Como criar uma Comunidade do WhatsApp passo a passo

Também entenda o que são as comunidades do WhatsApp e quando a funcionalidade estará disponível no Brasil
Atualizado há 2 anos
Como criar uma Comunidade do WhatsApp passo a passo 1

Outros destaques

Álbuns
Video calls
aplicativos para baixar jogos pagos valem a pena: iphone vs android
Remoção de reflexos
Google One Lite

As Comunidades do WhatsApp estão finalmente disponíveis para usuários, ou para quase todos. O novo recurso permite que vários grupos de WhatsApp sejam formados sob um grupo ou comunidade maior. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre Comunidades, como ele vai funcionar e como você pode criar uma comunidade do WhatsApp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é o recurso Comunidades do WhatsApp?

As Comunidades do WhatsApp permitem que os administradores clubelizem vários grupos que gerenciam sob um grupo ou comunidade maior. Isso abre novas possibilidades para o administrador, tornando as coisas como coordenação em larga escala muito mais fáceis, flexíveis e menos complicadas.

Quando um administrador cria uma nova Comunidade no WhatsApp, vários grupos podem ser criados nela. Os usuários podem adicionar até 50 grupos, além de um grupo de anúncios padrão, que por si só pode conter até 5000 membros. Este grupo central de anúncios pode ser usado por administradores para enviar anúncios importantes em toda a Comunidade, e todos os seus subgrupos inclusivos, que agora podem conter até 1024 membros.

Os administradores também podem realizar pesquisas em subgrupos e até também chamadas com até 32 pessoas, com links de chamada compartilháveis. Os membros também podem enviar arquivos de até 2GB de tamanho. Também é possível que os usuários deixem um grupo e ainda façam parte da comunidade maior, e ainda receberão os anúncios compartilhados no grupo central de anúncios.

O WhatsApp também adicionará grupos fechados para comunidades mais tarde, e não se sabe muito sobre o recurso agora, mas parece que estes serão grupos que os membros da Comunidade só poderão participar com a aprovação administrativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Como criar uma comunidade de WhatsApp?

Os usuários que tiverem acesso ao recurso Comunidades o verão substituir a guia da câmera em suas telas principais do WhatsApp. Esta será a pequena guia na extrema esquerda.

Para criar uma comunidade, faça o seguinte:

  1. Com o WhatsApp aberto, toque no ícone de iniciar uma nova conversa. Se estiver usando um iPhone, o ícone é representado por um quadrado com risco; já no Android, o ícone é o símbolo de “+”;
  2. Agora selecione a aba “Nova comunidade” e depois toque em “Começar” na notificação que será exibida;Como criar uma Comunidade do WhatsApp passo a passo 2
  3. Então coloque um nome para a comunidade que pode ter até 24 caracteres, digite uma descrição sobre o espaço e depois coloque uma imagem para o perfil.
  4. Para concluir, toque em “Avançar”.

Dentro da Comunidade, os usuários encontrarão opções para criar novos grupos ou adicionar grupos existentes. Se você é um administrador que já lida com vários grupos, você poderá adicionar todos os grupos existentes aqui. Se você está criando novos grupos, você pode povoar aqueles com membros semelhantes a como você normalmente adicionaria novos membros a um Grupo de WhatsApp. Cada grupo também pode ter seu próprio nome, descrição e ícone de perfil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando você terá acesso às Comunidades do WhatsApp?

A nova funcionalidade foi disponibilizada em quase todo o mundo, a exceção foi o Brasil, já que o TSE pediu para a Meta não lançar por aqui, para não facilitar a disseminação de fake news durante o período eleitoral. Porém, no começo de 2023 os usuários brasileiros também terão a funcionalidade em uma atualização do aplicativo.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.