Como corrigir problemas de conexão de banda larga BT

Avatar de Redação
16/11/2020 às 13:50 | Atualizado há 4 anos
Como corrigir problemas de conexão de banda larga BT

Se sua banda larga BT está funcionando, aqui estão algumas dicas simples sobre como diagnosticar e, com sorte, corrigir o problema.

Antes de qualquer coisa, certifique-se de que é a própria conexão com a Internet que está apresentando problemas e não o dispositivo que você está usando para acessar a Internet.

Portanto, encontre outro dispositivo e veja se os problemas são iguais nele. Se as páginas da web ainda não carregarem, é provável que haja um problema com o próprio BT ou com seu roteador.

Como alternativa, se você não tiver outro dispositivo, mas tiver um telefone com um SIM nele, desligue o Wi-Fi e veja se você consegue uma conexão de Internet via 3G ou 4G.

Verifique também se você não tem uma conexão VPN habilitada em seu dispositivo. É fácil ignorar isso – especialmente se ele se conectar automaticamente e, ocasionalmente, uma VPN pode fazer com que sua conexão com a Internet pare de funcionar.

Supondo que você determinou que sua banda larga BT é o problema, siga estas etapas.

1. Reinicialize seu roteador

Um dos truques mais eficazes é também o mais fácil. Portanto, pressione o botão liga / desliga em seu BT Home Hub – ou Smart Hub – aguarde alguns segundos e ligue-o novamente. (Sem botão liga / desliga? Basta desconectar o cabo de alimentação, aguardar e conectá-lo novamente.)

Se você chegar ao roteador e descobrir que não há luzes acesas ou que não há luz azul, é possível que haja um corte de energia ou algum outro problema de energia.

Assumindo o LED principal é ativado, aqui está o que as cores significam (aplica-se ao hub 4 e 5):

  • Azul: tudo está funcionando e seu hub está conectado à Internet
  • Vermelho: não há conexão de banda larga
  • Laranja: há um problema, que pode ser com a conexão de banda larga
  • Verde: o hub está inicializando – espere alguns minutos

Se você tiver um Smart Hub, procure por estas cores:

  • Azul: tudo está funcionando e seu hub está conectado à Internet
  • Verde: o hub está inicializando – espere alguns minutos
  • Laranja piscando: conectando à banda larga – aguarde 30 segundos
  • Laranja sólido: não há conexão de banda larga – conecte-se via Ethernet e siga as instruções em seu navegador da web
  • Rosa piscando: o hub está funcionando bem, mas não há conexão de banda larga
  • Vermelho: há outro problema – desligue e ligue novamente

Se reiniciar o hub não ajudar, verifique todos os cabos, especialmente aquele que conecta o roteador à tomada do telefone. Verifique se as extremidades estão inseridas com firmeza e se não há danos ao cabo em si.

2. Verifique o status da banda larga BT

Se o LED mostrar que não há conexão, a próxima coisa a verificar é se há algum problema na sua área.

É mais fácil falar do que fazer se você não tiver conexão com a Internet, mas se tiver um smartphone, desligue o Wi-Fi e use os dados móveis para descobrir se o BT está fora do ar na área local.

3. Experimente uma conexão com fio

Se a luz no seu hub estiver azul, pode ser um problema de Wi-Fi. Se possível, conecte um laptop ou PC com um cabo de rede diretamente na parte traseira do hub (em uma das portas amarelas abaixo) e teste para ver se há uma conexão de Internet funcionando.

Se isso acontecer, reiniciar o telefone, tablet ou outro dispositivo Wi-Fi pode ajudar. Mas se a luz Wi-Fi estiver acesa no hub, o problema é com o hub. Normalmente, um LED amarelo de Wi-Fi no hub significa que o Wi-Fi foi desativado ou pelo menos uma das duas frequências de rádio está desligada.

Para corrigir isso, você precisa fazer o login na seção de administração do hub: remova a guia deslizante da parte traseira que exibirá a senha de administrador.

Em um navegador da web, digite 192.168.1.254 na barra de endereço e pressione Enter. Contanto que você não tenha alterado as configurações de fábrica, isso deve levá-lo à página de gerenciamento, onde você pode clicar em ‘Avançado’ (Smart Hub) ou ‘Configurações’ para o Hub 3, 4 e 5.

Procure as configurações de Wi-Fi e certifique-se de que esteja habilitado para 2,4 GHz e 5 GHz. A configuração padrão é mesclar os dois para que você veja apenas um nome de rede.

Como corrigir problemas de conexão de banda larga BT

4. Experimente o soquete de teste BT

Seus problemas de Internet podem ser causados ​​por alguma fiação defeituosa em um cabo de extensão, adaptadores de linha de energia ou outra coisa.

Para descobrir se é esse o caso, você precisa conectar o roteador à tomada telefônica mestre e não a uma extensão. Se necessário, conecte um filtro ADSL ao soquete (se houver apenas um soquete lá, ele será compartilhado entre o seu telefone fixo e o BT Hub, portanto, um filtro é necessário).

Se isso não resolver o problema, você pode remover os dois parafusos de cada lado do soquete para revelar o soquete de teste escondido atrás. Conecte seu hub diretamente a ele e veja se ele consegue uma conexão com a Internet.

Como corrigir problemas de conexão de banda larga BT

Supondo que sim, o problema está na fiação do telefone.

5. Experimente o seu telefone fixo

O BT Broadband – até mesmo o Infinity – precisa de um telefone fixo em funcionamento, então pegue o receptor e veja se há tom de discagem. Você também pode ligar para 17070 para ouvir e ver se há alguma interferência na linha: deve ser silencioso.

Como corrigir problemas de conexão de banda larga BT

É melhor conectar seu telefone fixo diretamente ao soquete mestre e eliminar quaisquer extensões.

Se você descobrir que não há tom de discagem ou linha barulhenta, você pode relatar uma falha por meio do aplicativo My BT no seu celular ou fazendo login em sua conta por meio do solucionador de problemas online. Um engenheiro aparecerá se houver um problema com o equipamento BT, incluindo o soquete mestre (mas não qualquer ramal) e a linha que vai para sua casa – ou falha na central.

E se os problemas não podem ser corrigidos, veja como cancelar o BT Broadband e encontrar as melhores ofertas de banda larga.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ