por que você não está conectado em uma rede estável. Ou é provável, que você esteja com alguma instabilidade que não saiba.

Nesse caso, toque no ícone do Wi-Fi ou dados móveis, depende de qual você estiver usando. Toque no ícone duas vezes para desativar e ativar novamente.

icone wifi android
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Depois de fazer isso, veja se o anexo está sendo baixado, caso não esteja, veja um método para se fazer no Gmail abaixo.

3. Fechar e abrir

O clássico método para arrumar a maioria das coisas, também funciona com o Gmail. Talvez o aplicativo esteja somente com um bug, e fechar e abrir ele pode resolver. Então, vá no modo que exibe os aplicativos em funcionamento, e feche ele.

gmail fechar
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Logo em seguida, abra novamente e tente fazer o download do anexo. Se o processo ainda não funcionou, tente o método abaixo.

4. Verifique os serviços do Gmail

Talvez o culpado não seja você, e também não seja o seu celular, mas os próprios serviços da Google. Atualmente existe um site muito utilizado para descobrir se serviços estão no ar, o nome dele é Downdetector, e você pode ver sobre o Gmail nele.

gmail downdetector
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Através dele, o usuário consegue saber se o site está no ar, se existe muitas reclamações, e dessa maneira vai conseguir ficar mais calmo. Se você já acessou o site, e descobriu que o Gmail está no ar, tente realizar o próximo método.

5. Peça o reenvio

Talvez no envio do e-mail, o anexo pode ter sido corrompido, e devido a isso, você não está conseguindo baixar o anexo. Então se possível, entre em contato novamente com a pessoa que lhe enviou o e-mail, e peça que ela faça um reenvio.

Com a chegada do novo e-mail, veja se o anexo está sendo baixado. Se mesmo depois de realizar esse processo você estiver enfrentando problemas, não se desespere, ainda é possível fazer algumas coisas.

6. Atualize o Gmail

Uma outra maneira de contornar o problema, é por atualizar o aplicativo. Então, vá até a loja de aplicativos, seja no Android ou no iOS. Veja se existe alguma atualização disponível e faça ela.

Depois de realizar o processo, veja se você está conseguindo baixar o anexo. Se caso não esteja conseguindo, mesmo após a atualização, desinstale e instale o app.

Veja se com esse método, você finalmente vai conseguir baixar seu anexo. Caso você não tenha resolvido o problema, veja o último método abaixo.

7. Confira outros e-mails

Uma última coisa que você pode fazer, para ter certeza de quem é a culpa, é tentar baixar o anexo de outros e-mails, que não sejam do Gmail em si. Realizando esse teste, você descobrirá se a culpa é do seu celular, sua internet ou do próprio Gmail.

Agora diga para nós, conseguiu realizar todos os passos que vimos? Teve dúvidas ou dificuldades no processo? Diga para nós nos comentários abaixo e compartilhe com outros.

SUGESTÕES PARA VOCÊ